quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Lanchinho para a volta às aulas

Gosto de preparar surpresas para os alunos na volta às aulas. Por isso adorei as ideias do Bentology, com inúmeras sugestões de lanches para as crianças. Dá para fazer com elas ou deixar prontinho. Escolha seu cardápio e bom apetite!!!


Veja mais em http://bento-logy.blogspot.com.br/

Atividades com a centena

Trabalhar com o conceito da centena exige sequência e inspiração. A Kelly do First Grade Fairytales publicou uma série de atividades para trabalhar com a centena no centésimo dia de aula. Pesquisando um pouco, descobri que é comum as escolas norte-americanas comemorarem o centésimo dia de aula. Ela planejou uma semana cheia de coisas divertidas para explorar a centena.

Minha sugestão é organizar um circuíto com as atividades como se fosse uma gincana. Elas podem ser distribuídas ao long de uma semana ou durante alguns meses. Isso vai depender do seu planejamento.

Confira algumas ideias e adapte a sua sala de aula!


1) Construir uma torre com 100 copos:

2) Pintar grupos de 10 até chegar ao 100:


3) Organizar 10 coleções com 10 coisas, formando uma centena:


4) Máquina de chicletes: Contar quantos doces há na máquina (100), e construir a sua carimbando 100 dedinhos. Depois é só fazer um gráfico para registrar a quantidade de cada cor:


5) Criar desenhos utilizando os algarismos que conpõem o numeral 100:


6) Construir um livro com as 100 COISAS QUE EU GOSTO: 10 amigos, 10 brinquedos, 10 alimentos, 10 palavras, etc.


7) Encontrar os 100 círculos escondidos pela sala de aula e organizar na ordem crescente:

8) Pintar 100 sorrisos (smiles) divididos em tiras de 10, e trocar entre os colegas:


9) Tiro ao alvo: arremessar até chegar ao 100:


10) Criar um caminho com 100 peças, tipo blocos lógicos ou material dourado:


11) Construir algo com 100 peças de Lego:


12) Cantar, contar e dançar:

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Folder para a volta às aulas

Eu gosto de enviar para os pais, no primeiro dia de aula, um folder com orientações sobre o ano, o horário das atividades, o material que deve estar diariamente na mochila, roupas adequadas para o dia da Educação Física, importância da leitura em casa, contatos da escola, etc.

Por isso eu adorei esse modelo que encontrei no blog First Grade Fairytalesfeito pela Kelly. Agora vou adaptar a ideia aos recados que costumo enviar! Dê uma olhada no blog: http://thefirstgradefairytales.blogspot.com.br/2012/08/made-it-monday-blog-hop.html

Para confeccioná-lo basta criar uma página para cada assunto, mantendo o assunto abaixo e a explicação acima. Depois é só imprimir, recortar e colar ou grampear. Para quem gosta de scrapbook, dá para enfeitar com alguns lacinhos, botões, etc...

http://thefirstgradefairytales.blogspot.com.br

Desenho para a volta às aulas

Gosto de novidades na sala de aula. Por isso adorei o desenho The Berenstain Bears no episódio Go to School. Se precisar de ajuda use o tradutor de legendas do YouTube. Você pode ir narrando a hiostória para seus alunos se eles ainda não dominam a leitura ou deixar que eles narrem a história a partir das imagens.




Gostou do desenho? Há muito mais no canal deles no YouTube:
http://www.youtube.com/user/PBSBerenstain

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Paletas de cores

Sempre que eu preciso fazer uma apresentação recorro a programas que me ajudam a montar uma paleta de cores. Procuro harmonizar as cores buscando aquelas que fazem contraste com os tons que escolhi.

1. Universo da Cor
http://www.universodacor.com.br/

Disponibiliza duas opções:

2.Kuler
https://kuler.adobe.com/
Gerador de temas cromáticos

3. Colour Rotate
http://web.colorotate.org/

4. Colour Lovers
http://www.colourlovers.com/
Vários modelos para se inspirar...
5. Outras ideias:
http://donadascoisinhas.blogspot.com.br/2012/07/como-criar-sua-paleta-de-cores.html
Criar paletas de cores a partir de imagens. Lindo <3 br="br">

50 ideias para a volta às aulas

A Jamielyn publicou 50 ideias muito fofas para a volta às aulas. Compartilho aqui as que eu mais gostei! Mas não deixe de visitar todas as ideias no blog dela: http://www.iheartnaptime.net/back-to-school-ideas/

...lembrancinhas
...festinha

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O que você quer ser quando crescer?

