sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aula sobre ano bissexto

Uma pergunta comum em 2012 será:

Por que fevereiro tem 29 dias?


Simples! Porque 2012 é um ano bissexto e terá 366 dias!


Muito bem, essa pergunta deve aparecer na sua sala de aula nesse ano e pode desencadear uma série de aulas para se trabalhar com noções de tempo.

1º) Vamos entender o que é um ano bissexto?

Em primeiro lugar: seus alunos têm a noção de MÊS construída?

Mês é o aproximadamente o tempo necessário à lua para efetuar uma volta ao redor da terra. Em anos normais, um mês tem em média 30 dias e 10 horas (730 h), e em um ano bissexto, um mês tem em média 30 dias e 12 horas (732 h). Um mês corresponde a 1/12 de um ano.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%AAs


Para as crianças conseguirem visualizar de uma forma rápida, pegue diversos calendários de anos diferentes e pergunte:

Como o calendário está organizado?


É fácil perceber a estrutura dos meses. Peça para as crianças observarem as diferenças entre eles. Vão surgir várias hipóteses sobre o início de cada mês ser diferente em cada ano. Tente provocar o olhar deles para o FINAL dos meses.

Eles têm sempre o mesmo número de dias?



Não! Eles têm 28, 30 ou 31 dias. Por que isso acontece?


Porque o ano tem 365 dias e para dividi-lo muitas culturas usaram o ciclo da lua como medida. Quer dizer que as vezes a lua demorava 29 ou 30 dias para dar uma volta completa na Terra. O problema é que as vezes a lua demorava 29,5 dias. Por isso os romanos, no século VI a.C, criaram um calendário com 355 dias, o ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Mas fevereiro era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Depois disso muitas mudanças aconteceram: em 46 a.C os romanos criaram um calendário baseado no ciclo solar e os meses mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365.

Para saber a história inteira, visite a página da Revista Mundo Estranho clicando aqui.


Para entender o ciclo da lua confira o vídeo abaixo:



Para entender os movimentos da Terra:



Mas por que fevereiro tem 28 e 29 dias?


Bom, de acordo com o calendário gregoriano o mês de fevereiro tem 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Segundo a Wikipédia:

*

“O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.”


Então o que é ANO BISSEXTO?


Chama-se ano bissexto o ano que tem um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isso ocorre de quatro em quatro anos, porque um calendário fixo de 365 dias apresenta um erro de aproximadamente 6 horas por ano, equivalente a 1 dia a cada quatro anos ou 1 mês a cada 120 anos.

Quer entender melhor? Assista ao vídeo:



::OUTRAS IDEIAS::

Revista Nova Escola:

Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua...

Você conquista os alunos com lendas e histórias. Depois, observa com eles o céu e estuda os fenômenos celestes. Assim, a turma aprende de verdade os conceitos de astronomia.

Disponível aqui:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: