sexta-feira, 6 de junho de 2008

::O Rádio na Escola::

::RÁDIO ESCOLA::

O Programa Rádio Escola desenvolve ações para escolas públicas ou junto a comunidades visando a utilização da linguagem radiofônica. O Programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais.

O material constituído por programas radiofônicos educativos destinados a apoiar a capacitação e atualização de milhares de professores alfabetizadores em todo o país está disponível online:

>> SÉRIE DO PROFESSOR: programas radiofônicos que oferecem subsídios para a discussão de questões e temas a serem trabalhados em sala de aula, tais como meio ambiente, manifestações culturais, diversidade textual, cidadania e ética.

>> SÉRIE DO ALUNO: programas de rádio produzidos a partir do tema cantoria de viola nordestina que podem ser utilizados como material didático de apoio em sala de aula. As sugestões de atividades podem ser adaptadas a qualquer nível de ensino, apesar de terem sido desenvolvidas para a Educação de Jovens e Adultos.

>> SÉRIE DO RADIALISTA: 60 programas produzidos pelo projeto Rádio Escola especialmente para emissoras de rádio. Os programas apresentam estratégias de ensino e dá dicas de atividades que facilitam o trabalho do alfabetizador em sala de aula.

Todo o material está disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=155&Itemid=292

::EDUCOMRADIO.CENTRO-OESTE::

O Projeto Educomradio.centro-oeste é o resultado de um curso de aperfeiçoamento intitulado "Educomunicação pelo rádio em escolas do ensino médio da Região Centro-Oeste". O objetivo do curso é introduzir o conceito e os procedimentos da educomunicação nos espaços educativos de escolas do ensino médio da região Centro-Oeste por meio da formação de um grupo de seus profissionais de educação para o uso da linguagem e da produção radiofônica no contexto escolar.

As produções do curso podem ser acessadas pelo site:

http://www.usp.br/educomradio/centro-oeste/index.asp

O curso é desenvolvido pelo NCE-ECA/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. No site do NCE há um excelente material sobre Educomunicação, com referências bibliográficas, sites e textos sobre o assunto:

http://www.usp.br/nce/

Para quem estiver interessado em montar uma rádio na escola, sugiro o link com os manuais de implementação de Rádio Escolar:

http://www.usp.br/nce/manual/paginas/

::ESCOLA BRASIL::

O Projeto MEC - Escola Brasil é um programa radiofônico diário patrocinado pelo MEC-SEED, co-produzido pela ONG Escola Brasil com o objetivo de promover a educação informal de qualidade, os direitos da infância e da adolescência, dos idosos, dos indivíduos com deficiência, especialmente aos residentes no interior do Brasil e regiões periféricas dos centros urbanos do Brasil.

O programa, de trinta minutos diários, é veiculado de segunda a sexta, às 20 horas (horário de Brasília), pelas rádios Nacional de Brasília (AM - 980 KHz), Nacional da Amazônia (OC - 11.780 KHz/25m e 6.180 KHz/49m) e pelo satélite da Radiobrás para todo o Brasil (Banda C-3.770 MHz, polarização horizontal), além de outras emissoras parceiras espalhadas por todo o País.

No site http://www.escolabrasil.org.br/ é possível acessar a listagem dos programas para ouvir online ou ainda fazer download dos arquivos. O material é rico e trata de assuntos variados. Possivelmente você encontrará alguma coisa que possa trabalhar com seus alunos.


::PROJETO RÁDIO-ESCOLA::

O Projeto RÁDIO-ESCOLA nasceU da experiência do GENS - Serviços Educacionais com o Projeto Cala-boca já morreu que, desde 1995, vem se consolidando como uma proposta de Educação pelos Meios de Comunicação.

O projeto se compõem de ações voltadas à formação de professores, coordenadores, diretores e supervisores de ensino, para que compreendam a necessidade de incluir a comunicação no currículo, bem como a implantação e gestão da comunicação no espaço escolar.

No site do projeto há um rico material didático disponível, composto por um vídeo didático "Instalação do Equipamento de Rádio"; folheto para acompanhamento do vídeo didático; "Utilizando o Equipamento de Rádio - O Caminho do Som"; web-animação didática que explica o processo de montagem da aparelhagem de rádio básica das escolas; "O Gravador" - conheça as funções do gravador de mão; Folheto didático "Gravador de mão, tipo repórter"; e outros textos.

Para acessar:

http://www.portalgens.com.br/radio-escola/#


::RÁDIO RECREIO::

A Rádio Recreio é um projeto da oficina de rádio escolar do PET José Emygdio de Olveira, do Rio de Janeiro, que conta com dois programas INFORME JOVEM e o Tô na ÁREA. As atividades começaram em 2003 e foram experimentadas diferentes possibilidades de exploração dessa mídia.

O projeto iniciou com a Rádio Pátio, transmitindo programas na hora do recreio, através de sistema de som com caixas acústicas distribuídas pelo pátio da escola (o nome da rádio surgiu daí).

Posteriormente, foi implantada a gravação dos programas através da conexão da aparelhagem de som a um computador, utilizando softwares para gravação e edição de arquivos de som, o que permitiu a produção de CD's dos programas, dando "asas" a rádio.

Também foram feitas experiências de transmissão da rádio via STREAMING, auxiliados por um software que permite a difusão de arquivos de som via internet que podem ser acessados através da conexão de um endereço IP.

Atualmente o projeto disponibiliza um PODCAST, que pode ser acessado nesse endereço: http://radiorecreio.podomatic.com

Para saber mais sobre os projetos acesse:

http://geocities.yahoo.com.br/vitor_nc

Oficinas de Mídia
Informática Educativa, Rádio e Imprensa Escolar


:: Projeto CAIC Mariano - Rádio Web::

Projeto coordenado pela professora Gládis dos Santos (http://professoragladis.blog.br), tem como objetivo montar uma rádio web para a escola divulgar as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores, abrindo um canal a mais de comunicação com a comunidade valorizando o trabalho dos alunos.

Os programas produzidos podem ser escutados no podcast:

http://caicmariano.podomatic.com/

É muito interessante acompanhar toda a experiência através do wiki criado para registrar todos os passos do projeto:

http://saladeaula.wikispaces.com/Podcast


Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

sganzerlla disse...

Olá,
Sou Sérgio Sganzerlla e começarei a fazer Mestrado em Março, pesquisando implantações de Rádios WEB em escolas Públicas em Salvador pela Universidade Federal da Bahia / UFBA.
Gostaria de trocar informações e receber também.
Abraço.
Sérgio Sganzerlla.

Anônimo disse...

OI,

Me chamo Erika e estou querendo desenvolver o projeto rádio na escola no ano letivo de 2011. Gostei muito do seu material. Parabéns!