Como eu tive a chance de nascer novamente, mais precisamente, pela terceira vez nessa vida, tenho me feito essa pergunta constantemente... Deivison Pedroza, no vídeo abaixo, ilustra bem meus pensamentos no momento...



SONHOS:
O que você quer ser quando crescer...

Deivison Pedroza

"Quando se é pequeno tudo o que você deseja se torna bem mais simples do que parece.
Construir o próprio patrimônio, chegar a lua, ter o emprego dos sonhos, viajar pelo mundo.
O engraçado é que você cresce e maioria desses desejos permanece com você por muito tempo.

Alguns vão continuar apenas como sonhos, outros podem até virar realidade, mas para isso é preciso que você responda a uma pequena pergunta: O que você quer ser quando crescer?

Astronauta, médico, bombeiro.

Saber essa resposta, não será o fim das suas buscas e sim o seu ponto de partida para várias outras. É através dela que o seu futuro começa a ser desenhado, é ela que transforma o plano louco em algo totalmente possível.

Comigo não foi diferente, assim como você, eu queria o improvável, o surpreendente, o inovador, fazer o que ninguém mais seria capaz de realizar, ir tão longe que nenhuma outra pessoa pudesse me alcançar, ser o descobridor de uma nova era, ou quem sabe, de um novo tempo.

Na verdade eu queria mesmo era realizar os meus desejos, assim como numa brincadeira de criança, conquistar tudo aquilo que parecia improvável: o trabalho dos sonhos, a família perfeita, e porque não, viajar pelo espaço.

Não cheguei a ser astronauta, não fui bombeiro e muito menos médico, mas experimentei o novo, comecei do zero, fiz de tudo e tudo de uma forma diferente. Servi a aeronáutica, vendi jornais, verduras e picolé, trabalhei como ajudante na construção civil, fui operador de produção, pintor e até artesão.

O meu primeiro património não foi nenhum castelo, vendi muito esterco e metal para adquiri-lo.

Talvez todas essas funções não me permitiram enxergar mais longe naquele momento, mas com certeza permitiu-me ter experiência suficiente para crescer com humildade, amadurecer, ter responsabilidades, experimentar a minha capacidade de empreender para viver e estar a frente do tempo em que vivia.

E você, tem sonhado com o que? Quais os seus planos para chegar lá? Ficar parado não vai lhe trazer nenhum resultado inovador, não lamente a sua sorte, não tenha vergonha do que faz, posso te dar um conselho, sonhe, experimente, faça o novo, busque a concretização dos se sonhos todos os dias, escolha fazer o que você gosta, não apenas aquilo que lhe traz dinheiro, ele virá naturalmente através de seus esforços. Seja fiel aos seus valores, faça com amor e seja o melhor naquilo que faz, lembre-se você é o único responsável pelo seu êxito, coloque-se sempre em primeiro plano, ame o próximo, na mesma proporção que se ama, somos todos capazes de ser e fazer, não deixe que façam por você, erre e erre de novo, e através do seu erro ganhe experiência, não seja tão duro com você mesmo.

E quando tudo parecer difícil volte a ser criança novamente, sem nenhum medo de responder aquela simples pergunta, o que você quer ser quando crescer."

Projeto Identidade: O que você quer ser quando crescer?

Costumamos abordar esse tema com todos os alunos, desde as séries iniciais até o final do Ensino Médio (especialmente porque eles estão a um passo da vida adulta!).

O vídeo "Sonhos: O que você quer ser quando crescer?" do Deivison Pedroza nos faz pensar que sempre é tempo de mudar nosso futuro. Basta querer! Essa é uma boa reflexão para fazer com os alunos!

::PROPOSTA DE TRABALHO::

1. Assistir o vídeo: http://youtu.be/IAnzAWt5tCI

2. Conversar com os alunos sobre suas expectativas para o futuro. Fazer os registros.

3. Pesquisar imagens que ilustrem as expectativas individuais e salvar no computador.

4. Construir um cartaz digital com essas imagens, utilizando o Glogster ou outra ferramenta que permita criar uma apresentação multimídia.

OU

5. Faça um vídeo usando o banco de imagens construído a partir das suas expectativas com o Editor Online do YouTube (http://www.youtube.com/editor?hl=pt&gl=BR) ou o Pixorial (http://www.pixorial.com/).

6. Compartilhe as produções dos alunos! Isso é muito importante para eles:

IDEIA 1: convide todos os professores da turma para assistirem os vídeos ou cartazes e deixarem comentários motivadores.

IDEIA 2: leve os pais até o Laboratório de Informática para assistirem os vídeos dos seus filhos e deixarem seus comentários.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: hora - Parte 01

Você sabe como surgiram as horas? Os babilônios, entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Foi através de um relógio de sol que eles dividiram o dia em 12 partes e depois em 24.

Vamos repetir essa experiência construindo um relógio de sol? O Guia Prático da Educação Infantil nos ensina como fazer:

Clique aqui para acompanhar o passo a passo.

"Os povos antigos construíam relógios de Sol para medir a passagem do tempo, pela observação da posição do Sol. Eles notavam a sombra que o Sol provocava nos objetos em cada período do dia."


::CURIOSIDADES::

A Revista Mundo Estranho traz um artigo muito curioso "Quem definiu o tamanho das horas e dos minutos?" escrito pela Sheila Miranda.

DIA
Os babilônios precisavam medir o tempo em frações menores que o dia e a noite. Para isso, inventaram o primeiro relógio da humanidade, o relógio de sol. Ainda não dava para marcar as horas com precisão, mas a trajetória da sombra separava o dia em 12 partes. Com o mesmo raciocínio, dividiram a noite também.
 
HORA
A definição de horas, minutos e segundos era conhecida desde os babilônios, mas demorou até alguém medir o tempo com precisão. O relógio mecânico só surgiu no século 14 e atrasava 15 minutos por dia – um dia a cada três meses! Em 1656, com o relógio de pêndulo, o atraso diminuiu para um minuto por semana.
 
OUTRAS MEDIDAS
Com o avanço tecnológico, surgiu a necessidade de medir intervalos de tempo menores. É o caso do microssegundo (milionésima parte de um segundo), do femtossegundo (1 quatrilhão de vezes menor que um segundo) e do attossegundo (mil quatrilhão de vezes menor que um segundo), o menor tempo já medido por cientistas
Membros da Revolução Francesa tentaram emplacar um sistema decimal para medir o tempo – a fim de uniformizá-lo com as medidas de distância


::ATIVIDADES::

Além da experiência há muitas atividades para fazer com os alunos na sala de aula. Veja algumas sugestões:

http://colorir-desenho.com/medidas-de-tempo-para-imprimir

http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/09/atividades-de-matematica-medidas-de.html

http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2011/12/atividade-medida-de-tempo-projeto-circo.html

http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2012/02/o-relogio.html

Atividades com medidas de tempo: RELÓGIO

Usamos o relógio para acompanhar a passagem do tempo. Sugeri outras atividades com ele aqui e aqui, integrando com a Matemática e a Literatura, respectivamente. E quem sabe trabalhar com a Arte?

A obra A persistência da Memória de Salvador Dali é um excelente exemplo. Observem a obra e falem espontaneamente sobre as diversas interpretações. Pesquisem na internet mais sobre esse artista e a tela, pintada em 1931 depois de um jantar. Dá para acreditar que Dali se inspirou em um queijo?

          Outras ideias...

1) Crie uma trilha sonora para acompanhar a observação da tela. Os alunos pordem produzir um vídeo ou um podcast com a produção. Veja como poderá ficar:


2) Modele a tela em 3D. Há inúmeros programas que podem ajudar, mas se você trabalha com crianças pode fazer com massa de modelar e filmar em diferentes ângulos. Veja como:


3) Crie um número artístico, envolvendo a dança por exemplo, a partir da análise da tela:


4) O MAIS INTERESSANTE: descobri essa animação feita numa parceria entre Walt Disney e Salvador Dali. É linda e faz referências a diversas obras do artísta. E é um ótimo ponto de partida para diversas atividades artísticas...


