segunda-feira, 16 de novembro de 2015

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Meio Ambiente - SIMECS Ambiental

Minha aluna Isabelle levou para a escola um DVD que ela ganhou do avô: o Vídeo SIMECS Ambiental, que tem o objetivo de servir para uma reflexão social a respeito da necessidade de preservamos o Meio Ambiente e garantir um futuro melhor às próximas gerações.

O vídeo tem aproximadamente seis minutos de duração, focando em três aspectos importantes de preservação do meio ambiente: a água, o lixo e a energia. O vídeo tem como atração o personagem de animação, "Sid-Sementinha" que faz o papel de apresentador das ações que visam a preservação ambiental.


Depois de assistir ao vídeo, nós conversamos sobre como podemos cuidar do meio ambiente e as crianças criaram animações no GCompris. Foi muita animação!!!

domingo, 1 de novembro de 2015

Fakebook - Rede social de personagens



Meus alunos são muito jovens para andarem desacompanhados pelas redes sociais, mas são fascinados pelo assunto. Então encontrei uma alternativa pedagógica para o Facebook, especialmente para professores, como eu, que trabalha com crianças pequenas. O Fakebook permite criar perfis de personagens históricos, literários, etc. Com um pouco de criatividade, pode ser usado pedagogicamente em diversas situações.

O Fakebook é uma ferramenta criada por Russel Tarr, que permite aos usuários criar perfis irreais Facebook. Fakebook pode ser usado para traçar o enredo de um livro, o desenvolvimento de um personagem, uma série de acontecimentos históricos, os debates e as relações entre as pessoas, e assim por diante!

Para começar a usar Fakebook, você só precisa digitar um nome no topo da página, em seguida, avance para adicionar amigos, posts, comentários e informações de perfil. Você também pode salvar seu trabalho e editá-lo mais tarde.


Quer conhecer algumas páginas? Acesse aqui: