sábado, 22 de julho de 2006
::Lousa Digital::
Lousa Digital
Nela é possível desenhar, pintar, escrever,... e ainda mandar por e-mail, salvar ou imprimir suas obras, tudo on-line!!!
Este é o desenho que eu fiz!!!
Clique nele para ver a animação!!!
É possível acompanhar todo o processo de criação...
sexta-feira, 21 de julho de 2006
::LITERATURA SOBRE BLOGS::
Weblog e educação : contribuição para a construção de uma teoria
Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores
Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet
Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia
What are the possibilities for weblogs in education?
Ferramentas informacionais para educação e alfabetização: considerações acerca do uso dos blogs como tecnologia educacional
O uso educacional dos blogs
Uso de los blogs en una pedagogía
The History of Weblogs
::Educação Digital::
Para complementar o assunto, o site Internet e Direitos de Autor apresenta algumas informações importantes sobre a legislação referente aos documentos digitais.
Encontrei também o artigo Aspectos legais de blogs, comunidades e boatos no Webinsider, da Patricia Peck. Ela fala nas novas formas de expressão e linguagem surgidas com os blogs e comunidades virtuais que devem estar adequadas aos princípios gerais do Direito às boas práticas legais para que algo que deveria ser uma diversão, uma opinião ou uma comunicação não se transforme em um Boletim de Ocorrência ou ação judicial.
quinta-feira, 20 de julho de 2006
::Blogueiros não se vêem como jornalistas, diz pesquisa::
quarta-feira, 19 de julho de 2006
::Revistas On-line::
http://www.espacoacademico.com.br/
SETE PONTOS - para concretizar a sociedade do conhecimento
http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/
Transinformação
http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/
::Inclusão Digital::
- obter os conhecimentos necessários para utilizar com um mínimo de proficiência os recursos de tecnologia de informação e de comunicação existentes
- dispor de acesso físico regular a esses recursos.
Para saber mais sobre o assunto:
INCLUSÃO DIGITAL - Concepções e Ações em Jogo
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/OQueEInclusaoDigital
Fórum sobre ID
http://www.forumid.org/1/?q=node
Indicadores sobre ID
http://www.forumid.org/1/?q=node
Laboratório de Inclusão Digital
http://www.lidec.futuro.usp.br/index.php
Inclusão Digital e Software Livre
http://www.meulugar.org.br/meulugar/arquivos/inclusao_digital.pdf
GESAC
http://www.idbrasil.gov.br/
O desafio da inclusão digital
http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=68
domingo, 16 de julho de 2006
::Pesquisando no WEB::
::Material para auxiliar e orientar na pesquisa dentro da Internet::
::Saiba usar bem a ferramenta de idiomas do Google::
::Personalização ou colaboração?::
::Os primórdios da busca::
::Buscas avançam com resultados sob novos critérios::
::Conteúdo faz você aparecer no Google lá em cima::
::Aprendizagem significativa::
http://penta2.ufrgs.br/edu/mapasconceituais/aprendSignificativa2.pdf
::EAD::
http://www.pgie.ufrgs.br/webfolioead/
::Questões sobre Educação à Distância::
http://penta.ufrgs.br/edu/edu1.html
::Produzindo Material para EAD::
http://penta2.ufrgs.br/edu/ead/produzindoMaterialEAD/sld001.htm
::Ferramentas para Interatividade na Web::
http://penta2.ufrgs.br/edu/intera/
::Informática Educativa::
Site é utilizado com fins acadêmicos. Nele você encontrará materiais sobre os mais diversos assuntos, principalmente relacionados com Informática na Educação.
http://www.pead.faced.ufrgs.br/twiki/bin/view
::Piaget::
http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/AmbApC.html
::Um glossário, segundo Piaget... ::
É para ser construído, através da colaboração daqueles que estiverem interessados...
http://penta.ufrgs.br/~luis/Piaget/Glossario/Indice.htm
::Textos, exercícios, reflexões::
http://penta2.ufrgs.br/edu/construt/teopiag.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/construt/avalcons.htm
http://penta2.ufrgs.br/edu/construt/Piaget.html
::Lógica Operatória segundo Piaget::
http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/deb_fra2.htm
::Psicologia Piagetiana::
http://www.ufrgs.br/faced/slomp/
::Relação Desenvolvimento e Aprendizagem::
http://www.multirio.rj.gov.br/cime/ME03/ME03.html
::Jogos educativos::
Apresentação da professora Liane Tarouco no IV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.
