quarta-feira, 27 de abril de 2016

Atividades sobre saúde bucal

Os pequenos do 2º ano estão preocupados com a queda dos seus dentes, por isso preparamos algumas atividades, que começam com a história de Lola:


Depois de recontar a história da Lola oralmente, cada aluno vai contar a sua história pessoal através de desenhos no KolourPaint.

E, de brinde, um pouco de diversão online:

http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Jogos.cvsp



Atividades sobre saúde bucal - Parte 2

A querida Ivana Kaiper descoloriu essa história do Almanaque temático Magali n.° 4, de outubro de 2007, retirando algumas partes para ficar mais curta e melhor de trabalhar. A profe Lisandra gostou da história e eu criei uma atividade para fazer com as crianças no laboratório de informática:


A proposta é reescrever a história, com suas palavras.


sábado, 23 de abril de 2016

terça-feira, 19 de abril de 2016

DIA DO ÍNDIO - Origem das palavras

A profª Michele trabalhou com o 4º ano algumas palavras de origem indígena, tendo como ponto de partida o vídeo a seguir:


E para completar a atividade, descobrimos outras tantas...




sábado, 16 de abril de 2016

Filosofia no YouTube: 8-Bit Philosophy

Nessa época de sucesso de canais no YouTube, encontrei um adorável: para conhecer e inspirar. Os episódios do 8-Bit Philosophy estão disponíveis no YouTube (acesse aqui, em inglês) e foram criados por Jacob S. Salamon e Jared F. Bauer.

Os dois cineastas norte-americanos se perguntaram o que os filósofos Platão e Jean Paul Sartre têm em comum com games do Nes, videogame da década de 1980? E isso deu origem a uma série de vídeos educativos unindo teorias muitas vezes difíceis com jogos clássicos. Os criadores acharam divertido unir games e filosofia e viram um público potencial na grande quantidade de vídeos dedicados a games no site de vídeos.

A primeira animação usou gráficos de "The Legend of Zelda" para dar conta da alegoria da caverna, de Platão. Logo personagens de Mario viraram proletários explorados que explicam teorias de Karl Marx e o azulão Megaman se viu atirando no vilão Willy para entender conceitos de Friedrich Nietzsche. Immanuel Kant e o jogo de tiro Contra se fundiram em "Kantra - Os humanos operam como computadores?". Conceitos de René Descartes, Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e outros filósofos também são abordados.

Confira um episódio:


Conheça o Canal:

domingo, 10 de abril de 2016

ATIVIDADES SOBRE O AEDES AEGYPTI - 1º ano

Criei uma série de atividades para brincar com os pequenos do 1º ano. Faça download e se divirta também!

sábado, 9 de abril de 2016

Construindo GIFs

Os GIFs voltaram! E são ainda mais fáceis de fazer. Estou testando algumas possibilidades para trabalhar com os alunos. Comecei com o Vídeo GIF: http://pt.bloggif.com/video