quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imagens da Bruxa Onilda

Para o Dia das Bruxas as professoras da escola estão preparando uma super surpresa para as crianças: encenar a história O CASAMENTO DA BRUXA ONILDA. Você quer conhecer a história? Clique aqui e confira também algumas sugestões de atividades.

Além das atividades (propostas aqui) também quero trabalhar com a produção de histórias fantásticas a partir das imagens da personagem principal: a Bruxa Onilda. E depois vamos ler as outras histórias dessa bruxa aventureira, que vive se metendo em confusões por todos os cantos do mundo.





Imagens originais retiradas do site http://www.lestresbessones.com/
Transformada em preto e branco no http://www.dumpr.net/sketch.php

domingo, 25 de outubro de 2009

500 atividades para o Halloween

Separei algumas atividades para quem vai trabalhar com o Halloween. São quase 500 posts agrupados no Google Reader. Para visualizar todos, clique aqui. E confira na sequência algumas das atividades que mais me interessaram:

>> A verruga da bruxa
Dica do Mundinho da Criança


Faça um desenho grande de bruxa num papel pardo. Dê a cada aluno um chiclete e peça que eles masquem bem mascadinho. Coloque o desenho da bruxa na parede e, um a um, os alunos são vendados, e, tirando o chiclete da boca, tem que acertar o nariz da bruxa. Quem conseguir, ganha um doce.

>> Sugestões do Jardim da Profª Sandra


>> Atividades para o Dia das Bruxas
Ideias da Cléa no http://professoraclea.blogspot.com





E aqui seguem as outras ideias que eu agrupei no Google Reader. Confira as primeiras dicas no quadro abaixo e visualize todas clicando aqui:

sábado, 17 de outubro de 2009

Produção de histórias digitais


Estou terminando o curso Contar historias em clave TIC promovido pelo Educared/Argentina. Foi uma oportunidade maravilhosa de poder interagir com colegas educadores de outros países da América Latina e aprender um pouco mais sobre a produção de histórias digitais.

Utilizamos duas ferramentas para a edição das histórias: o Microsoft Photostory e o Windows Movie Maker. Mas o que eu mais gostei no curso foi o processo de criação da história pelo qual passamos, começando pelo desenvolvimento dos personagens, passando pela construção de um "guia" até chegar na produção final.

O resultado do meu trabalho está aqui:



Quero aproveitar e deixar um agradecimento especial as nossas tutoras, que foram incansáveis em todos os momentos do curso: Alejandra e Susan, meu muito obrigada por todo o carinho, paciência e dedicação!

Criando histórias digitais - StoryBird

Seguindo a Carla no Google Reader descobri o http://br.wwwhatsnew.com com muitas sugestões de aplicações gratuitas na internet.

Seguindo a linha de posts sobre literatura, encontrei um site chamado StoryBird, que possibilita a criação de histórias digitais. É possível ler as histórias publicadas (a grande maioria em inglês - mas os professores de língua estrangeira podem aproveitar). Eu gostei dessa... http://storybird.com/books/allergic/

Mas o que mais gostei foi poder criar minha própria história (em português). É um recurso super simples, basta fazer um cadastro e começar a criar. Há muitos temas disponíveis e uma imagem mais linda que a outra. E o resultado é um livro digital, daqueles que você vai folheando para passar a próxima página.

Já pensei nas histórias que os alunos vão criar e na alegria de compartilhar e poder ler o que os colegas escreveram. E para começar, leia a minha história clicando aqui.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Projeto Brinquedos e Brincadeiras - 4

A nossa escola está trabalhando nesse projeto desde o início do ano. Muitas atividades já foram realizadas e outras estão sendo planejadas. Por isso deixo aqui essas duas ideias que encontrei no Cantinho Alternativo da Greice. Não sei quando vou confeccioná-los com as crianças, mas já vamos começar a guardar o material necessário:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA CONFERIR COMO SE FAZ




Há outras ideias muito legais lá no blog da Greice, então não deixe de visitar o Cantinho Alternativo.

