sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Filme de Natal: Operação Presente

Uma ótima dica de filme para os pequenos, que estão começando a duvidar do Papai Noel: Operação Presente.

"Como é que Papai Noel consegue 
entregar todos os presentes 
em uma única noite?" 

Em um lugar escondido no Polo Norte, encontra-se a resposta. Em meio a chamada "operação presente", Arthur tem um missão muito especial que precisa ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal.

Além de assistir o filme com as crianças, é possível pensar em outras atividades:

1) Antes de ver o filme...
Assistir o trailler e criar um texto, usando os elementos do trailler, respondendo a pergunta: como é que o Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?


2) Criar jogos de palavras e frases a partir de cenas do filme:


3) Criar jogos com imagens de colorir:


4) Jogos online:




5) Localizar no mapa os locais citados na história, refazendo o caminho do Papai Noel. Criar um mapa com o caminho que o Papai Noel faria até chegar na sua casa, saindo do Poló Norte:


6) Seguir o Papai Noel:


.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Programação para Crianças - 1º ano

Experimentando o Bitsbox pensei em uma atividade para fazer com os pequenos do 1º ano usando a lousa digital:

- Acessar o https://bitsbox.com/hoc2015.html

- Desenvolver colaborativamente o aplicativo Finger Painter


- Interagir no aplicativo, usando a lousa digital e tablets


- Alterar alguns parâmetros, como o fundo, a cor, a espessura do pincel, etc. Explorar a imaginação das crianças.

::PARA SABER MAIS::

https://bitsbox.com/grownups/youngerkidsk-1.html

Programação para crianças - Bitsbox


Fiquei interessada na proposta do Bitsbox, um site onde as crianças aprendem a fazer programação para criar aplicativos reais, que funcionam em celulares e tablets. Funciona como a assinatura de uma revista, e a cada mês o assinante recebe uma surpresa com várias ideias de programas que as crianças podem aprender. A caixa disponibiliza livros de atividades com linhas de código para experimentar, cartas com linhas de código com exemplos de aplicações, tatuagens temporárias com conceitos e frases sobre a programação, algumas surpresas, entre outros produtos. Tudo isto, numa perspetiva de experimentar e utilizar depois diretamente nos dispositivos móveis.

Ela foi criada por dois ex-funcionários do Google, Scott Lininger e Aidan Chopra, que largaram seus empregos e lançaram a Bitsbox, que tem sede no Colorado, Estados Unidos. A dupla defende que saber programar não é coisa apenas de programadores, mas de todos que querem ser criativos.


Nós não ensinamos nossos filhos a ler e escrever para que sejam escritores. Nós ensinamos essas habilidades para que eles possam ser felizes e bem-sucedidos no caminho que eles escolherem.”
Lininger

Minha ideia é criar uma caixa para os meus alunos, a partir dos programas que temos disponíveis na escola, com desafios para criar jogos e animações. Alguém interessado em cooperar?

Para experimentar online, clique aqui:



::PARA SABER MAIS::

http://ferramentasticedu.blogspot.com.br/2015/11/bitsbox.html

http://www.blogmodainfantil.com.br/bitsbox-site-onde-as-criancas-aprendem-a-fazer-programacao-para-criar-aplicativos-reais/

http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Educacao/noticia/2015/02/ex-funcionarios-do-google-criam-startup-para-ensinar-programacao-criancas.html


Compartilhe