quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vídeo homenageando a infância - Canal Gloob

Adoro esse vídeo, um manifesto do novo canal infantil Gloob em uma homenagem a infância...


Jogos para educação infantil - Canal Gloob


Este post vai para o Gus, filho da minha querida Lisi, e aluno da profe Larissa.

Você já conhece o Gloob? É um canal voltado para as crianças que estão saindo da idade pré-escolar, cujo objetivo é levar ao ar valores importantes, como amizade, companheirismo, não violência, coragem e respeito às diferenças.Mas eu estou me deliciando com desenhos mais antigos como os Smurfs e Popeye!


O site http://mundogloob.globo.com traz conteúdos de qualidade com uma área para os pais e muita diversão para as crianças, com desenhos e uma área de jogos de memória, labirinto, estratégia, sobre reciclagem, alimentação, esportes, etc.

Alguns dos meus favoritos:

Parceiros nos esportes

SMURFS - Parceiros nos esportes


Gloops - Equilíbrio

Conheça também a programação no vídeo abaixo:


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Debate sobre novas tecnologias e educação

Há muito tempo temos discutido sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação. Mas o que a sociedade em geral pensa sobre isso? Tenho acompanhado inúmeros programas na televisão discutindo esse tema e percebi a diversidade de pontos de vista quanto o papel que a tecnologia tem, ou pode vir a ter, na sala de aula.

O Canal Futura, no programa Sala de Notícias Debate da terça-feira dia 26 de junho, discutiu com especialistas e o público sobre a utilização das novas tecnologias na educação. Maria da Graça Moreira da Silva da PUC/SP, Ricardo Lima do SEnAI/BA e a estudandte Suelen Gricy de Araújo deram algumas contribuições para essa conversa.

O que eu achei mais relevante nesse debate...

  • Os estudantes e a sociedade em geral ainda associam o uso das tecnologias ao entretenimento. Um adolescente, na sua fala, aponta a internet como uma "tendência mundial" e um lugar de diversão. Então me questiono: qual o tamanho do nosso desafio na escola para dar um caráter educativo a esse universo de informações?

  • É muito forte a associação do uso da internet na escola e as redes sociais. Fica parecendo que elas são o único recurso disponível na web para uso pedagógico. Ainda há uma certa confusão conceitual entre redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (alguns bons exemplos foram citados durante o debate).
  • Ainda existe aquela velha ideia de que o aluno melhora o comportamento quando o professor inclui recursos tecnológicos nas suas aulas. Mas a aprendizagem? Ela aumenta ou melhora? Gostaria de resultados concretos, não apenas empíricos...
  • Outro ponto apresentado pelo mediador é que a tecnologia torna a escola mais atrativa. Novamente caímos no aspecto motivacional... Por que a tecnologia não pode promover uma educação de qualidade? Favorecendo o acesso a informações e contribuindo na construção do conhecimento? Mas não porque ela é interessante e atrativa para o aluno, e sim porque ela tem conteúdo de qualidade!

  • Fala-se muito na necessidade de integrar as tecnologias ao currículo. Mas como? A formação de professores é um caminho. Gostei da observação da professora Maria da Graça:

    >> O professor precisa aprender a usar individualmente e como usar na sala de aula
    >> O aluno precisa saber como usar a tecnologia para aprender
  • A mediação do professor no processo de aprendizagem é essencial. É a ponte entre a informação e o conhecimento, já que ele trabalha com um universo de possibilidades tecnológicas e não mais uma, como por exemplo, somente o livro didático.
  • O professor Ricardo enfatizou a necessidade de construção de redes. Precisamos nos conectar e ampliar nosso universo tecnológico...
  • Dispositivos móveis são a perspectiva para o futuro.
Ficou interessado? O Canal Futura disponibiliza seu conteúdo no YouTube também. Confira o debate e dê sua contribuição também!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Como construir infográficos na escola?

Infográficos são excelentes ferramentas para representar a informação de forma sucinta, explicando as ideias principais através de gráficos, ilustrações, mapas, etc ajudando a entender melhor o conteúdo apresentado. Eu gosto de comparar o infográficos aos bons e velhos cartazes de cartolina, mas numa versão moderna e digital.

MAS COMO VAMOS CONSTRUIR INFOGRÁFICOS NA ESCOLA?

1º) Escolha um tema/assunto e pesquise informações. Selecione o que é realmente relevante para atingir o seu objetivo.

2º) Faça um esqueleto usando palavras, setas, números, etc. Agrupe os dados relevantes e selecione as informações mais importantes para dar maior destaque. Trabalhe como se estivesse construindo um fluxograma, pois isso ajudará a hierarquizar a informação.

3º) Escolha um esquema de cores para "amarrar visualmente" as ideias. Além de transmitir determinadas sensações, as cores podem ajudar ou prejudicar a compreensão do seu conteúdo. E esse é um ótimo momento para estudar sobre cores nas aulas de Arte.

4º) Selecione imagens que ilustrem sua explicação, não meramente decorativas. Pense no que é melhor para explicar sua ideia: mapas, gráficos, fotografias, animações, ícones, etc.

5º) Utilize um programa/software que o ajude a construir seu infográfico. Aqui no blog você encontra algumas sugestões: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/construindo-infograficos.html

6º) Lembre de colocar as referências utilizadas na sua pesquisa.

DICAS:

>> Se a informação é poderosa, a forma de transmiti-la deve ser poderosa também.

>> Se o seu infográfico é circular, o conteúdo mais importante, tanto visual quanto factual, deve estar no meio.

>> Se for horizontal, a extrema direita e extrema esquerda são os pontos de início e fim das deduções do leitor, portanto áreas privilegiadas.


IDEIAS:
Se precisar de mais inspiração assista ao vídeo abaixo. E utilize o tradutor se for necessário!



Fontes de pesquisa:

http://cristianosiqueira.com.br/10-ferramentas-gratuitas-infograficos/
http://www.fabulosaideia.com.br/blog/2012/como-criar-um-infografico-poderoso-em-cinco-passos/

domingo, 24 de junho de 2012

Atividades para São João

São João não é apenas uma festa junina! É um santo também, então, quem sabe, além de realizar as tradicionais atividades juninas vamos conhecer um pouco mais sobre esse quem foi São João?

1) VÍDEO: O anjo anuncia o nascimento de João Batista



2) VÍDEO: A história de João Batista


3) HISTÓRIA EM QUADRINHOS:


4) ATIVIDADES: clique sobre elas para ver melhor






Projeto: culinária junina - Paçoquinha de colher

Adoro fazer receitas com as crianças na escola. Além de ser delicioso dá para trabalhar diversos conceitos matemáticos. Para esse ano procurei uma receita diferente das tradicionais:

1º) Apresentei a receita para as crianças e identificamos os ingredientes.

2º) Na cozinha da escola fizemos a receita. Cada um ajudou um pouco: colocando um ingrediente, ou mexendo um pouquinho na panela, ou servindo nos copinhos. Claro! Degustamos a delícia!

3º) Na sala de aula, registramos a receita incentivando as crianças a recordarem o passo-a-passo no modo de fazer.

4º) Pesquisamos o preço dos ingredientes para calcular quanto custou o total da receita e cada porção. Criamos outras situações-problema a partir da experiência.

5º) Pesquisamos outras receitas parecidas com essa. Quem sabe não experimentamos outras delícias...




PAÇOQUINHA DE COLHER

Ingredientes (para 20 porções aproximadamente)
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de margarina
2 gemas
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem casca
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre. Ao apurar, a mistura dá uma ligeira encorpada. Quando estiver nesse ponto, retire do fogo. Em seguida, despeje a paçoquinha em copos plásticos (transparentes ficam mais bonitos). Decore com amendoim e sirva com uma colher de chá.

sábado, 23 de junho de 2012

Decoração junina 2012

Todo ano eu procuro novas ideias para enfeitar o meu "arraiá". Gosto de coisinhas simples que possam ser feitas com as crianças. Veja o que eu encontrei para esse ano:

1) CORRENTE DE CORAÇÃO ou BANDEIRINHAS DE CORAÇÃO
Essa ideia da decoração junina é do blog Dcoração - que graça esse trocadilho ;-) Aprenda com o passo-a-passo aqui.


http://oglobo.globo.com/imoveis/faca-voce-mesmo-uma-guirlanda-apaixonada-5092144


2) DOCES
Adoro as ideias do Casamenteiras para deixar a mesa mais bonita. Simples e bonito. Confira aqui:



http://casamenteiras.com.br/2011/06/02/como-decorar-uma-festa-junina/
3) BANDEIRINHAS:
Muito simples de fazer e dão um efeito bem divertido, essas bandeirinhas do Fashion Bubbles:


4) BOLINHAS:
Para variar as tradicionais bandeirinhas, quem sabe esses pompons de forminhas?


5) PINGENTES DE SANTOS:
Para lembrar dos santos juninos, que tal confeccionar diversos desses pingentes?


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Brinquedos de pneu - Projeto Sustentabilidade



Que tal construir um parquinho novo na escola?



Em tempos de dar uma nova utilidade aquilo que não nos serve mais, achei essa ideia maravilhosa: construir brinquedos com pneus velhos. Assisti a uma reportagem na TV - Pneus velhos são transformados em brinquedos -que apresentou a ação de uma ONG espanhola, a Basurama, que construiu um playground ampliando as opções de lazer para as crianças.


Acho essa uma alternativa inteligente e viável para as escolas, além de ser ecologicamente correta! Conheça um dos projetos aqui: http://parqueparabrincarepensar.blogspot.com.br

E veja outras ideias do que podemos fazer com pneus velhos. Só lembrem de furá-los para evitar a reprodução do mosquito da dengue ok?



Veja como fazer o circuíto acima aqui:















 



Veja como fazer aqui:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atividades de arte sobre o inverno

"Inspiração não vem do nada. Num mundo tão saturado de motivações, os estudantes aprendem que é possível produzir algo diferente usando outras obras como referência".
Marisa Szpigel

Os artistas plásticos costumam buscar inspiração nas pinturas e esculturas dos seus colegas. Podemos levar essa prática para a sala de aula através da releitura, lembrando que o aluno não vai "copiar" a obra, mas sim recriá-la dando um toque pessoal e transmitindo uma nova mensagem. Assim como temos interpretações diferentes de um texto visual, existem diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra.


RELEITURAS DE INVERNO

1) Separei algumas obras do pintor Cézanne (clique aqui para saber mais sobre o pintor).


Winter Landscape
Melting Snow at L'Estaque
The Stove in the Studio

The Four Seasons, Winter

2) Apresentei as obras as crianças e conversamos sobre o que elas viam e sentiam. O que essas imagens lembram? Há alguma coisa parecida que conhecemos?

3) Listamos coisas que nos lembram o inverno e são comuns na nossa região, a partir da observação das imagens: fogueira, fogão a lenha, geada, neve (não é comum mas as crianças quiseram incluir), nuvens, vento, fumaça, árvore sem folhas, etc. Posteriormente, realizei atividades de alfabetização com essas palavras.

4) Separamos nos kits de tintas as cores mais parecidas com as utilizadas por Cézanne e trabalhamos com técnicas para aprender a escurecer as cores misturando tons diferentes.

5) A partir da lista de palavras cada criança criou a sua imagem  de inverno, usando tons semelhantes aos do artista, retratando sua interpretação sobre o tema.


6) No pátio da escola, foram feitas fotografias do bairro em um dia frio. Elas se assemelham com as duas primeiras obras apresentadas. Fizemos um exercício de comparação, apontando semelhanças e diferenças entre as obras de arte e as fotografias.

::SUGESTÃO::
Para acompanhar a aula os alunos podem ouvir As Quatro Estações de Vivaldi. Confira outras sugestões do Bloguinfo aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/inverno-as-quatro-estacoes-de-vivaldi.html
 

Para saber mais:


>> Recriar dá mais sentido à arte
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/recriar-mais-sentido-arte-424882.shtml


>> Leitura e Releitura: estabelecendo relações
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=7
(Da minha querida colega Isadora Demoliner)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividades de inverno: As quatro estações de Vivaldi




Vamos aquecer o inverno trabalhando com música?

Nada como investir nos clássicos. 
Você conhece Vivaldi? E suas quatro estações?
Que tal começar com a estação atual: L'Inverno.

Ouça com as crianças:

Ou assista a uma versão ilustrada no YouTube:


Atendendo a lei nº 11.769, cujo objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos, conforme o CNE (leia mais aqui), separei algumas atividades para aquecer o inverno:


1)  MÚSICA - Apreciando um clássico:

Ouvir a música com os olhos fechados, acompanhando o ritmo da música com o corpo, balançando os braços, se deslocando de forma descontraída.

Em círculo, abrir os olhos e falar sobre o que sentiram ou imaginaram ao ouvir a música.

Em seguida, com a música tocando novamente, as crianças poderão registrar por meio do desenho os seus sentimentos, usando traços livres criando uma imagem abstrata que represente o inverno.

Organizar uma exposição com as imagens.

2) OBRAS DE ARTE - Aprimorando o olhar
 
Selecionar obras de arte que representem o inverno. Eu separei algumas do Cézanne e Kandinsky. Observar atentamente e identificar suas principais características, refletindo sobre as emoções que as telas despertam. O que será que inspirou os pintores?