Para recordar, deixo aqui alguns dos posts que escrevi sobre o assunto:

>> Projeto Brinquedos e Brincadeiras
>> Projeto Brinquedos e Brincadeiras - 2
>> Projeto Brinquedos e Brincadeiras - 3
>> China-la
>> Livro BrinCriar
>> Atividades para o Dia das Crianças
>> Dia das Crianças - Direitos das Crianças

E o blog da escola onde todas as atividades estão descritas é esse aqui:


E para finalizar, algumas ideias que estou colecionando no Google Reader. Há muitos brinquedos que podemos confeccionar com as crianças. Se procura sugestões, visite esta página aqui:



domingo, 11 de outubro de 2009

Reflexão no Dia das Crianças

Durante a semana, no consultório do meu dentista, li na Revista Isto é, Edição 2082 - 07 OUT/2009 uma entrevista com filósofo escocês Carl Honoré, entitulada "Crianças precisam de liberdade para errar".

Quando seu filho de 10 anos perguntou "Por que os adultos têm que tomar conta de tudo?", Honoré percebeu quanto estava sendo um pai ansioso querendo dominar a felicidade simples do filho e transformá-la em realização.

Adultos fazem isso o tempo todo, sejam pais, sejam professores. Aproveitando a data comemorativa que segue (12 de outubro) aproveitei a entrevista para refletir sobre alguns pontos:

>> Existe uma grande diferença entre incentivar um talento e colocar a criança sob pressão.
Quantas vezes por dia pressionamos nossas crianças? E, certamente, sem intensão de prejudicar, fazemos!

>> A infância serve para descobrirmos quem somos e no que somos bons gradualmente, sem ninguém decidindo por nós.
Como é gostoso brincar sem compromisso... experimentar, correr riscos, fazer descobertas... Será que nossas crianças estão tendo essa oportunidade?

>> Uma criança não é um projeto que você pode modular. Ela é uma pessoa que precisa de permissão para ser protagonista de sua própria vida.
Sei que temos sonhos para nossas crianças, mas os sonhos delas? Onde ficam? Como alimentamos eles? Ou apenas destruimos???

>> Crianças precisam de espaço e liberdade para cometer erros, fazer más escolhas, ficar em segundo lugar no pódio. É assim que elas aprendem a trabalhar seus pontos fortes e descobrirão no que são boas.
Vejo duas situações aqui: primeira, uma forte crítica contra a competição (especialmente na escola com crianças pequenas). Ultimamente ela é vista como "vilã"... não há espaço para competições saudáveis, onde os pequenos possam aprender a 'ganhar' cooperativamente e a lidar com a frustação de perder! Outra é o estímulo exagerado a vitória, a seguir padrões e ser melhor em tudo, 'custe o que custar'.

>> Estamos em um momento único da história da infância na qual somos pressionados a oferecer uma infância "perfeita" aos nossos filhos. Não toleramos coisas medianas ou boas o suficiente.

>> A sociedade é profundamente impaciente. Queremos tudo agora. E achamos complicado recuar e deixar as coisas acontecerem.
Parece que não há mais tempo... mas estamos correndo atrás de quê mesmo???

>> Crianças estão tão preocupadas em agradar aos adultos e fazer tudo certo que não aprendem a pensar por si sós e a olhar para dentro de si mesmas.
Crianças querem agradar seus pais, seus professores... até o dia em que se 'rebelam' contra tudo isso. E quanto dessa revolta é nossa culpa?

>> Não existe fórmula mágica para educar. Cada criança é única, assim como cada família. O segredo é encontrar a fórmula que funciona melhor para você e seu filho.

>> Criar um mundo perfeito para seu filho, no qual tudo é gerado de acordo com as necessidades dele, em que as emoções dele sempre vêm primeiro, não é uma preparação razoável para a vida adulta. Não é assim que o mundo real funciona.
O meu mundo pelo menos não...

>> Crianças precisam de tempo e espaço para explorar seu próprio mundo. Precisam de amor e atenção. Devem ter permissão para se arriscar.

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui. E aproveite para deixar seu ponto de vista nos comentários.

Retirado do Blogstórias Essenciais, da Fátima



" O importante é que cada um possa
deslumbrar-se com a história
que o outro tem para contar."

