sábado, 27 de janeiro de 2007

::Passando o tempo::

Nas horas vagas (quando não estou beijando na boca, trabalhando ou usando o computador, heheh!) eu adoro artesanato!!!

Procurando um molde no Google, achei um blog maravilhoso que me levou a outro, a mais outro, e mais um... um mais lindo que o outro!!! Vou deixar aqui os links, pois vale a pena visitar e se deliciar com cada um:

Tessituras: clique aqui
















::Tecnologia e flexibilidade na Aprendizagem::

A Revista SEEDNET apresenta uma ótima entrevista com a professora Cristina Haguenauer da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Latec/UFRJ).

A cada ano que passa aumenta o número de produtos tecnológicos presentes no cotidiano. Laptops, MP3, MP4, pendrive, telefone celular, palmtop e notebooks são aparelhos que se popularizam à medida em que o consumo desses itens ganha mais espaço.
No entanto, de que forma essas novas tecnologias interferem no modo de ser e de aprender das pessoas? Qual o impacto dessa nova era, a ser consolidada pela implantação da TV Digital, nas práticas educacionais?

A professora Cristina Haguenauer defende a união da Educação e da Comunicação num campo híbrido de saber: a Educomunicação. Para a pesquisadora, na era tecnológica, é preciso integrar diversas áreas de conhecimento.

Para ler a entrevista, clique aqui.

Fonte: Revista SEEDNET

::UCA – Um computador por aluno::

Projeto-piloto vai iniciar programa Um Computador por Aluno

O programa Um Computador por Aluno (UCA) já é uma realidade. Segundo notícia divulgada pela revista SEEDNET, da Secretaria de Educação a Distância, começa em março o projeto-piloto, que vai levar equipamentos portáteis para estudantes e professores de ensino básico da rede pública.

A iniciativa será implementada em dez escolas de sete estados (Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal.

Segundo o diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Espartaco Madureira Coelho, o projeto-piloto vai avaliar a funcionalidade pedagógica da máquina em sala de aula. “Será possível avaliar questões como capacitação de professores, funcionalidade, condições de uso, interatividade entre os alunos e segurança dos aparelhos na escola”, enumera.

::Metodologia::

Cada escola vai trabalhar com os computadores em níveis de ensino diferentes e com metodologia distinta para avaliar o potencial pedagógico de cada equipamento. De acordo com a professora Léa Fagundes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que coordenará o projeto no estado com computadores do modelo XO, os equipamentos serão distribuídos em uma escola pequena, para 350 alunos.

A notícia pode ser conferida na íntegra, no site da Revista SEEDNET, pelo link http://www.seednet.mec.gov.br/noticias.php?codmateria=3151.

Fonte: SEEDNET

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

::Salto para o futuro: BLOGs::

A série Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem do programa Salto para o Futuro, um programa de Educação a Distância realizado pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) e produzido pela TVE Brasil, foi produzida com o objetivo de dialogar com os professores a respeito das possibilidades que as comunidades virtuais de aprendizagem e as ferramentas da Internet oferecem para o apoio efetivo e em serviço aos professores.

O terceiro programa, Blog e Flog como recursos de aprendizagem apresenta e discute ações desenvolvidas com o uso de Blog e Flog, com objetivos educacionais, discutindo a possibilidade de usá-los tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.

O vídeo do programa pode ser conferido no site EscolaBR, através do link http://www.escolabr.com/virtual/tv/videos/flvplayer.php?file=6

O texto de apoio encontra-se em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/nfa/tetxt3.htm

Fontes: EscolaBr e Salto para o Futuro

::Freire & Papert::

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso,
eu amo as gentes e amo o mundo.
E é porque amo as pessoas e amo o mundo,
que eu brigo para que a justiça social se implante
antes da caridade."
Paulo Freire


O professor Eziquiel Menta disponibilizou no site EscolaBR uma maravilhosa conversa entre Paulo Freire e Seymour Papert sobre o Futuro da Escola.


Abaixo seguem os links para visualizar o vídeo:

http://www.sitedaescola.com/freire/flvplayer.php?file=1
(Versão compactada)

http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Controle?op=detalhe&tipo=
Video&id=37

(Versão original)

Fonte: EscolaBR

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

::É hora da faxina::


Limpe o HD de seu micro e melhore o desempenho do PC

VANESSA NUNES


Você passou 2006 instalando novos aplicativos e baixando arquivos da Internet. Material que nem utiliza mais, mas que está ali, ocupando espaço no disco rígido (HD) do seu computador e consumindo capacidade de processamento da máquina. Agora é o momento da faxina. Aproveite as férias para dar uma organizada geral no seu PC.

Veja o principais passos dessa limpeza, clicando aqui.

Fonte: ZH OnLine

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

::Criando Questionários Interativos::


Novidade do EscolaBR

Criar exercícios de auto-avaliação para verificar o conhecimento inicial de seus alunos ou ao término de um conteúdo específico pode ser uma boa alternativa para suas aulas. Existem vários softwares que permitem a criação, de forma simples, de exercícios que podem ser disponibilizados posteriormente na Internet ou na rede local de sua escola.

Uma boa opção é o WebQuestions, um software freeware, que permite a criação de questionários onde pode-se variar os tipos de questões entre múltiplas escolha, resposta única, verdadeiro ou falso e Preencher lacunas, com a opção de incluir imagens para cada questão.

Veja um exemplo de atividade criada com ele, clicando aqui.

Quer baixar este programa em português? Leia esta notícia inteira e saiba como, clicando aqui.

Fonte: EscolaBR

::Avaliar para formar::

Docentes modificam a avaliação para integrar ensino e aprendizado

"Teorias, fórmulas, soluções para problemas, maneiras autônomas de construir o conhecimento. Sejam quais forem os conceitos que você cultiva como educador, é possível saber o que cada aluno absorve nas suas aulas? Existe uma forma personalizada e justa de mensurar o que o estudante da sua disciplina aprende e aprimora durante o período letivo?

O conceito de avaliação formativa se baseia nas idéias de pedagogos como Philippe Perrenoud, que defende que se deixe de priorizar o único aspecto considerado pela avaliação somativa tradicional - a atribuição de um "juízo de valor" ao conhecimento do aluno -, e que se passe a valorizar outras esferas importantes do processo de ensino/aprendizado, como a relação de parceria autônoma entre professor e aluno na construção do conhecimento. Por meio de um acompanhamento contínuo e diferenciado, pretende-se considerar o processo de aprendizado do estudante em sua forma plena e, além disso, permitir que o próprio professor aprimore continuamente suas estratégias de ensino. "

O artigo pode ser conferido na íntegra no site Universia, trazendo o depoimento da professora da UCS e nossa colega no NTE, Isolda Giani de Lima.

Para ler o artigo, clique aqui.

Fonte: Universia

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

::Sala de aula::



Excelente dica para quem já está planejando as atividades docentes de 2007, o blog Sala de Aula, do nosso colega João Santucci.

sábado, 20 de janeiro de 2007

::PictureTrail::


Explorando novos recursos, encontrei o PictureTrail.
Confira a minha primeira produção:



Cool Slideshows

::BubbleShare::

Estou explorando esta ferramenta, o BubbleShare, similar ao Slide.com, mas que agrega alguns recursos diferenciados - como a inclusão de sons e vídeos.

O Bubbleshare é um serviço de compartilhamento de fotos na Internet. Você pode compartilhar ótimos albuns online em minutos, clicando e arrastando direto do Windows Explorer.

Para aprender a utilizar, indico o tutorial produzido pelo CRTE Dois Vizinhos.

Para vizualizar, clique aqui.


Esta é minha primeira experiência:


This album is powered by
BubbleShare
- Add to my blog
Para você ter algumas idéias do que pode ser feito em educação com a ferramenta, visite os links abaixo:

>>Livro Clip
http://caicmariano.blogspot.com/2006/08/clip-de-livro.html

>> Histórias em quadrinhos
http://caicmariano.blogspot.com/2006/11/histrias-em-quadrinhos.html

>> Mamíferos em extinção
http://caicmariano.blogspot.com/2006/11/mamferos-em-extino.html

>> Outras idéias
http://compartilhando-vdeosslides.blogspot.com/2006/11/encontro-nte-14112006.html

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

::O professor bem sucedido::


Você já pensou "por que alguns professores, nas mesmas escolas, nas mesmas condições, com a mesma formação e os mesmos salários, conseguem ser mais aceitos, atrair mais e realizar um trabalho melhor com seus alunos?"

O professor José Manuel Moran coloca algumas questões interessantes sobre este assunto no artigo O professor bem sucedido, disponível na revista eletrônica SEEDNET.

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

Aproveite para comentar seu ponto de vista sobre as colocações do professor aqui neste post.

Fonte: SEEDNET

::Educação a distância, design educacional e redes de significados::



O artigo "Educação a distância, design educacional e redes de significados", de Maria Elizabeth Bianconini Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado, traz algumas reflexões interessantes sobre as diferenças entre o Ensino à Distância e o Presencial:

"A virtualização da educação induz a perder elementos específicos fundamentais da presencialidade, além de se correr o risco de não incorporar as características dos recursos do ambiente virtual por desconhecer as contribuições que esses ambientes podem trazer ao ensino e à aprendizagem. Dentre essas características merece destaque a interação multidirecional entre todos os participantes, os registros digitais, a organização das informações e sua recuperação instantânea com os mecanismos automáticos de busca. "

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Fonte: SEEDNET

::SEEDnet - Revista Eletrônica de EAD::


A Seednet é uma revista eletrônica sobre EAD, um projeto da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Um veículo que possibilita acesso fácil, gratuito e dinâmico a todo o universo de EAD.

A revista busca a interação direta com seus leitores, por meio de ferramentas como fóruns, bate-papos, enquetes e comentários, que visem a um conhecimento qualitativo de seu público e o atendimento de suas demandas. A participação dos leitores também se dá por meio da seção Publique o seu Texto, espaço para inserção de textos, artigos, vídeos e fotografias, referentes a EaD.

Para visitar o site, CLIQUE AQUI.

Fonte: Portal SEED

Compartilhe