quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Atividades para interpretação de texto - Kahoot

Para trabalhar com a interpretação de texto com os estudantes do 4º ano, separei uma atividade no Kahoot, já que eles amam este game. Foi uma ótima atividade diagnóstica que evidenciou as principais necessidades de cada um.

Este é o vídeo que assistimos, a história O GUAXINIM SIMPÁTICO:


E este é o jogo no Kahoot:


Atividades sobre Sólidos Geométricos - Kahoot

Para trabalhar com sólidos geométricos nas aulas de Informática, eu separei alguns jogos no Kahhot. A turma se divertiu muito, além de mostrar o que aprendeu nas aulas de Matemática.








quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como criar um roteiro para seu vídeo no YouTube

Estamos criando um canal no YouTube sobre o nosso estado, o RS. Depois de definir os temas de interesse dos estudantes do 5º ano, começamos a pesquisar sobre o assunto. Mas agora chegou a hora de produzir nosso ROTEIRO.

Para quem precisa de ideias, organizei algumas sugestões:

#1. Conheça o TEMA que você vai tratar. Pesquise, estude sobre o assunto. Destaque algumas PALAVRAS-CHAVE.

#2. ESCREVA. Organize suas ideias. Selecione quais são os tópicos mais interessantes sobre o assunto.

#3. Use uma LINGUAGEM simples, para que as pessoas entendam você.

#4. Ensaie seu texto antes de gravar. Tente falar de um jeito ESPONTÂNEO. E calcule o tempo! Se o vídeo ficar muito grande será chato.

#5. Só depois de fazer tudo isso, GRAVE seu vídeo ;-)

Para saber mais, separei alguns vídeos dos @criadoresdeconteudos e @escolaparayoutubers. Confira:








::FONTES DE PESQUISA::
http://mestredoadwords.com.br/roteiro-de-videos-para-youtube/
https://freepkg.wordpress.com/2015/07/03/como-criar-roteiro-para-vlog-canal-do-youtube/

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Começando a usar o Minetest

Os estudantes do 4º ano estão começando um novo projeto usando o Minetest (https://bloguinfo.blogspot.com.br/2017/03/minetest-usando-o-minecraft-na-educacao.html). Parece que estão tendo um pouco mais de dificuldade em se apropriar da ferramenta do que as outras turmas, por isso separei alguns tutoriais para ajudá-los.

Se você também está começando a usar o Minetest, aproveite a seleção de vídeos:



quarta-feira, 21 de junho de 2017

segunda-feira, 19 de junho de 2017

JOGOS DIGITAIS - PODCAST

Fiz este áudio para um grupo de alunas queridas da professora Carla Valentini.

domingo, 11 de junho de 2017

Criança não faz de conta - Kalunga

Inspirados no livro de poemas CRIANÇA NÃO FAZ DE CONTA, os estudantes do 5º ano criaram suas poesias... e para levá-las para o mundo, vamos gravá-las em áudio e transformá-las em QRCodes, para entregar aos pais e visitantes no dia da exposição de trabalhos.

CRIANÇA NÃO FAZ DE CONTA 
VIVE A MOSTRAR O QUE SENTE 
CHORANDO SE ESTÁ TRISTINHA 
SORRINDO SE ESTÁ CONTENTE. 
Kalunga


Para criar os QRCodes vou usar o http://br.qr-code-generator.com.
Cada aluno vai gravar seu poema usando o tablet, vamos transferir os arquivos para o computador e eles irão criar seus códigos. Com os códigos, criaremos os cartões que serão distribuídos.



A cidade dos meus sonhos - Kalunga

A CIDADE DOS MEUS SONHOS é um linfo poema interativo, em que as crianças brincam com as letras e participam ilustando a história. 

Nas aulas de informática os pequenos construirão suas casas no MINETEST, um Minecraft alternativo com mapas infinitos para você construir o que quiser. Vamos imprimir as casas para criar nossa cidade virtual dos sonhos, construindo um painel 3D (usando caixinhas e sucata).

Na sequência das atividades, criaremos um vídeo em STOPMOTION, usando peças de LEGO. Cada grupo vai criar a sua história sobre a CIDADE DOS SONHOS.




Que amor de bruxinha - Kalunga

QUE AMOR DE BRUXINHA conta a história de uma bruxinha criança que gosta de brincar com outras crianças e fazer doces maravilhosos para agradá-las. Por isso que ela é um amor de bruxinha!!!

MAS COMO AMAR UMA BRUXINHA?

Os estudantes do 3º ano irão criar suas receitas para espalhar amor pelo mundo. E vão representar através de infográficos criados no PIKTOCHART. Este é o modelo que construí de inspiração... logo logo veremos como ficarão os trabalhos deles. 


segunda-feira, 20 de março de 2017

Minetest - Usando o Minecraft na Educação

Minetest é um jogo inspirado em jogos como Minecraft, Infiniminer, e outros semelhantes. Ele é um software livre e de código aberto, por isso optei por utilizá-los em minhas aulas.