Joana Cavalcanti

sábado, 10 de outubro de 2009

A POÉTICA DA MEMÓRIA E DO TEMPO

Entre os dias 08 e 10 de outubro participei do 16º PROLER de Caxias do Sul. Quero destacar aqui as uma das oficinas que participei:

A POÉTICA DA MEMÓRIA E DO TEMPO
Ninfa Parreiras

A escritora Ninfa abordou o estudo da poética e da memória através de uma deliciosa oficina que percorreu textos de extrema qualidade e que me fizeram relembrar de muitos momentos da minha vida. Destaco aqui o caminho que percorremos, entre letras, palavras, sentimentos e sensações:

>> A TROCA, de Lygia Bojunga

>> LIVROS: O MUNDO NUMA REDE ENCANTADA, Ana Maria Machado

>> INFÂNCIA, Carlos Drummond de Andrade

>> A PALAVRA MÁGICA, Carlos Drummond de Andrade

>> ABRINDO CAMINHO, Ana Maria Machado

>> O VÔ APOLINÁRIO, Daniel Munduruku

>> VOCÊ LEMBRA, PAI? Daniel Munduruku

>> ATÉ PASSARINHO PASSA, Bartolomeu Campos de Queiros

>> PÁ E PEDRA, Anderson de Oliveira

>> O GUARDA CHUVA DO VOVÔ, Carolina Moreyra

Indico também mais duas leituras:

>> O BRINQUEDO NA LITERATURA INFANTIL

>> POEMAS DO TEMPO

Ambos da Ninfa. Para saber mais, visite o blog dela clicando aqui.

Os hiperleitores: novos estatutos e suportes de leitura literária

Entre os dias 08 e 10 de outubro participei do 16º PROLER de Caxias do Sul. Quero destacar aqui a outra oficina que participei:

Os hiperleitores: novos estatutos e suportes de leitura literária
Miguel Rettenmaier

"O barco afundado aflora na água rasa.
Pousada sobre a proa uma garça navega."

Marina Colansanti


Depois de uma boa conversa sobre a evolução do leitor multimidial e da leitura hipermidial, ficaram muitas sugestões. Vamos a elas:

>> POESIA EM QUATRO TEMPO, Marina Colasanti

>> NIQUEL NAUSEA [ www.niquel.com.br ]

>> Pierre Lévy

>> No meio da noite escura tem um pé, Ricardo Azevedo

>> CHIQUITA BACANA E AS OUTRAS PEQUETITAS, Angela Lago

>> Outra Vez , Angela Lago

>>
Búfalo da Noite, Guillermo Arriaga

E não podiam faltar as sugestões digitais:

>> LITERATURA ELETRÔNICA

http://collection.eliterature.org/1/

http://eliterature.org/pad/elp.html


>> MICROCONTOS

http://www.minguante.com/intro.asp


http://www.veredas.art.br/


http://microcontos.com.br/


http://seabra.com/microcontos/

http://www.nemonox.com/1000portas/index.php?o=1

http://omuroeoutraspgs.blogspot.com/


http://www.samirmesquita.com.br/


http://cseabra.utopia.com.br/microcontos/


http://terceirosmicrocontos.blogspot.com/

>> TWITTER

http://twitter.com/CARPINEJAR


http://twitter.com/Rettenmaier


http://twitter.com/ElectricLit


Acompanhe Miguel Rettenmaier aqui.

Algumas dicas de leitura

Como um link leva a outro, deixo aqui alguns textos e sites interessantes que encontrei enquanto preparava os dois posts anteriores:


>> Histórias do mestre Munduruku
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2082/artigo153154-1.htm


>> Dobras de Leitura
http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/index.html


http://dobrasdaleitura.blogspot.com/


>> Ler é preciso
http://www.omelhorlugardomundo.org.br/index.php

>> Dia Nacional da Leitura
http://www.dianacionaldaleitura.com.br/home.html


>> EcoFuturo
http://www.ecofuturo.org.br/

sábado, 3 de outubro de 2009

Atividades para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e temos uma semana inteira pela frente para comemorar! Nossa escola está organizando algumas atividades especiais:

>> GINCANA:
As crianças serão divididas em equipes com alunos de todas as séries. Serão realizadas diversas tarefas, como dança da laranja, corrida do saco, corrida do ovo, dança das cadeiras,... E no final todas as crianças serão premiadas com doces.

>> FESTA A FANTASIA:
Já está virando tradição! Pelo segundo ano vamos organizar uma festa e as crianças podem se fantasiar do que quiserem. As melhores fantasias serão premiadas.

>> CINEMA:
Uma sala será especialmente preparada para uma sessão de cinema, com direito a pipoca, mega projeção, home theater e tudo mais para uma experiência emocionante.

