segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mapa da Literatura Brasileira

O Mapa da Literatura Brasileira reúne contos, poemas, crônicas, romances de autores atuais e do passado, originários de diversas regiões do país. É um olhar sobre o Brasil por meio de sua Literatura. 

O mapa permite filtrar obras por público-alvo (adulto ou infanto-juvenil), nível de escolaridade (Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, EJA), linguagem (prosa, poesia e teatro), regiões, além do critério por temática como literatura indígena, periférica, entre outras.

A plataforma traz um mapa interativo do Brasil que mostra por meio de marcadores a distribuição dessas categorias. Ao clicar sobre o marcador, uma resenha sobre o escritor e as características da obra escolhida aparecem para o internauta. Há também informações adicionais disponíveis na rede como vídeos e entrevistas.

O visitante pode também contribuir para o mapeamento com indicações de livros e autores. Para isso, basta preencher um cadastro com dados pessoais e informações sobre a obra e o autor que gostaria de sugerir.

Conheça o Mapa da Literatura Brasileira:



Fonte:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/plataforma-mapeia-obras-literarias-pelo-brasil/

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Por que usar Minecraft na educação?

Produzido por Sintian Schmidt

Não é só porque está na moda, ou porque as crianças adoram. Minecraft tem muito a ensinar, mesmo sem a clara intenção de fazer isso. Ele oferece possibilidades criativas, sociais e educacionais, acredita? Então tire uns minutos para conhecer o jogo e observe... Há leitura, escrita, matemática, ciências, história, arte,... É muito conhecimento envolvido! Ele só não é sistematizado como na escola, e é por isso que tudo é tão interessante ;-)

A escola pode fazer algumas associações entre o que acontece no jogo e a vida real. Por exemplo, como forjamos metais? Existem biomas semelhantes no nosso planeta? Onde se localizam? Peça para as crianças elaborarem suas perguntas. As curiosidades podem gerar grandes projetos de aprendizagem :-)

Um aspecto importante do jogo é que há modos diferentes de jogar. O meu preferido é o CRIATIVE, onde o jogador cria o seu mundo, com liberdade e muita imaginação. O preferido dos meus alunos é o SURVIVAL, onde o foco é a sobrevivência e o jogador precisa extrair recursos do mundo a sua volta, como madeira, pedra e ferro, para construir, se equipar e se armar até conquistar seu espaço. Existem outros modos, como o ADVENTURE e o HARDCORE, que adicionam dificuldade ao jogo.

Independente da forma de jogar, os princípios são os mesmos: criar um mundo com os elementos disponíveis, habitá-lo e sobreviver. Como na vida real!
E na escola?

Podemos simular no jogo situações de aprendizagem ou usar situações do jogo na sala de aula (é o que eu estou fazendo). Como construir as pirâmides do Egito. Ou fazer uma experiência científica para forjar metais, imitando o jogo.

Podemos usar vídeos e animações produzidos no jogo para ilustrar situações de ensino. E podemos criar vídeos e animações com elementos do jogo em situações de aprendizagem. Como explicar uma sociedade feudal.

O limite é a criatividade, do professor e do aluno. Eu tenho me inspirado nas crianças, e elas estão adorando ver suas ideias em prática nas nossas aulas. É um momento lúdico de muita criatividade e cumplicidade, quando aprendemos juntos. Vale muito a pena experimentar.

Em 2014 escrevi um artigo para a revista Tecnologias na Educação sobre o tema:
Indico a leitura: 
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art12-ano6-vol10-julho2014.pdf


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
http://amylandisman.com/2013/10/a-homeschool-moms-guide-to-minecraft-learning/

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sudoku das Letras

Eu adoro Sudoku, é só ver a quantidade de posts sobre o assunto aqui no blog: http://bloguinfo.blogspot.com.br/search?q=sudoku

Desta vez eu separei uma versão com letras, para os pequenos da alfabetização, que estão reconhecendo as letras. Experimente:

http://www.wordplays.com/wordgames/sudoku

http://www.sudokudragon.com/dailyword.php

http://www.activityvillage.co.uk/word-sudoku (para imprimir)


Nonograma - Jogo de lógica

Pesquisando games para trabalhar nas aulas de Progressão com os pequenos, encontrei o NONOGRAMA. Jogo de origem japosesa, baseia-se em deduções lógicas, assim como o Sudoku. O jogo tem de fato a mesma aparência de um Sudoku, mas o objetivo não é preencher com números. Nele, os quadradinhos devem apenas ser pintados ou não pintados. No final, o conjunto de quadradinhos pintados forma uma figura.

QUER APRENDER A JOGAR? Acesse:
https://voidvision.wordpress.com/2010/10/30/nonogramas/


PARA JOGAR:







Robótica - Cálculos e matemática

Estou introduzindo os estudos de robótica por diversos meios. Inclusive nas aulas de matemática. Separei uma atividade que além de exercitar cálculos das quatro operações, traz o desenho em malha quadriculada.

Não é apenas a imagem de um robo, mas todos os conceitos envolvidos na atividade. Divirta-se!



“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” 
Alan Kay, cientista da computação, em 1971.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Conhecendo Guto Lacaz

Estamos começando um projeto com as obras de Guto Lacaz, artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo brasileiro. A produção de Guto Lacaz transita entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre tratados com humor e ironia.

É difícil escolher uma obra, por isso separei algumas das minhas preferidas:








Conheça a obra na íntegra:

Meio Ambiente - Guto Lacaz

Descreva a imagem a seguir:


Quais são as interpretações possíveis?

Desenhando com linhas retas

Vamos desenhar com linhas? Inspire-se na obra de Guto Lacaz:




domingo, 22 de maio de 2016

Biblioteca no Minecraft

Esse sonho é antigo, e agora esta tomando forma. Vou criar uma biblioteca no Minecraft com meus alunos da Progressão. Por isso separei algumas dicas para me ajudar:

1) COMO FAZER UMA BIBLIOTECA NO MINECRAFT:


2) LIVRO:
http://minecraft-br.gamepedia.com/Livro



3) ESTANTE:
http://minecraft-br.gamepedia.com/Estante



4) LIVRO COM PENA:
Após criar um livro comum, é possível transformá-lo em um livro com pena para escrever você mesmo nele. Para isso, o jogador precisa apenas de um pouco de tinta e uma pena!
Para ver como fazer:
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/como-fazer-livro-com-pena-e-comum-para-ser-encantado-no-minecraft.html


PARA RIR UM POUQUINHO:

Tabuada Junina

Inspiração para construir com os alunos ou para imprimir e distribuir:


Outra sugestão:


Criando skins para Minecraft

Meus alunos adoram Minecraft, por isso estou separando algumas atividades para trabalharmos nas aulas de informática. O primeiro passo será criar skins, o personagem principal do jogo.

Separei alguns links:

http://www.jogosfas.com/jogo/criar-minecraft-skins

http://minecraft.novaskin.me/

https://seuscraft.com/create/skins

PARA ANDROID:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.keeratipong.skineditorminecraft

Se você tiver outras dicas, deixe aqui nos comentários.

Matemática e Minecraft


VEJA MAIS EM:

Atividades com Minecraft





VEJA MAIS EM:

Bancos de imagens

Confira meus preferidos, no momento:

http://paperzip.co.uk/

http://www.freepik.com/

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Desenhos para colorir do Minecraft

A pintura também tem seu papel na educação e nas aulas de informática: por trás desse simples ato está o controle do mouse, reconhecimento de cores e texturas, percepção de força, coordenação olho e mão, além da noção espacial em duas dimensões.

Se quiser ler mais sobre o assunto, sugiro o artigo Colorir: qual a importância?
Disponível aqui: http://colorirdesenhos.com/artigos/colorir-qual-sua-importancia

E para os pequenos que adoram Minecraft, separei algumas imagens. Basta clicar e se divertir!



domingo, 15 de maio de 2016

Desenvolvendo habilidades de leitura com Minecraft

A Scientific American, declarou: "... Minecraft não só é envolvente e criativo, mas é uma excelente plataforma para fazer qualquer área de assunto mais envolvente."