Winter Landscape

Melting Snow at L'Estaque
The Stove in the Studio

The Four Seasons, Winter




Comparar as obras de arte com os desenhos feitos pelas crianças ouvindo o concerto L'Inverno. Escolher uma obra que se assemelhe a imagem criada na atividade anterior (01). Expor conjuntamente, fazendo um paralelo entre nossas criações e as dos grandes artistias.


3) POESIA - Alimentando a alma com palavras

Um diferencial dos concertos das Quatros Estações de Vivaldi é que eles "vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação." (Wikipédia, 2012)

Conheça o soneto L'Inverno e aproveite para criar paródias a partir dele com seus alunos:

Soneto
L’Inverno
O Inverno
Agghiacciato tremar tra nevi algenti
Al severo spirar d’orrido vento,
Correr battendo i piedi ogni momento;
E pel soverchio gel batter i denti;
Tremer congelado em meio a neve fria
Ao rigoroso expirar do horrível vento,
correr batendo os pés a todo momento;
E pelo excessivo frio bater os dentes;


Passar al foco i dì quieti e contenti
Mentre la pioggio fuor bagna ben cento

Caminar sopra il ghiaccio, e a passo lento
Per timor di cader girsene intenti;
Passar os dias calmos e felizes ao fogo
Enquanto a chuva lá fora molha a tudo

Caminhar sobre o gelo, e devagar
Por temor de cair nesse intento;


Gir forte sdruzziolar, cader a terra
Di nuovo ir sopra ‘l giaccio e correr forte
Sin ch’il giaccio si rompe, e si disserra;
Andar rápido e escorregar, cair no chão
De novo andar sobre o gelo e correr rápido
Sem que o gelo se rompa e se dissolva;


Sentir uscir dalle ferrate porte
Scirocco, Borea, e tutti i venti in guerra
Quest’è ‘l verno, ma tal, che gioia apporte.
Ouvir sair das fechadas portas
Siroco (*), Bóreas e todos os ventos em guerra
Este é o inverno, mas tal que alegria traz.


4) MAIS INFORMAÇÕES - Aprofundando o conhecimento:

Para saber mais sobre o concerto L'Inverno, visite:
http://euterpe.blog.br/analise-de-obra/vivaldi-o-inverno

Para conhecer outras telas de inverno de pintores famosos:
http://www.guardian.co.uk/artanddesign/series/my-favourite-winter-artworks



Atividades sobre o inverno - 2012

O inverno está aí e chegou a hora de trabalhar com as crianças essa estação. Eu gosto de explorar a noção do tempo, o clima e o esquema corporal a partir desse tema: INVERNO.

1) NOÇÃO DE TEMPO - Explorando o calendário:
 
Eu costumo preencher diariamente o calendário com as crianças, registrando o dia e como está o tempo: ensolarado, chuvoso, nublado, quente, frio, etc.

Agora que o inverno chegou é possível comparar o calendário dos meses quentes no início do ano com os dias que estamos vivendo e observar as suas características.

Para ver outras ideias do que é possível fazer com o calendário, visite o blog http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2010/01/trabalhando-o-calendario.html


2) CLIMA - Como é o inverno?

O que é o inverno? As crianças vão adorar construir essa resposta observando as características dessa estação.
- Por que os dias são mais curtos?
- Por que faz frio?
- O que as pessoas costumam comer?
- Como as pessoas costumam se vestir?
- O que é mais gostoso fazer quando está frio?
Estimule a curiosidade das crianças e registre todas as perguntas que elas fizerem sobre o assunto. Depois pesquisem juntos as respostas indo a biblioteca escolar, na sala de informática, em jornais e revistas, entrevistando pessoas, observando imagens, etc.

Quer mais ideias? Veja nos links abaixo:

>> Atividades SmartKids
http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-inverno.html

>> Animação: Estações do ano
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/estacoes-do-ano.html

>> Projeto: Dê boas vindas ao inverno!
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/estacoes-do-ano.html

3) ESQUEMA CORPORAL :

Aproveite o frio para brincar com as crianças, aquecer seus corpinhos e explorar as noções do esquema corporal: lateralidade, motricidade, percepção espaço-temporal, etc.



Outras ideias:

http://www.smartkids.com.br/especiais/ferias-de-inverno.html

http://criancas.uol.com.br/album/brincadeiras_julho_album.jhtm

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI6261-10528,00.html


4) ATIVIDADES DIVERSAS:

Fiz uma seleção de atividades no GReader. Clique aqui para visualizar todas as ideias, você também pode se inscrever para acompanhar as novidades abaixo:



Histórias infantis para o inverno


Nada melhor do que ouvir histórias no aconchego que o inverno pede. Prepare um cantinho confortável, com colchonetes e almofadas antes da contação. Crie um clima agradável, quem sabe com uma guloseima no final. Explore todos os sentidos para provocar o gosto pela leitura... Meus alunos aprovam!

1) A Formiguinha e a Neve


Leia aqui:


http://www.contandohistoria.com/a_formiguinha_e_a_neve.htm
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/06/projeto-inverno-educacao-infantil.html

Ouça aqui a versão da Coleção Disquinho:
http://www.4shared.com/mp3/XpWFCUuL/disquinho_-_A_formiguinha_e_a_.html

Atividades:
http://alegrianaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2009/11/numa-sexta-feira-em-meio-brincadeiras-e.html

2) A cigarra e a formiga



Leia a história:
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9
http://www.contandohistoria.com/a_cigarra_e_a_formiga.htm

Clique na imagem para ampliar

Sugestão de atividades:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/99/artigo220004-1.asp
http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/11/cigarra-e-formiga.html
http://dellaviartes.blogspot.com.br/2010/11/fabula-cigarra-e-formiga.html 
http://atividadespedagogicasprokeila.blogspot.com.br/2010/09/atividades-cigarra-e-formiga.html
http://goo.gl/uBp8r


3) A tristeza do inverno

Conheça essa história e algumas sugestões de atividades aqui:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/99/artigo219991-1.asp

sábado, 16 de junho de 2012

Ideias sobre o ensino da Arte

O programa Globo Educação de 16 de junho fez uma provocação:

É POSSÍVEL EDUCAR PELA ARTE?

Eu acredito que sim! E tento integrar essa linguagem a todas as atividades que realizo na sala de aula, independente das duas aulas semanais que meus alunos têm com uma professora especializada - que normalmente acontecem de forma integrada ao planejamento da turma.

Muitas vezes o ensino da Arte fica em segundo plano, em detrimento de disciplinas como Matemática e Português, mas fazer arte faz parte da nossa educação, desenvolvendo o senso estético e a cultura. Os PCNs garantem esse espaço no currículo, então como podemos aproveitá-lo?

Confira algumas ideias que podem dar certo na sua escola também:

1) GALERIA DE ARTE HEITOR DOS PRAZERES:
Escola Estadual Ismael Branco - RJ

É um espaço dentro da escola projetado para abrigar as obres de arte produzidas nas aulas dos professores Robson Martins e Graça Mary. A cada dois meses é apresentada uma nova exposição. E o espaço também conta com alunos-voluntários que guiam a visitação. Confira como o projeto funciona aqui: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=764

Veja no vídeo abaixo a inauguração do espaço em 2006:



2) VISITA A EXPOSIÇÕES
CIEP Professora Elza Vianna Fialho

Os alunos do CIEP Professora Elza Vianna Fialho tranformaram as cadeiras fora de uso na escola em arte, inspirados pela obra dos irmãos Campana. Antes de visitar a exposição, o professor falou sobre os artistas e explorou as suas obras. Depois da exposição as crianças criaram suas próprias cadeiras.

Essa é uma excelente ideia: valorizar os artistas locais visitando as exposições no seu município e depois reconstruir as obras utilizando materiais alternativos.

Imagina uma cadeira fofa como essa na sua sala?

Cadeira preferida das crianças
Cadeiras feitas pelas crianças

3) FORMAÇÃO CONTINUADA
Instituto Tomie Ohtake - SP

Sempre há novidades ou novas formas de ver e trabalhar a arte. Uma boa sugestão para quem gosta de estudar são os cursos oferecidos pelo Instituto Tomie Ohtake aos professores. Confira os cursos aqui:
http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/images/EletroCursos2012OKFinal.pdf


E para quem não quer sair de casa para estudar, os cursos online da Saraiva são uma opção: http://saraiva.iesdecursos.com.br/cursos/pedagogia/ensino-de-artes/6173/24

Também vale a visita ao Desenho Tudo: http://www.desenhotudo.com/

GOSTOU DAS IDEIAS?

Assista ao programa na íntegra aqui:
redeglobo.globo.com/globoeducacao/videos/t/edicoes/v/e-possivel-educar-pela-arte-integra/1993477/