segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

::Metareciclar::


Acabei de ler sobre o assunto em uma matéria da Gilian lá no EscolaBR, Metareciclando projetos, ações, pensamentos, enfim a vida...

Palavras da Gilian: "Pelas matérias que li, defino, se é que existe uma definição, metareciclagem como uma forma de reciclar a vida. "

Mas não é só isso, o conceito de metareciclagem "surgiu numa lista de discussão do projeto Metáfora, hoje extinto. A idéia inicial era a de criar uma rede livre sem fio usando placas wireless de segunda mão, repetidores reciclados com latas de batata frita e gateways feitos com máquinas recicladas."

Acho que este conceito também ajuda: " MetaReciclagem é principalmente uma idéia. Uma idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social. Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados. "

Para ler a matéria da Gilian, clique aqui.

Para saber mais sobre o assunto, você pode visitar os links abaixo:

>> Os ideais da Metareciclagem

>> MetaReciclagem

>> Projeto em PDF

Fonte: EscolaBR

3 comentários:

  1. Olá Sintian!

    Com certeza metareciclar se refere ao que apresenta.Mas, se formos considerar nossas palavras pensadas, faladas e escritas por exemplo num ato cercado de/por ecologia cognitiva, onde hipertextualmente essas palavras estão linkadas por ações, podemos ter com base no que Lévy apresenta uma tecnologia da inteligência que permeará aprendizagem/mudança ou seja a metareciclagem das ações de nossa vida. ok?!?
    E ainda mais.Se levarmos à risca o que a imagem apresenta sobre pirar na batatinha, podemos sim metareciclar a vida. Quer um exemplo?!? Tanto pirei na batatinha que pulsou em você uma imensa curiosidade de saber o que era realmente essa tal de metareciclagem, não foi?!?
    Vc acha que se tivesse escrito de outra forma, definindo realmente o conceito, tal qual é, vc teria aprendido sobre o tema? Será que teria metareciclado seus conhecimentos?
    ;)Pense nisso...e vamos "pirar na batatinha".
    Até mais e abços macios!

    ResponderExcluir
  2. Profunda você, menina!
    Admiro suas considerações e a forma como apresenta suas idéias (um dia chego lá). Seu comentário no Bloguinfo me provocou muito mais do que seu post sobre a metareciclagem!!!
    Metareciclar conhecimentos é muito mais complexo do que metareciclar máquinas. E acredito que este processo passe pelo ‘desejo’, desejo em aprender e mudar. Considerando os conceitos da inteligência coletiva e o fato de estarmos interconectados (não só virtualmente), acredito que estamos ‘linkados’ por nossas idéias e ações. E penso que essa sincronicidade de pensamentos nos aproxima.
    Agora, a imagem diz muito mais do que o conceito, e me faz acreditar que metareciclar é uma atitude de vida! E suas provocações me fazem pensar que metareciclar passa por uma postura constante de indagações.
    Vou continuar ‘metareciclando’ este conceito...
    Aguardo as cenas dos próximos capítulos!!
    É sempre bom trocar idéias com você
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!! Admiro muito este projeto, Metareciclagem, e gostei de ler seus comentários sobre ele. Sou uma blogueira "recém-chegada" e estou me apresentando aos colegas, portanto, quando tiver um tempinho passe lá no meu: cafeeducacional.blogspot.com, espero que goste! Um forte abraço!

    ResponderExcluir