Hoje estamos começando um novo projeto, com uma turma de 3º ano que já conhece o jogo, pois usou no ano passado quando estavam no 2º ano. A proposta é criar duplas misturando os estudantes que já conhecem com aqueles que estão começando.

A regra é simples: não pode colocar a mão nem no mouse, nem no teclado, para ensinar o colega.

Se você ainda não conhece o Minetest, separei alguns vídeos que podem ajudar:





quinta-feira, 2 de março de 2017

Revisando ordem alfabética e substantivos

Para experimentar o Kahoot Jumble, criei um jogo para revisar a ordem alfabética, substantivos e formação de frases. O resultado foi muito divertido! Aproveite o jogo ou se inspire para construir os seus:



Kahoot Jumble

O que é melhor do que Kahoot? Kahoot Jumble!!! O desafio é colocar as respostas na ordem correta em vez de selecionar uma resposta correta.
Os estudantes podem colocar uma frase em ordem, organizar uma lista de palavras em ordem alfabética, ou números em ordem crescente e decrescente. Há muitos exemplos por aí, mas os vídeos a seguir ilustram muito bem o que é e o que podemos criar no Jumble:




Quer aprender a criar um Jumble? Acesse:
https://kahoot.uservoice.com/knowledgebase/articles/1111348-what-is-a-jumble

Para saber mais...
http://www.freetech4teachers.com/2016/11/jumble-mode-offers-new-way-to-play.html#.WLihylPyvIU

https://salvemsb.wordpress.com/2016/12/17/kahoot-jumble/

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Projeto Selfie na escola

Para dar início ao Projeto Identidade, as crianças irão se fotografar. Este será o início do projeto Selfie na Escola.

A selfie existe há séculos. Classicamente conhecida como autorretrato, pode ser encontrada de diversas maneiras. Levar para a sala de aula questões e tecnologias que fazem parte da vida dos alunos lhes dá a chance de discutir e pensar sobre elas criticamente, não só sobre o que elas representam nos dias de hoje, mas como elas foram construídas historicamente.

Segundo o dicionário Oxford, “selfie é uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social”. Com esse sentido, o termo surgiu em 2002 mas só se popularizou em 2012.

A necessidade e importância de se auto retratar surgiu bem antes da nossa tão conhecida selfie. Na história da arte ela vem junto com a acessão do artista `a nobreza e ao meio intelectual, tendo inicio no século XV.

::PARA SABER MAIS::

http://www.portalguiaescolas.com.br/acontece-nas-escolas/noticias/alunos-da-escola-santi-aprendem-sobre-a-origem-da-selfie/

http://www.escoladeimagem.com.br/blog/auto-retrato-porque-se-fotografar/

http://brasilescola.uol.com.br/redacao/selfie-ou-autorretrato.htm

Regras e combinados para a sala de aula

Para tratar com bom humor um assunto tão importante para o reinício letivo, separei alguns vídeos que servirão de inspiração para os projetos de produção de vídeos dos alunos:




Volta às aulas com a Camila

A pedidos das professoras do 2º ano, separei a história Camila e a volta às aulas.

"O desconhecido é sempre mais assustador para as crianças. O primeiro dia de aula de um garotinho poderia ter sido muito difícil se não fosse a ajuda de sua prima Camila. Esta história mostra que o apoio dos amigos é de extrema importância em muitas situações da vida."

As crianças se identificam com as personagens da história e com as novidades do reinício letivo. Um convite para ler e conversar sobre a história:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pinside - Post it virtual

O Pinside é um mural de post its online para você e seus amigos compartilharem. É fácil e divertido! Você pode trocar informações usando notas com textos ou imagens, além de postar comentários. Os post its podem ser privados ou públicos, você decide!
O site tem um conceito bem simples: é possível criar murais de notas virtuais, que podem ser atualizados de qualquer lugar, e ainda compartilhados com outras pessoas. Basta se registrar no serviço, que é totalmente gratuito, e depois começar a fazer seus pins, listas de tarefas, listas de compras e muito mais. 

Vamos experimentar? Acredito que seja um recurso de escrita colaborativa simples e eficiente para usar com os pequenos.

::FONTES::
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/conheca-o-pinside-site-que-oferece-post-it-virtual-colaborativo.html

http://www.lecom.com.br/blog/2012/10/15/notas-post-it-online-com-o-pinside/

http://wikicomo.xyz/a-internet/16694-pinside-crie-facilmente-compartilhvel-sticky-notes.html

Mapeando a realidade da Informática Educativa

Começando as formações continuadas de professores de 2017, estou organizando um infográfico para mapear a realidade da Informática Educativa. Deixe sua contribuição e acompanhe os resultados: