quarta-feira, 31 de outubro de 2007

::Origami de Tux::

Vejam que graça... uma dobradura do Tux!!! Estou louca para imprimir e montar!!!
Pequem seu modelo na página:

sábado, 27 de outubro de 2007

::Second Life e Educação::

Em Dicas-L

Second Life e Educação serão temas de Congresso: jogo no passado, hoje ambiente de ensino ======================================================
Colaboração: Carlos Valente

O "I CONGRESSO do SECOND LIFE na EDUCAÇÃO (http://www.sleducacao.com.br)"será realizado por três empresas especialistas em tecnologia, informação eeducação (ABCBranding, Dozen e Polivalente Tecnologia).

O Second Life embora conhecido por muitos, ainda é um mistério para boa partedos internautas e profissionais de ensino.O objetivo do evento é de apresentardesde informações mais básicas do Second Life, até aplicações mais sofisticadasdesse ambiente virtual. O Congresso acontecerá, inicialmente em São Paulo,no luxuoso auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em 1 de dezembro de 2007(sábado), das 14h00 as 18h00, na Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia.

Simultaneamente ao Congresso será lançado, até que se comprove ao contrário,o primeiro livro no mundo sobre o SECOND LIFE com a temática educacional. Olivro " SECOND LIFE e WEB 2.0 na EDUCAÇÃO" tem como diferencial toda a parteteórica a respeito, e também as vivências práticas dos autores João Mattare Carlos Valente dentro desses ambientes.

O Congresso é inovador, pois permite ao congressista continuar explorandoos temas depois do evento, através dos vários recursos interativos. Ou seja,o Congresso não terá início, meio e fim, mas terá o antes, durante e o depois.

Antes, através do BLOG em www.circulointerativo.com.br para acompanhar as últimas novidades do Congresso. Durante, com a infra-estrutura do Congressorica em recursos de multimídia e de interatividade. E depois, com um ambientede ensino virtual (e-learning), no ambiente Moodle, para acessar o conteúdoe o Fórum On-line das palestras apresentadas no evento. Adicionalmente seterá uma Central de Dúvidas dentro do Second Life, recursos de voz e vídeopossíveis de serem baixados num MP3 Player, e outras novidades.

Esse evento inovador está aberto para diversos públicos, não somente paraUniversidades Acadêmicas, como as próprias Universidades Corporativas. Ouseja, como o próprio Second Life é extremamente multidisciplinar, abordatópicos de interesse para os vários profissionais interessados.

Esse é o momento de se atualizar!

Para mais informações acesse o site http://www.sleducacao.com.br ou faça reserva pelo telefone do Congresso: (011) 3711-7020.

::Notícias Linux::

Você quer se manter informado sobre o que tem acontecido no mundo do Software Livre? Então assine o boletim Notícias Linux. O endereço é http://www.noticiaslinux.com.br/

Meus destaques do dia:

>> Como se pronuncia Ubuntu
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193360173.html

>> Energia para o OLPC com ajuda de vacas
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193361250.html

>> Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft
"A questão é: se você deseja falar bem ou mal, não interessa, mas faça isso sabendo o que está falando."
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193358890.html

>> Microsoft lança adições à sua máquina virtual para rodar Linux
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193276142.html

>> Software livre tem soluções para várias áreas
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193273591.html

::Ubuntu Games::

Site interessante para quem reclama de jogos para Linux:


"Ubuntu Games é fruto do esforço para criação de um lugar que contenha artigos, tutoriais,fotos de tela e dicas sobre jogos no Ubuntu.

Há quem não migrou de sistema operacional por causa de jogos que imaginam não haver para o Linux. Pelo bem dos usuários domésticos, tentarei convencer vocês de que existem muitos jogos bons no Linux "

Fonte: Dicas-L

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

::A Generosidade Compensa?::

Fantástico este artigo do Rubens Queiroz de Almeida . Ele mostra como a generosidade pode ser o caminho para o sucesso... através do software livre.

Começo destacando o final do texto:

"A crença de que prosperidade e generosidade são conceitos opostos ainda é bastante comum nos tempos de hoje. Bem, talvez seja a hora de revermos nossos conceitos ...
(...)
Os tempos certamente mudaram. Para se conquistar o mundo não é mais necessária a mobilização de exércitos, massacres e destruição. Entretanto a conquista do mundo certamente envolve a dominação e a supressão de liberdades.
(...)
Com o outro movimento(referência ao software proprietário), do software livre, o que está em jogo é o desafio de solucionar problemas criativamente, a engenhosidade, ajudar o seu vizinho e, em última instância, o prazer puro e simples.
(...)
O software proprietário nos entrega programas de computadores que executam determinadas tarefas, porém não nos dizem como os computadores foram instruídos a fazer isto. Em caso de problemas os únicos que podem consertar o erro são os fabricantes. Nós, usuários, não podemos consertar nada. É o mesmo que comprar um carro em que o capô venha soldado. Em caso de problemas temos que mandar o carro para que a fábrica o conserte. Inconcebível, não? Pois então, com os programas de computador que você usa ocorre exatamente o mesmo. "

Vale a pena ler o artigo na íntegra. E os exemplos usados são maravilhosos.


