quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Convite para visitar a Biblioteca - Professores

Fiz um convite especial para que os professores fossem visitar a Biblioteca da escola. Foi uma estratégia para aproximá-los desse ambiente e começar o planejamento do ano.


Durante as visitas conversamos sobre o empréstimo de livros e estratégias de incentivo a leitura. Junto ao horário de empréstimos, faremos a Hora da Leitura, aproveitando o amplo espaço da sala da Biblioteca.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Atividades para o primeiro dia de aula

Separei algumas atividades que podem ser adaptadas para o primeiro dia de aula, ou como tarefa para a primeira semana:

1) Criar um texto a partir da ideia: ESTE ANO, JUNTOS VAMOS...
Cada aluno pode criar o seu e depois agrupar os textos da turma, como se fosse um compromisso assumido de forma coletiva. Ou pode ser feito um texto coletivo.

2) As crianças podem escrever como se sentiram no primeiro dia de aula, ou na primeira semana, bem como a sua família. É uma grande oportunidade de aproximação entre os pais e a escola.


3) Achar o caminho e completar as figuras são atividades que os alunos não alfabetizados conseguem fazer sozinhos. Acho importante esse tipo de atividade para que todos se sintam seguros e confiantes em relação a sua aprendizagem. Além de desenvolver a motricidade fina e a percepção viso-motora.


4) Agora se as crianças já conhecem as letras é bom fazer uma revisão. As atividades a seguir precisam ser adaptadas, pois o texto está em espanhol. Mas é um problema simples de resolver usando um editor de imagem como o Paint.



Fonte: http://maestraasuncion.blogspot.com.br/2011/10/full-actividades-fotocopiables-de.html 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Criando vídeos nas escola a partir da poesia


"Ler é sonhar pela mão de outrem"

Fernando Pessoa




Adorei o trabalho da Gabriella Scott, apresentado acima. Ela ilustrou um verso de Fernando Pessoa, sem grandes recursos cênicos ou audiovisuais. Seria interessante que os alunos pudessem escolher seu verso preferido e criassem um vídeo. É possível usar várias técnicas, tudo depende da imaginação de cada um.

Após escolher o verso, os alunos precisam criar um roteiro, pensando em como representar aquela ideia e quais materiais podem usar. Depois é só filmar e publicar.

Gosto de trabalhar com roteiros porque dispensam a edição do vídeo depois. O objetivo dessa atividade é a representação artística de uma ideia, não a edição do vídeo. Mas se houver tempo, também é possível.

Foto em http://sr.photos3.fotosearch.com/bthumb/UNN/UNN830/u11317133.jpg

Frase do dia