>> DIA DO BRINQUEDO:
Cada aluno pode levar um brinquedo: industrializado e/ou confeccionado durante o projeto Brinca Comigo (conheça os brinquedos clicando aqui). A ideia é trocar os brinquedos e se divertir com todas as crianças na escola.

Outras atividades serão realizadas nas salas de aula. Eu pensei em fazer algumas atividades especiais:

>> LANCHE ESPECIAL:
Cada aluno vai levar um lanche gostoso para compartilhar com os colegas. A festa vai ter muito balão, docinhos, balas, jujubas, salgadinhos,... vai ser permitido tudo que criança adora!

>> MANUAL DE BRINCADEIRAS:
As crianças vão receber o MANUAL que foi confeccionado pelos alunos do 4º ano (veja aqui o manual) com dicas de brincadeiras.

>> DIREITOS DAS CRIANÇAS
Quero trabalhar com o texto da Ruth Rocha. Encontrei ele online aqui, no blog Mundinho da Criança. O blog Mistura de Alegria tem uma atividade bem legal sobre esse assunto e o Educar Já tem, entre outras ideias, algumas plaquinhas para ilustrar a data.

>> BRINCRIAR
Vamos seguir as atividades do projeto de leitura com o livro BrinCriar. Ainda tem muitos poemas e brincadeiras para a gente conhecer e vivenciar. Conheça nosso projeto clicando aqui.

E para completar, compartilho aqui a lista de atividades especiais para esta data que agrupei através do Google Reader. Clique aqui para conferir todas as atividades:



Dia das Crianças - Direitos das Crianças

Trabalho em uma escola localizada na periferia da cidade onde nem sempre as crianças podem viver sua infância. Por isso decidi trabalhar com o texto da Ruth Rocha, O Direito das Crianças, inspirada neste post do Mundinho da Criança. A partir do texto planejei as seguintes atividades:

1) Livrinho dos Direitos das Crianças:

Primeiro pensei em construir um livro com a turminha, ilustrando as estrofes do poema. Em rodinha, cada aluno deverá ler em voz alta para a turma o trecho que receber. Depois vai ilustrar e vamos juntar as páginas confeccionando um livro que será enviado para casa. Assim as crianças alfabetizadas podem ler para seus familiares e os que ainda estão em processo lerão junto com seus responsáveis.

Para ler o texto clique aqui.

Para fazer download do texto pronto para impressão, clique aqui.

2) Mural dos Direitos das Crianças

Para exercitar a escrita, vamos montar um mural para a escola. Utilizando imagens referentes aos Direitos das Crianças, cada criança vai escrever uma frase, tendo como referências a ilustração recebida e a leitura do livro da Ruth Rocha. Os desenhos serão expostos no mural do corredor principal para que todas as crianças da escola tenha acesso.

Clique aqui para fazer download das imagens prontas para impressão.

Se quiser outras imagens, coloridas e preto em branco, visite alguns álbuns no Picasa:

>> http://picasaweb.google.com.br/mfp.desenhos1/DireitosDasCriancas#

>> http://picasaweb.google.com.br/catequese.caminhando/DireitoDasCriancas#

>> http://picasaweb.google.com.br/evanildesechta/DIREITODASCRIANCAS2#

>> http://picasaweb.google.com.br/GEIZAGOMES/DIREITOSDASCRIANCAS#

3) Músicas: Canção de todas as crianças

Toquinho tem um CD inteiramente dedicado aos dez princípios dos Direitos das Crianças. Essa será a trilha sonora das nossas atividades. Para ouvir as músicas, visite o Espaço Educar, clicando aqui.

4) Deveres das crianças

Para completar a atividade, em grupos, os alunos vão escrever os 10 DEVERES DAS CRIANÇAS. Porque elas também devem construir o senso de responsabilidade. E depois vamos expor nossos deveres nas paredes da nossa sala de aula - assim os pais irão ver os compromissos que seus filhos assumiram no dia da entrega dos boletins.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jogos online


Fazia um bom tempo que eu não encontrava um site interessante com jogos online para os pequenos. Hoje conheci o http://www.ferryhalim.com/orisinal/

Não consegui explorar muitos, mas gostei dos que experimentei: exigem concentração e boas estratégias para vencer. Clique aqui e jogue também. Depois deixe seus comentários - quem sabe eles não viram um novo post?