domingo, 26 de julho de 2009

Atividades com Glogster


Como eu disse no post acima, o Glogster é uma ferramenta multimídia que possibilita a criação de posters virtuais, integrando texto, imagem, vídeo e som de uma forma bem simples. Tão simples que os alunos podem fazer seus próprios trabalhos.

Pensei em algumas possibilidades:

1) REGISTRO DE UM PROJETO:

Os posters podem servir para o registro das DESCOBERTAS feitas durante a execução de um projeto. Os alunos podem registrar a síntese de uma pesquisa, incluindo links, imagens e vídeos sobre o assunto. No final do projeto todos os posters podem ser linkados - mais simples do que criar uma página HTML ou um blog.

2) CONCLUSÃO DE UM PROJETO:

Um poster pode ser feito no final de um projeto para registrar as principais ideias, incluindo os recursos multimídias para ilustrar as aprendizagens.

3) BIOGRAFIAS:


Podem ser feitos posters com a biografia de personagens famosos da nossa história ou de personalidades marcantes dos nossos dias. As estrelas também podem ser os próprios alunos, montando um poster com suas preferências (musicais, gastronômicas, ...)

4) TEMAS ESPECÍFICOS:

Os alunos podem construir posters a partir de temas e conteúdos específicos: meio ambiente, fauna, flora, solo, água, etc. O material produzido pode ser publicado no blog/site da escola ou do projeto em andamento e depois compartilhado com todos. Como é possível inserir vídeos produzidos pelos alunos, podem ser feitas apresentações "virtuais" com explicações orais.

5) WIKIS:

No site do Glogster Edu há vários links para wikis feitas por alunos sobre diversos temas, incluindo os posters criados no site. Vale a pena visitar (clique aqui).

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: