domingo, 10 de janeiro de 2010

Cartaz do Ajudante

Adorei a ideia da Greice do Cantinho Lúdico e Alternativo e já montei o cartaz dos ajudantes para minha turminha do 1º ano. As crianças adoram ajudar nas tarefas diárias da sala de aula, mas é preciso criar uma forma de organizar essa rotina.

Por isso montei esse cartaz, em tamanho A3, com as imagens disponibilizadas lá no Cantinho Lúdico e Alternativo. Vou entregar uma tira de papel, de 5x12 cm, para que cada aluno escreva seu nome. As tiras ficarão guardadas em um envelope e um nome será sorteado por dia.

As imagens servirão para orientar as responsabilidades do ajudante. Minha intensão é conversar com os pequenos, antes de expor o cartaz, sobre o que é ser um "ajudante" e o que ele deve fazer, já que meus alunos estarão pela primeira vez na escola (no nosso bairro não há creche ou escolinha maternal, então é a primeira experiência deles).

Ainda não decidi qual vou usar, mas publico aqui as duas versões:



Para fazer o download do arquivo pronto para impressão, em tamanho A3, clique aqui. Se tiver dificuldade peça ajuda aqui pelos comentários.

Jogos online

Seguindo as dicas da Gisele no Kids Indoors encontrei o Magic Artist Online da Disney. São diversas atividades para passar o tempo nas férias ou usar em atividades na escola:

>> Bonecos para vestir e cards
Escolha o personagem da Disney e divirta-se

>> Páginas para colorir
Divirta-se pintando as cenas mais famosas dos seus filmes preferidos

>> Cartões
Monte cartões para todos os seus amigos

>> Calendário
Escolha o mês e seu personagem preferido para imprimir uma folhinha para seu calendário

>> Games
São muitas opções, um jogo para cada personagem

Para conhecer o site, clique aqui.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A metáfora do papiro – Ou meu desejo para 2010

Começo o ano escrevendo meus desejos... desejo que começou ainda no final do ano passado!

As férias deliciosas e inesquecíveis (sim, porque quem passou pelo paraíso não esquece dele jamais!) me inspiraram a pensar e repensar a vida, e em perceber as sutilezas que nos cercam.

O querido Toni foi quem despertou esse desejo na verdade: eu quero que em 2010 as pessoas sejam como os papiros, unidos pelas cabeças, pelas ideias. Não que tenhamos que pensar igual, mas tolerar e compreender.

Eu não conhecia um papiro (a planta, tá?). Os papiros são plantas frágeis, altas, finas. No alto tem uma ‘cabeleira’, um conjunto de folhas finas e compridas. Um vento seria capaz de levá-los. Mas não leva! Não leva porque as cabeças se seguram! Os papiros se apoiam nas ‘cabeças’ das plantas ao seu redor e não caem.

Segundo o Toni, as pessoas deveriam ser assim! Fiquei pensando na nossa condição humana: somos seres frágeis, com corpos perecíveis, suscetíveis a todo tipo de imprevisto. Um vento nos leva, assim como a água ou o fogo. Não percebemos nossas fragilidades. E não percebemos a necessidade que temos pelo outro.

Espero que em 2010 possamos nos apoiar uns nos outros. Não somos nada sozinhos, mas podemos ser fortes quando unidos. E quem sabe, podemos nos unir pelas ideias? Ideias de paz, amor, tolerância, que transbordam em nossos corações no início do ano e vão se esvaindo no decorrer dele...

Que em 2010, sejamos como os papiros...


Eu já comecei o ano conectada a um papiro!!!