Disponível em http://penta3.ufrgs.br/animacoes/JogosEducacionais/#slide=1
::Orientação para criação de apresentações com botões de ação/PowerPoint::
http://penta2.ufrgs.br/edu/animacoes/JogosPPT/
orientacoesPPT.pdf
::Configurando botões de ação usando VBA/PowerPoint::
http://penta2.ufrgs.br/edu/animacoes/JogosPPT/
ConfigurandoAcoes.pdf
::Tutorial Power Point Interativo::
http://ipte.ucpel.tche.br/tutorial/
::Usando jogos Interativos baseados em Instruções na Web::
http://penta2.ufrgs.br/edu/jogoswww.htm
::Exemplos::
Teste de associação
Conjunto de testes
::Publicando na WEB::
::EFEITOS COGNITIVOS DO DESIGN DE PÁGINAS WEB::
Faz uma consideração mais profunda sobre como os aprendizes interagem com os vários fatores do design de websites.
Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edu/cognitpagweb/
::APRENDIZAGEM ATIVA::
Produzindo material para aprendizagem apoiada em computador e redes.
Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edu/cognitpagweb/aprendativainicial.html
::ALFABETIZAÇÃO VISUAL PARA A PRODUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS::
Apresenta noções sobre alfabetização visual para a construção de objetos educacionais, orientando seus usuários em como aprimorar suas produções.
Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edu/alfabetizacaovisual/
::O uso de imagens na educação::
A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual.
Disponível em http://penta3.ufrgs.br/edu/imagensEducacao/sld001.htm
::Desenhando com o computador::
http://penta2.ufrgs.br/edu/cores/Desenhando%20com%20o%20computador/sld001.htm
::Como Criar Documentos Interativos no WWW::
Apresentação de ferramentas que possibilitarão a criação e processamento de formulários dentro de documentos HTML.
http://penta.ufrgs.br/edu/forms/tut0.html
::Universo da cor::
http://www.universodacor.com.br/index_cor.htm
::Guia de estilos::
http://www.labiutil.inf.ufsc.br/estilo/Guia.htm
::Objetos de Aprendizagem::
-> Objetos de aprendizagem: recursos digitais, modulares, usados para apoiar a aprendizagem
-> Alguns exemplos: simulações, calculadoras eletrônicas, animações, tutoriais, textos sites WWW, bibliografias, clips de áudio e vídeo, fotografias, ilustrações, diagramas, gráficos, mapas, histogramas testes, avaliações
Links:
::Curso Objetos de Aprendizagem - CINTED/UFRGS::
http://www.pead.faced.ufrgs.br/twiki2/bin/view/
ObjetosDeAprendizagem/WebHome
::Projeto e desenvolvimento de material educacional digital::
http://penta3.ufrgs.br/edu/Objetos%20de%20aprendizagem3PedEAD/sld001.htm
::Apresentação da professora Liane Tarouco, "Avaliação de objetos de aprendizagem"::
http://penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem/index.htm
::Artigo Objetos de Aprendizagem Colaborativos::
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/024tcc4.pdf
::Apresentação de Cesar Nunes sobre "Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem"::
www.abed.org.br/congresso2002/ppcn.ppt
:Relato de experiência::
http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=875
::Mais artigos::
http://rived.proinfo.mec.gov.br/artigos.php
http://scholar.google.com/scholar?q=objetos%20de%20aprendizagem&hl=pt-BR&lr=&oi=scholart
::Bancos de objetos::
http://rived.proinfo.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/cestaconsulta.html
http://www.labvirt.futuro.usp.br/
http://www.prossiga.br/edistancia/
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/ead/index_ead.htm
domingo, 2 de julho de 2006
.::A escrita e a leitura dos jovens::.
A Internet tem se mostrado um ambiente favorável para a leitura e a escrita, sem sombra de dúvida. É inegável que seus usuários (e aqui incluo alunos e professores) têm acesso a um universo de informações e a possibilidade de interações através de inúmeras ferramentas disponíveis, muito além de blogs e chats. Infelizmente, os professores enxergam as novas tecnologias como uma ameaça e acabam olhando para elas preconceituosamente. Acredito que nós, professores que atuam com a informática procurando dar a ela um caráter ‘educativo’, vemos com mais facilidade as possibilidades que as ferramentas virtuais oportunizam. Porém, isto não é uma regra! E aqui temos um desafio: como sensibilizar nossos colegas para o uso educativo da informática?
Acho fantástica a facilidade que temos hoje em publicar nossas idéias e podermos debatê-las com pessoas que nunca vimos, mas com as quais temos uma relação de respeito e troca (esta comunidade é um bom exemplo!). E quantos dos nossos colegas professores já tiveram esta experiência? E nossos alunos internautas? Não estão constantemente se comunicando, concordando, discordando, lendo e escrevendo sua opinião na net?
Durante muito tempo ler e escrever na escola não passou de uma obrigação (nem tenho tanta certeza que isto tenha definitivamente mudado, mas...). É dever da escola sim contribuir para a sistematização dos processos de leitura e escrita, mas considerando as necessidades do mundo atual, da sociedade do conhecimento, também deveria ser um dever usar as TICs para contribuir na construção do conhecimento.
Na minha opinião, damos um caráter formal demais para a escrita, por isso há tanto PRECONCEITO em relação a escrita na Internet. As pessoas não falam diferente dependendo da sua região? E respeitamos isso! A gente não fala diferente quando está diante de uma platéia de quando estamos entre amigos? E isso é normal! Então qual é o problema de escrever diferente quando estamos em um chat? O que devemos deixar claro é que existem formas diferentes de escrever dependendo da ocasião, assim como há diferentes formas de falar! O problema (na minha insignificante opinião) é que até bem pouco tempo atrás, ler e escrever era privilégio de poucos. Historicamente, o acesso a leitura e a escrita era para poucos, pouquíssimos. Pra falar a verdade, a quanto tempo a grande massa da população brasileira tem garantido o acesso a escola?
Bem, voltando a discussão, os meios digitais estão conseguindo dar um caráter mais informal a escrita, podemos escrever pelo simples prazer de escrever...para contar o que tem acontecido na nossa vida...publicar aqueles versos...debater sobre assuntos polêmicos...o que até pouco tempo fazíamos em cadernos que ficavam escondidos nas gavetas! Agora, além de escrevermos podemos mostrar para os outros aquilo que pensamos...não é o máximo??? E os outros podem entrar em contato com a gente!!! Ler, comentar, INTERAGIR. E isso o professor não entende, porque não usa a Internet como ferramenta de interação e construção de conhecimento, por isso é mais fácil dizer que “é ruim” e “prejudica a aprendizagem”.
Concordo com as ‘discordâncias’ da Marli, quanto ao uso dos blogs e chats.
Primeiro, a escola deve assumir seu papel, que é a APRENDIZAGEM (não ensinagem, heheh). Se vamos trabalhar com blog na escola ele será um ‘objeto escolar’. E quando a Marli questiona se “não existirão propostas interessantes que envolvam os educandos mesmo sendo escolares”, eu pergunto: e os blogs que vocês têm criado com seus alunos, não são um exemplo BEM SUCEDIDO do uso dos blogs com objetivos pedagógicos claros???
Segundo, se o foco do trabalho escolar é a aprendizagem, o que é mais importante: conteúdos ou competências? Se eu acredito em um trabalho escolar baseado em competências, não vou ficar presa aos conteúdos, pensando se um chat é melhor para este ou aquele conteúdo, mas sim em quais competências ele vai desenvolver nos meus alunos. Inclusive a de comparar as diferentes formas de escrita e saber quando usá- las, assim como a linguagem oral. E se o meu aluno tiver as competências da leitura e da escrita, ele vai se sair bem em qualquer “conteúdo” de qualquer “disciplina”.
Terceiro, o que esperamos do cidadão da sociedade do conhecimento? Não é uma pessoa crítica, criativa, capaz de solucionar seus problemas de uma forma eficiente e dinâmica? Então, um aluno que em um chat (ou outra situação virtual) é capaz de criar uma nova forma de se comunicar através de um novo gênero discursivo (como cita a autora) não seria capaz de se apropriar de outros gêneros? E porque não experimentar outros gêneros em um chat e perceber as diferenças entre eles? Já pensou fazer um bate-papo poético??? Seria uma forma interessante de perceber as diferenças entre a linguagem escrita e seus gêneros!
Concluindo, acredito que enquanto os professores não se apropriarem das ferramentas virtuais, não vão conseguir fazer a relação entre elas e os objetivos da escola. Inclusive, enquanto os objetivos da escola não estiverem claros, e o foco do trabalho for apenas os conteúdos, a Internet será um problema! No meu ponto de vista, ela pode contribuir significativamente para os processos de construção do conhecimento, oferecendo recursos e ferramentas que possibilitam a interação dos sujeitos com o objeto (como propôs Piaget), mas este assunto deixo para a próxima mensagem...