A querida Ivana Kaiper descoloriu essa história do Almanaque temático Magali n.° 4, de outubro de 2007, retirando algumas partes para ficar mais curta e melhor de trabalhar. A profe Lisandra gostou da história e eu criei uma atividade para fazer com as crianças no laboratório de informática:
Nessa época de sucesso de canais no YouTube, encontrei um adorável: para conhecer e inspirar. Os episódios do 8-Bit Philosophy estão disponíveis no YouTube (acesse aqui, em inglês) e foram criados por Jacob S. Salamon e Jared F. Bauer.
Os dois cineastas norte-americanos se perguntaram o que os filósofos Platão e Jean Paul Sartre têm em comum com games do Nes, videogame da década de 1980? E isso deu origem a uma série de vídeos educativos unindo teorias muitas vezes difíceis com jogos clássicos. Os criadores acharam divertido unir games e filosofia e viram um público potencial na grande quantidade de vídeos dedicados a games no site de vídeos.
A primeira animação usou gráficos de "The Legend of Zelda" para dar conta da alegoria da caverna, de Platão. Logo personagens de Mario viraram proletários explorados que explicam teorias de Karl Marx e o azulão Megaman se viu atirando no vilão Willy para entender conceitos de Friedrich Nietzsche.
Immanuel Kant e o jogo de tiro Contra se fundiram em "Kantra - Os humanos operam como computadores?".
Conceitos de René Descartes, Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e outros filósofos também são abordados.
Os GIFs voltaram! E são ainda mais fáceis de fazer. Estou testando algumas possibilidades para trabalhar com os alunos. Comecei com o Vídeo GIF: http://pt.bloggif.com/video