quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O Relógio - Vinícius de Moraes

Depois de cantar e dançar a música O Relógio do Vinícius de Moraes, os alunos do 2º ano ilustraram a música para o clip. Cante com a gente

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pontos Turísticos de Caxias do Sul

Os meus alunos do 4º ano estão trabalhando com geolocalização. Eles passearam pelos pontos turísticos do nosso município, pesquisaram imagens online e tiveram que localizar no mapa de Caxias do Sul os locais que mais gostaram.

Para isso usaram o UMAPPER, site que permite personalizar mapas. Foi um projeto trabalhoso, mas está aqui o belo resultado! Passeie pelo município conosco:





Pontos Turísticos de Caxias do Sul - Parte 2

Confira mais alguns mapas dos Pontos Turísticos de Caxias do Sul criados pelos alunos do 4º ano:





Pontos Turísticos de Caxias do Sul - Parte 3

Meus alunos estão trabalhando com geolocalização dos Pontos Turísticos de Caxias do Sul, como eu já contei aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2015/09/pontos-turisticos-de-caxias-do-sul.html

Os alunos passearam pelos pontos turísticos do nosso município, pesquisaram imagens online e tiveram que localizar no mapa de Caxias do Sul os locais que mais gostaram. Foram muitas produções dos alunos, pois eles trabalharam em duplas. Então compartilho aqui os links de todos:

http://www.umapper.com/maps/view/id/337901/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333568/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333464/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337898/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333471/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337900/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333463/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337896/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333470/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337902/

http://www.umapper.com/maps/view/id/333462/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337899/

http://www.umapper.com/maps/view/id/335859/

http://www.umapper.com/maps/view/id/337897/

http://www.umapper.com/maps/view/id/328267/

Imprima o nosso marcador para ter o seu mapa sempre a mão:

Clique sobre a imagem para ampliar

UMAPPER -

O UMapper é um site usado para criar mapas on-line. Mas isso já não existe? Sim, mas ele permite a customização dos principais sites de geolocalização como o Google Maps,Bing Maps, Microsoft Virtual Earth ou OpenStreet. E isso é bom, pois nem todos os sites são compatíveis com os recursos que temos nos Laboratórios de Informática.


  • No mapa você poderá adicionar marcadores, linhas, polígonos, círculos e retângulos para demarcar as áreas do seu interesse;
  • Os marcadores são customizáveis ​​e também podem incluir clipes de áudio e suas próprias fotos ao mapa;
  • Os mapas poderão ser públicos ou restritos a logins específicos do UMapper, e poderão ser alterados colaborativamente entre estes logins ou usuários anônimos;
  • Após criar seu mapa, você poderá obter o código correspondente para inserí-lo no seu site ou blog;
  • Você pode criar rapidamente mapas de previsão de tempo ou exibir buscas no Twitter geograficamente (http://www.youtube.com/watch?v=lmGQbJPkC6Q);
  • Criar mapas em modo Wiki para que ele possa ser editado para muitos;
  • Criar jogos usando o GeoDart Game.
Ficou interessado? Meus alunos estão adorando a experiência. Faça também!


Acesse:
http://www.umapper.com/

Fontes:
http://www.zooming.com.br/whmcs/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=153
https://ijnet.org/pt-br/blog/umapper-uma-ferramenta-f%C3%A1cil-de-mapeamento-para-jornalistas
http://www.egeomate.com/pt/umapper-for-publishing-maps-in-the-web/
http://pt.slideshare.net/JorgeCumbal/uso-deapper

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sombras de animais com as mãos

Meus alunos adoram criar formas com as mãos na frente da luz, especialmente quando eu esqueço o datashow ligado. Por isso eu decidi explorar o mundo das sombras com as crianças. Aproveitei o Projeto Animais do Mundinho para trabalhar com as sombras dos animais com a turma do 2º ano:

1. Assistimos um vídeo com sombras.
2. Aprendemos a criar sombras de animais com as mãos.
3. Brincamos de fazer sombras na tela branca.
4. Criamos e fotografamos uma história com as sombras que aprendemos.

Brincando com sombras