Fonte: Dicas-L

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

::Frase do dia::


"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Oscar Wilde

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

III SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Neste ano acontece o III SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO com o tema "O Impacto das Tecnologias na Educação".
O Seminário é promovido pelo Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Núcleo de Tecnologia na Educação (NTE-4ª CRE) de Caxias do Sul. Tem como objetivo oferecer a professores e pesquisadores um espaço para reflexões e discussões sobre a inserção de diversas formas de recursos tecnológicos como apoio à realização de atividades pedagógicas.
O evento acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro de 2007 e seu desenvolvimento se dará por meio da realização de relatos de experiências pedagógicas, apresentação de produções científicas e trabalhos vinculados à formação de professores, palestra e oficinas.
Para realizar sua inscrição, submeter trabalhos e acessar a programação clique no link abaixo:

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

::Segredos do Google::

Dicas-L

O objetivo da coluna Segredos do Google, da Dicas-L, é fornecer aos leitores informações que lhes permitam explorar ao máximo este poderoso site de busca e ao mesmo tempo alertá-lo sobre os possíveis perigos de se ter dados confidenciais ou pessoais expostos na Internet.
A coluna reúne todos os artigos publicados na Dicas-L desde o aparecimento do Google.
Para conferir as dicas, clique aqui.

Comunidades de Software Livre

Dicas-L

Virei fã de carteirinha da lista Dicas-L!!! Hoje vou destacar alguns trechos do que li por lá:

>> Comunidades de Software Livre
Por Rubens Queiroz de Almeida

... Quando eu comecei a usar a Internet e conhecer as comunidades de software livre, a primeira coisa que me impressionou foi a boa vontade extremada das pessoas, frequentemente no exterior, em ajudar os outros.

... O que caracterizava estas comunidades, e diversas outras que vim a conhecer com o tempo, era a paixão pelas idéias, por descobrir coisas e por compartilhar conhecimento.

... Fui convidado pelo Cláudio Ferreira Filho, coordenador do projeto BrOffice.org, a me juntar à lista eletrônica em que os voluntários brasileiros se reunem para discutir as ações de desenvolvimento do projeto nacional.

... O projeto BrOffice.org já realizou coisas admiráveis, mas ainda existe muito a ser feito. Você pode colaborar escrevendo dicas, juntando-se aos amigos do BrOffice, enviando para o projeto uma idéia genial (ou não) para ajudar a financiar o projeto. Se nenhuma das alternativas anteriores lhe agradar, você pode colaborar muito para o projeto simplesmente usando a suíte (download) e contando para os amigos.

... Qual o segredo para a criação de uma comunidade tão produtiva e amiga?

Para saber a resposta, clique aqui, e leia o artigo na íntegra!


"Um dos princípios básicos que adotei era o de que sempre é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada."


(não sei quem escreveu, mas retirei daqui:

::Grupos de Usuários do BrOffice.org::

Retirado de BrOffice

Segundo o GNU, "O Software Livre é uma questão de liberdade: as pessoas devem ser livres para usar o software de todas as maneiras que sejam socialmente úteis." Mas será que você consegue fazer isso com o BrOffice.org?

Software livre não é apenas um modelo de software, ele é também uma forma de expressão e de vida de muitas pessoas e empresas. O modelo de Software Livre é tão bom que hoje é estimado que o OpenOffice.org (BrOffice.org) possue mais de 30 milhões de pessoas usando (http://stats.openoffice.org/) mas como fazer para participar?

Com tantas pessoas usando e querendo melhorar ainda mais o BrOffice.org a ONG resolveu criar um modelo de comunidade, já apelidado por Roberto Salomon, de GUBRO (Grupo de Usuários Broffice.org). O modelo é baseado na descentralização dos grupos por estado para que, através de um representante estadual possam canalizar todos os anseios e tendências do futuro do BrOffice.org.

Será que você aceitaria este desafio de melhorar a sua ferramenta de trabalho?

Se a sua resposta for SIM, clique aqui, e saiba como colaborar!

sábado, 6 de outubro de 2007

::Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana::

A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, RITLA, é um organismo internacional, de caráter intergovernamental, destinado a contribuir, por meio da cooperação regional, ao desenvolvimento científico e tecnológico dos países da América Latina.

A RITLA produziu o estudo “Lápis, Borracha e Teclado – Tecnologia da Informação na Educação – Brasil e América Latina”, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisas do Instituto Sangari, que utiliza as informações existentes sobre a situação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil, na América Latina e no mundo, para dimensionar as diversas brechas digitais entre os que têm e os que não têm acesso ao mundo da informática e da internet, especialmente no campo da educação.


Para ler a notícia, clique aqui.

Para acessar o relatório na íntegra : Clique aqui = Lápis Borracha Teclado (5.84 Mb).

Fonte: RITLA

::Índice mede discriminação digital no Brasil ::

A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), em parceria com o Instituto Sangari e o Ministério da Educação, divulgou no último dia 7, o Índice de Discriminação Digital (IDD), que aponta a situação das regiões e dos estados brasileiros no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O índice está apresentado na publicação Mapa das Desigualdades Digitais, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.

O trabalho, que tem como base dados recentes do IBGE, oferece um quadro abrangente da situação da exclusão digital no Brasil e apresenta um conjunto de considerações e recomendações sobre essa situação.

O índice considera três dimensões – as desigualdades em função das diferenças entre as diversas regiões do país, as desigualdades socioeconômicas entre os indivíduos e as estratégias de superação dessas desigualdades, como centros gratuitos de acesso à Internet e escolas – e seis indicadores, todos relativos a desigualdades, como no uso de internet em casa, no uso da rede em geral, de situação econômica, de situação social, de acesso gratuito e de acesso na escola. O índice contempla também a relação entre categorias como de população branca e negra e rica e pobre.

O estudo aborda a suficiência e o sentido dos avanços dos últimos anos. Aponta que as desigualdades digitais reproduzem e reforçam as desigualdades existentes na sociedade. Nos dois indicadores utilizados – Internet domiciliar e uso de Internet – nota-se uma distribuição territorial desigual: 14,7% da população brasileira de 10 anos de idade e mais morava, no ano de 2005, em domicílios com acesso à Internet.

Acesse aqui o Mapa das Desigualdades Digitais 1.80 Mb

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Fonte: RITLA

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

::Dr. Geo - software geométrico interativo::

[Dicas-L]
Colaboração: Tiago Eugenio de Melo

Dr. Geo é um software que representa graficamente dados geométricos, como pontos, linhas e polígonos. O mais interessante é que ele permite que o usuário manipule visualmente os objetos, mantendo as propriedades matemáticas dos dados.

O programa permite ao aluno explorar, de maneira interativa, noções como óptica, cinemática e relações trigonométricas.

A ferramenta permite fazer cálculo de ângulos, interseção e equações de retas. A sua interface é bastante simples e intuitiva, facilitando a aprendizagem. Existe ainda a opção de escrever programas de macro para gravar as seqüências e exibi-las posteriormente.

É possível encontrar diversos vídeos sobre o uso da ferramenta em http://documentation.ofset.org/drgeo/videos.

O software, licenciado pela GPL, está na versão 1.1 e foi desenvolvido em GTK. Os usuários da distribuição Debian podem instalar o programa através do comando apt-get install drgeo drgeo-doc.

Os usuários de outras distribuições podem baixar o arquivo em http://ofset.sourceforge.net.

No endereço http://www.ofset.org, é possível encontrar diversos exemplos de aulas que usam o Dr. Geo como suporte.

Fonte: Dicas-L

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

::[Dicas-L] Edulinks::

Assinei, recentemente, a lista Dicas-L, que tem como objetivo fornecer informação em pequenas doses. Todos os dias úteis os assinantes recebem uma, e apenas uma, mensagem contendo dicas sobre assuntos relativos à administração de sistemas e redes de computadores.

Para assinar a lista, clique aqui.

Entre as dicas de hoje, encontrei duas que vale a pena divulgar:

>> Edulinks
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Coleção de links educacionais para o ensino fundamental, com a seção Edulinks, em um site sobre aprendizado. São cerca de 400 links, muito bem escolhidos :-)

>> Ferramentas para Publicação Web
Colaboração: Elisabeth Zolcsak

Divulgando o site http://www.ae.bio.br/ . No site WebAE estão disponíveis algumas ferramentas para Internet, scripts com distribuição livre, adaptados e traduzidos para português brasileiro, que possibilitam a a construção de websites, publicação de conteúdos, colaboração em projetos e atividades educativas.

Para ler as dicas na íntegra, clique aqui.

Fonte: Dicas-L