Jogos em geral desenvolvem habilidades de leitura. A verdadeira razão para ler nos jogos é para aprender, experimentar novas aventuras, e descobrir o que está ao longo da próxima fase.

Vamos pensar nas habilidades de leitura:

1) FAZER INFERÊNCIAS LÓGICAS:
Na maioria dos jogos, os jogadores não podem progredir sem isso.

2) IDEIA CENTRAL:
Necessária para compreender o objetivo do jogo, até porque poucos são baseados no senso comum.

3) Análise de como e por que os indivíduos, eventos, idéias se desenvolvem e interagem:
Esta é a forma como os jogadores determinam a mecânica do jogo.

4) INTERPRETAÇÃO DE PALAVRAS E FRASES:
Muitas palavras são específicos do jogo (de domínio específico). Jogadores descobrir significado ao jogar (no contexto).

5) Avaliação do ponto de vista e finalidade de moldar o conteúdo e estilo:
Esta é a forma como os jogadores separam os bons dos maus.

6) INTERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO:
Os jogos incluem pistas que os jogadores devem decodificar a avançar.

7) RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
Delimitação e avaliação de reivindicações específicas, bem como a relevância e suficiência de provas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:


  • Qual é a história por trás do que você está construindo? Minecraft não tem uma trama de modo que o enredo deve vir a partir da imaginação dos jogadores. Como os alunos respondem a esta pergunta é sempre interessante. 


  • Quem são os personagens de seu mundo? Diga-me coisas sobre eles. O que os motiva, o que os leva a viver neste mundo? Minecraft começa com apenas um personagem - o estudante. Cabe a ele / ela encontrar mais. Muitas vezes isso vem colaborando com outros estudantes. 


  • Qual é a definição? O jogo começa como um ambiente natural repleto de perigos. O que o aluno adicionou e por quê? 


  • Qual é a sequência de eventos os personagens seguido para chegar onde quer que estejam, até ao final da sessão? Este é o enredo. 
  • Discutir por que você colaborou com outras pessoas para sobreviver neste mundo. O que eles adicionaram? 
  • Descrever uma nova abordagem que você usou no jogo que não tenha usado antes. Eu quero ver a sua criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas em ação. 
  • Descreva a pesquisa que você fez para tornar o seu mundo Minecraft mais realista e viável. Isto pode incluir geologia, geografia, química ou outro tópico.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

TAXONOMIA DE BLOOM APLICADA AO MINECRAFT



 Nível 1: LEMBRE-SE

  • Listar todos os itens em seu inventário 
  • Conheça as ações disponíveis e quais as teclas para pressionar 
  • Lembre-se de como salvar e sair do jogo 


Nível 2: ENTENDER

  • Descobrir as instruções 
  • Descrever a história do jogo a um novo jogador 
  • Explicar como cortar uma árvore 


Nível 3: APLICAR

  • Mostrar às outras pessoas como jogar o jogo 
  • Tirar screenshots para mostrar o que eles significam 
  • Faça um mapa para encontrar a sua casa 


Nível 4: ANALISAR

  • Descobrir como sobreviver durante a noite 
  • Comparar modos de sobrevivência e criativas 
  • Pense em frente a possíveis resultados de suas decisões 


Nível 5: AVALIAÇÃO

  • Discutir se a nova actualização fez o jogo melhor 
  • Debater as mudanças que eles fariam para o jogo 
  • Defendem novas regras de servidor e defender suas escolhas


Nível 6: CRIAR

  • Projetar e construir novos edifícios 
  • Desenvolver planos para estender seus mundos 
  • Resolver problemas usando materiais em novas formas

domingo, 8 de maio de 2016

Tabuada com Minecraft

O formato geométrico do jogo Minecraft favorece o estudo da tabuada, especialmente no modo Criativo. Por exemplo: que cálculo representa o retângulo abaixo?


Você pode construir a tabuada inteira dentro do jogo. E criar situações-problema para os alunos resolverem de forma concreta, construindo formas que representem o resultado.

Pensando na combinação de itens, é possível construir muitos desafios:

- Três canas de açúcar são necessárias para fazer uma folha de papel. Quanta cana de açúcar precisamos para fazer um livro de 48 páginas? Mão na massa ;-)


- Para fazer um baú é preciso 8 tábuas de madeira. Faça dois baús e diga quantas tábuas usou:


- São necessários 7 gravetos para fazer uma escada. Para fazer três escadas precisamos de ....... gravetos.

- Para fazer um pão precisamos de 3 trigos. E para fazer 9 pães, quanto trigo precisamos?



Veja outras combinações aqui:
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/04/minecraft-como-fazer-escada-porta-cerca-e-outros-dos-principais-itens-do-jogo.html

Perímetro e área no Minecraft - Parte 1

Jogando no modo Criativo é possível criar situações problema para estudar área e perímetro. O primeiro passo é construir quadrados e retângulos de tamanhos diferentes. Depois é só imaginar que cada cubo mede 1 cm.

 

Agora é só calcular o perímetro e a área:

 




Perímetro e área no Minecraft - Parte 2

Seguindo os estudos sobre área e perímetro no Minecraft, é interessante observar e aplicar estes conceitos no jogo. Ao construir seus cenários, as crianças fazem uso empírico dos conceitos, mas podemos sistematizar esse conhecimento com algumas intervenções.

Por exemplo: eu uso área quando eu cubro uma placa com papel de construção. Eu preciso saber sobre perímetro quando faço uma fronteira.

Confira algumas atividades:

1 . Se o perímetro total da minha casa era de 40 blocos, qual é o comprimento de cada lado?

2. Existe outra maneira em que você pode construir uma estrutura com um perímetro de 40 (usando apenas 40 blocos)? Mostre seu trabalho:

3. Construa um telhado: como muitos blocos são necessários para construir este teto, quantos blocos são necessários para cada lado?

4. Como podemos mudar a estrutura (forma) do edifício, mas manter o mesmo número de telhas para o telhado? Qual é a diferença de número de blocos  em cada lado do telhado?

4. Que padrões você pode ver em relação ao número total de blocos e comprimento de cada lado?


SAIBA MAIS:
http://teachingmathliteracy.weebly.com/gr-45-minecraft-math-distinguishing-area-and-perimeter.html

Perímetro e área no Minecraft - Parte 3

Os alunos começam a aprender a encontrar a área desde muito cedo em sua escolaridade. Por exemplo, quando eles são convidados a encontrar a área simplesmente "contando o número de unidades" em uma forma.


Observe a imagem acima, feita no Minecraft. Acrescentando quadrados pretos e brancos vamos aumentando a área, por exemplo, considerando que cada bloco no quadrado representa uma unidade. Basta contar o número de blocos em cada forma. Qual é a área de cada um?

Também podemos calcular a área multiplicando a largura e o comprimento.  Dê uma olhada em cada forma na primeira foto novamente. Conte o número de quadrados em todo o comprimento. Conte o número de quadrados que vão subindo a lateral, que é a largura. Multiplique os dois números juntos para encontrar a área. Você foi capaz de calcular a área de cada forma?

SAIBA MAIS:
www.kellysclassroomonline.com/2021/08/minecraft-math-find-area.html

Perímetro e área no Minecraft - Parte 4

Você aceita os desafios?


Qual é a área do retângulo da piscina?


Qual é a área do campo de futebol?


Qual é a área da horta?

Peça para que seus estudantes construam no Minecraft:
     - Uma piscina com 7 x 9
     - Um campo com 12 x 9
     - Uma horta com 6 x 5
Use sua imaginação e a dos alunos. Deixe que eles criem uma construção para representar área!