sábado, 24 de maio de 2008

::Sugestões de atividades::

Como voltei à sala de aula este ano, tenho pesquisado MUITO material na internet para auxiliar no meu planejamento. Por estes caminhos acabei criando uma nova rede blogueira, de professores que compartilham atividades realizadas no Ensino Fundamental. Mais do que copiar e colar, estes blogs proporcionam muita INSPIRAÇÃO para quem busca alternativas diferentes para aplicar na escola.

Infelizmente, não consigo divulgar TUDO o que venho descobrindo, por isso resolvi explorar um pouco mais os recursos que o Google Reader oferece (se quiser saber mais sobre ele, visite estes posts antigos: Dicas sobre feeds e Google Reader e Onde guardar tudo???).

Inclui no Bloguinfo duas novidades:

>> Um blogroll com os blogs maravilhosos que tenho conhecido entitulado BLOGS DE PROFESSORES PARA PROFESSORES. São blogs que, basicamente, divulgam projetos e atividades úteis para aqueles momentos de planejamento.

>> Um clipping com as últimas postagens destes blogs, IDÉIAS PARA PROFESSORES. Assim todos podem saber o que anda acontecendo nesta rede blogueira.

As duas novidades estão aqui na barra lateral direita, sempre disponíveis para quem procura inspiração!

Se você quer saber como eu fiz para adicionar o blogrool e o clipping, visite o blog Gordinha da Silva. No post Como incluir atualizações de contatos no blog você encontrará um passo a passo de como fazer (foi lá que eu aprendi).

Se você quiser contribuir, sugerir algum link ou apenas comentar,
não deixe de registrar aqui!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

::Atividades para Festa Junina 1::

Dicas da Jacirinha na Oficina de Criatividade

Não podia deixar de registrar aqui algumas dicas para quem já está planejando o mês de junho na escola. A Jacirinha não perde tempo e já publicou novidades:

>> Mural festa junina

>> Mural festa junina I

>> Bandeira junina II

>> Bandeira junina III


>> Bandeira junina IV
Dicas da Patricia no Painel Criativo

>> Máscaras Junina

>> Como fazer um Balão para Festa Junina

>> Lembrancinha e convite para Festa Junina



::Anais do II Encontro Nacional Sobre Hipertexto::

Já havia divulgado em 2007 o II Encontro Nacional Sobre Hipertexto, agora venho falar sobre os artigos que foram publicados. São mais de 76 artigos disponíveis on line. Entre eles o trabalho da minha querida amiga Adriana Zardini.

Para acessar os Anais do II Encontro Nacional Sobre Hipertexto, clique aqui.

Deixo aqui o link para alguns que me interessaram:

>> “I blog, you blog, weblog: o uso do blog como recurso para leitura e escrita em língua inglesa
Adriana Sales Zardini e José Wilson da Costa

>> A influência do internetês em produções textuais: uma análise dos posicionamentos de estudantes e professores de língua portuguesa
Elisângela Oliveira Viana e Júlio César Araújo

>> Hipertexto eletrônico: ambiente importante para pesquisa educacional?
Carlos Alexandre Ataíde dos Santos e João Wandemberg Gonçalves Maciel

>> Redes sociais na web: novos olhares sobre a comunicação e aprendizagem
Camila Santana

>> Hipertexto, web e interatividade: alguns diálogos
Márcia Candeia Rodrigues
Mark Damon Andrade Guimarães

>> Compartilhando saberes: o uso do blog como ferramenta de aprendizagem
Francisca das Chagas Soares Reis, Francisca Cláudia Brito da Silva, Antônio Aerto de Araújo Loiola e Analuce de Macedo e Silva Caneca

>> Práticas leitoras e alfabetização digital: uma parceria possível?
Cristina Pfeiffer e Maria da Graça Cassano

>> Edublogs: práticas educacionais e discursivas na cibermídia
Maria Regina Momesso Oliveira

>> O percursso de leitura hipertextual do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem
Francimary Macêdo Martins

>> Letramento digital: novo espaço de acesso ao saber
José Carlos Leandro

>> Hipertexto: do surgimento à atualidade
Francisca Danielle Guedes e Roosewelt Lins da Silva

>> Hipertexto: comunicação homem-máquina e emergência do autor-leitor
Denise Mafra Gonçalves

>> Eu e a opinião alheia: a influência dos juízos de valor sobre blogueiros
Joselito Elias Cipriano,Virgínia Milanesi Holanda e João Wandemberg Gonçalves Maciel

>> Interações virtuais: revisitando o conceito de interatividade
Luiz Carlos Carvalho de Castro

>> Dimensão leitura/internet na escola pública
Ana Maria Sá de Carvalho e Fernanda R. Azevedo

>> O letramento digital na estrutura hipermídia
Taciana de Lima Burgos

>> Hipertexto: o desempenho do leitor
Valéria Cristina Bezerra

>> Hipertexto: essa velha novidade
Maria do Socorro Leão de Sousa Bandini

>> O professor e as práticas de linguagem na internet
João da Silva Araújo Júnior e Tatiana Lourenço de Carvalho

domingo, 18 de maio de 2008

::Você é um professor digital?::

Atualizando minhas leituras encontrei este post no blog da minha querida amiga Marli: http://blogosferamarli.blogspot.com/ Ela faz menção ao artigo do professor José Carlos Antonio, no portal Educarede, Você é um professor digital?

No texto, o professor afirma que “precisamos de mais professores digitais”. Para ele:

Um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso dos computadores para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.”

Para conferir se você tem as habilidades necessárias para ser um professor digital responda o teste a seguir. Cada resposta afirmativa vale um ponto. Se você somar mais que cinco pontos, já pode se considerar incluído no mundo digital!

1. Possuir um endereço de e-mail e utilizá-lo pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente);

2. Possuir um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoas;

3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;

4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;

5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;

6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);

7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;

8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;

9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;

10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.

Qual foi seu resultado? Acho importante registrar aqui mais um trecho do artigo:

As habilidades acima envolvem o “fazer”, o agir, a inclusão efetiva do professor no mundo digital. Nenhuma oficina de capacitação ou curso de computação, por si só, traz nenhuma das habilidades acima, pois todas elas demandam o “uso regular do computador e da Internet”.

Agora não deixe de ler o artigo na íntegra. Ele é imperdível! Clique aqui para acessá-lo.

::Figuras em preto e branco::

Dica da Ivanise no Baú de Idéias

Toda professora de séries iniciais adora encher seus trabalhos com imagens, especialmente em preto e branco para seus alunos colorirem depois! E também porque a impressão colorida é mais $$$ !!!!

Você pode transformar suas imagens coloridas em preto em branco usando um aplicativo on-line: http://www.dumpr.net/sketch.php

::PASSO A PASSO::

1°) Entre no site;

2°) Clique em PROCURAR e acesse o arquivo onde está a figura ou foto que você deseja alterar;

3°) Clique em ABRIR;

4°) Clique em CONTINUE e aguarde;

5°) Aparecerá uma tela com seu desenho em preto e branco. Você escolhe o que fazer com a imagem. Se quiser salvar clique em SAVE.

Eu fiz alguns testes e com algumas imagens não funcionou!!! Mas vale tentar!


::MAIS DICAS::

A Ivanise preparou um novo tutorial, para esclarecer suas útimas dúvidas. Passa lá para ver:

>> Tutorial: Como transformar figuras




::Idéias para a Hora do Conto::


Uma das coisas que mais tenho feito com meus pequenos alunos é contar histórias. Amo literatura infantil e acredito que as histórias são uma ótima forma de contextualizar os projetos que estamos desenvolvendo na sala de aula.

Aproveito para compartilhar aqui alguns links imperdíveis para quem busca inspiração:


>> Contar e recontar

http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com/

>> Canto-do-Conto

http://canto-do-conto.blogspot.com/


>> Novidades em Contar Historias

http://mariatheca-contarhistorias.blogspot.com/



Nos links a seguir você encontra livros online, que pode disponibilizar direto no computador para os alunos lerem ou projetar para a turma:

http://www.educar.com.br/v15a/downloads.asp?classe=livros%20infantis&nosm=104

http://picasaweb.google.it/plfonte

http://picasaweb.google.it/projetoeducacaoinfantil

http://picasaweb.google.com.br/LivrinhoInfantil

Se você tiver mais algum link interessante ou alguma sugestão, não deixe de registrar aqui nos comentários, ok?

Sugestão da Drica, no Contar e Recontar: http://www.robertodefreitas.com.br/

::Matix – Jogo de Matemática::

Encontrei a sugestão deste jogo no blog Além do Arco-Íris da Drica. Gostei da idéia e fui pesquisar mais sobre ele. Ele é indicado para a 6ª série, mas acredito que com a simplificação das regras pode ser utilizado nas séries iniciais.

O Matix é um jogo que, utilizando cálculo mental e estratégias de antecipação de situações, estimula o raciocínio matemático e a reflexão.

Ele é um jogo de tabuleiro criado na Alemanha e possui duas versões: uma com 36 casas e outra com 64. Eu escolhi a versão de 36 casas (no final do post indico alguns links para quem quiser a versão com 64 peças).

Você vai precisar de um tabuleiro com 36 casas (6 x 6) e 36 fichas conforme indicado abaixo:


::REGRAS DO JOGO*::

1) Distribuir as peças aleatoriamente sobre o tabuleiro.

2) Em grupos de quatro alunos, decidir quem inicia.

3) O 1° a jogar deve mover a peça curinga (smile) sobre a casa de uma das fichas que estiver ao seu redor e retira a ficha para si.

4) O próximo jogador procede da mesma forma, movimenta a peça curinga até a casa cuja peça deseja retirar para si.

5) O jogo segue até que todas as peças sejam retiradas do tabuleiro ou quando o curinga cair em uma linha ou coluna onde não haja mais nenhuma peça.

6) Calcular os pontos de cada jogador.

*Adaptadas para as séries iniciais.

::PARA SABER MAIS::

>> Um jogo para treinar o cálculo mental – Revista Nova Escola

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0177/aberto/mt_242625.shtml

>> MATIX (com 64 peças)

http://www3.uberlandia.mg.gov.br/midia/documentos/educacao/matix.pdf

>> A interação social de crianças no jogo de regras

http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=61&layout=html

Assim que confeccionar o jogo em EVA e brincar com meus alunos publico aqui os resultados.

sábado, 17 de maio de 2008

::Atividades sobre alimentação::


Participo de um Grupo de Estudos de Educação Matemática e Científica, o GEEMAC. No encontro do mês de abril trabalhamos sobre alimentação.

Para quem tem internet na escola sugiro o seguinte jogo: Mahjong Burguer

Além de trabalhar com habilidades como o manuseio do mouse, explora a memória e a classificação, além de concentração.

Para jogar, clique aqui.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

::Blog de História::

Não posso deixar de divulgar aqui um excepcional trabalho: um blog especialmente dedicado aos professores de História e Geografia, cheio de dicas e boas idéias. Convido todos a passarem por lá:

http://geostoria.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de maio de 2008

::Evolução do Computador::

Entre as muitas tarefas que venho realizando, estou atuando na capacitação de professores que desejam atuar nos laboratórios de informática educativa das escolas municipais de Caxias do Sul. Uma das tarefas propostas foi pesquisar sobre a Evolução do Computador. E não posso deixar de divulgar aqui o resultado do trabalho da aluna Lisiane, que produziu um blog sobre o assunto.

Se você tem interesse e quer saber mais sobre o assunto, acesse: http://evolucaodocomputador.blogspot.com/

Além de muitas informações, você vai encontrar um boa dose de bom humor nas postagens!
Divirtam-se!

domingo, 11 de maio de 2008

::Atividades sobre A Arca de Noé::

Esta semana o tema de trabalho será a Arca de Noé, inspirado no livro de poemas do grande Vinicius de Morais. Toda a escola estará envolvida e o projeto surgiu da iniciativa da nossa bibliotecária, pois nossos alunos irão participar do Tapete Mágico, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura.

Este ano, o espetáculo será Usina da Fantasia e tem grandes histórias encenadas por atores que interagem com o público, valorizando a palavra e o objeto livro. A Usina da Fantasia trata de vivências em torno do potencial lúdico dos livros, de modo a fixar a leitura como porta de acesso a múltiplos universos de imaginação e conhecimento, dedicados à poesia e à prosa de Cecília Meireles, Mário Quintana e Vinícius de Moraes e aos contos dos Irmãos Grimm e de Hans Andersen.

Como sempre, encontrei muito material bom na internet e quero compartilhar aqui!

>> Músicas para baixar

http://www.4shared.com/dir/5860867/eb1b1174/musicas_para_crianas.html

>> Dobraduras

http://www.4shared.com/dir/2168094/dc854a10/orikalmi.html

>> Letras das músicas + poemas

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87204/

>> Sobre o livro

http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/index.html

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/v/esp_vm05.htm

>> Para colorir

Desenhos bíblicos

http://coloring-page.com/bible-5.html

Animais

http://coloring-page.com/animals.html

Todos os animais da arca

http://www.janbrett.com/mural/on_noahs_ark_coloring_mural.htm

Para colorir

http://childfun.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=6

http://coloringbookfun.com/noah/

>> Alguns blogs

http://ensinandoeaprendendocomatiarose.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

http://symonynhah.blogspot.com/2008/03/arca-de-ne.html

http://amoremensinar.blogspot.com/2008/03/tudo-sobre-arca-de-no.html

http://jacirinha.blogspot.com/2008/03/pedido-arca-de-no.html


E para finalizar, disponibilizo aqui o arquivo em PDF da minha pesquisa: com as letras das músicas, a história original, desenhos e sugestões de atividades. Façam bom uso! Se você ainda não encontrou o arquivo, clique aqui!!!


terça-feira, 6 de maio de 2008

::Sobre o computador na escola::

Para registrar uma idéia...
"Esta visão atualmente se apresenta de forma mais ampla, uma vez que o desenvolvimento da tecnologia avança vertiginosamente e a sua presença na escola torna-se mais freqüente a cada dia. Uma preocupação com isso é que o professor não foi preparado para desenvolver o uso pedagógico das mídias. E para isto não basta que ele aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos, a exigência em termos de desenvolver novas formas de ensinar e de aprender é muito maior. Esta questão, no entanto, diz respeito à formação do professor – aquela que poderá ser desenvolvida na sua própria ação e de forma continuada, pois hoje com a tecnologia basta ter o apoio institucional que prioriza a qualidade do trabalho educacional."

Texto: Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações

Autora: Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Compartilhe