Quer saber mais sobre Salvador Dali?

Sugiro essa reportagem da Revista Ciência Hoje das Crianças
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-pinceladas-de-dali/

Atividades com medidas de tempo: hora - Parte 02

Não tem como trabalhar com a noção de hora sem confeccionar um relógio, certo? E brincar muito com ele! Mas você conhece a origem do relógio? Confira:

"O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade em vários formatos. Os mais antigos eram os relógios de sol, os relógios de água (clepsidras) e relógios de areia (ampulhetas). Em 850 da era atual foi construido um relógio mecânico, que pode ter sido contruído pelo monge francês Gerbert, posteriorente Papa Silvestre II. Outras grandes construtores e aperfeiçoadores dos relógios foram; Ricardo de Walinfard (1344); Santigo de Dondis (1344) e o seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius" e Henrique de Vick (1370).Já o primeiro relógio de bolso foi construído em Nuremberg por Pedro Henlein. Com os relógios mecânicos surgiu uma grande variedade de técnicas de registo da passagem do tempo."

Para saber mais curiosidades visite um dos Museus do Relógio:
http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio
http://www.museudorelogio.com/
Leia a reportagem na Revista Ciência Hoje das Crianças:
RELÓGIOS PARA TODOS OS TEMPOS
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/relogios-para-todos-os-tempos/
Assista o vídeo:


Confeccione seu relógio. Escolha um modelo para fazer com papelão ou EVA:

Outras sugestões? Visite:
http://planetaatividades.blogspot.com.br/2012/12/atividades-para-ensinar-ver-as-horas.html?utm_source=BP_recent

Atividades com medidas de tempo: hora - Parte 03

O relógio é um importante instrumento para marcarmos a passagem do tempo. Além de confeccioná-lo acho interessante explorar esse tema através de outras linguagens. Por isso gosto de recorrer as referências da minha infância. Quem lembra da Arca de Noé do Vinícius de Moraes? Eu lembro de cada poema, recitado e cantado!

A proposta aqui é recitar, cantar e dançar O Relógio:

O Relógio
Vinicius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia



::ATIVIDADES::

Eu gosto de brincar de QUEBRA POEMA com as crianças. Para isso eu imprimo o poema e recortamos cada verso: quantos quantos são, misturamos tudo e depois os pequenos tem que reordenar o poema. Para conferir se fizeram certo, faço eles compararem a sua versão com a letra do poema.

Atividades com medidas de tempo: poesia

Vamos integrar a Matemática a Literatura? Há inúmeros poemas que podemos usar na sala de aula... Inspire-se...

O Tempo
Mário Quintana

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.





 

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.




Oração ao Tempo
Caetano Veloso
 És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

   

OUTRAS SUGESTÕES:
“Os últimos dias” e “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: dia e noite - Parte 05

Você conhece esse curta metragem da Disney Pixar? Ele foi exibido antes do Filme Toy Story 3 nos cinemas. Acho que essa animação vai ajudar na construção da noção de tempo. Confira a sinopse:

"Quando Dia, um cara ensolarado, encontra Noite, um estranho de humor sombrio, as faíscas surgem! Dia & Noite ficam suspeitos e assustados um com o outro, e rapidamente começam no pé errado. Mas, a medida que descobrem as qualidades únicas um do outro e se dão conta que são diferentes janelas para um mesmo mundo, sua amizade ajuda ambos a ganhar uma nova perspectiva." 
Em http://www.curtasmetragens.com.br/index.php/dia-noite-day-night-curta-by-pixar/

Assista o filme:


A história aborda muitos temas, como convivência com a diferença e a aceitação da diversidade, mas voltando para as noções de tempo sugiro duas atividades:

1) Listar as coisas boas que fazemos durante o dia e a noite. Explorar esse tema com desenhos, recortes, apresentações de slides, vídeos, etc.

2) Trabalhar com a sequência lógica. Separei algumas imagens do filme para serem impressas e organizadas pelas crianças. Isso também pode ser feito numa apresentação de slides (PowerPoin/Impress). Ou virarem um jogo de memória.

Escolha algumas imagens ou use todas, dependendo da idade dos seus alunos:














 





Compartilhe