Considerando as necessidades da minha turma, um terceiro ano com alunos ainda não alfabetizados, resolvi pesquisar imagens com as quais pudesse trabalhar com observação, interpretação oral e contagem.
Encontrei as obras de Maurits Cornelis Escher, artista holandês, que explora as formas geométricas, criando ilusões de ótica riquíssimas em detalhes. Ótimo recurso para trabalhar as habilidades que citei!
Separei algumas imagens:
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.
::IDÉIAS::
>> Falar um pouco sobre a vida do artista, quando ele nasceu, onde ele viveu, alguns fatos importantes da sua vida.
>> Fazer uma rápida apresentação das obras, perguntando aos alunos o que elas têm em comum (cores, formas, temas, ...)
>> Selecionar uma obra - pode ser feita previamente pelo professor ou a partir do interesse dos alunos. Explorar seu título e o ano em que foi feita.
>> Observar atentamente a imagem, listando as palavras apontadas pela turma (no quadro, no computador, no caderno, ...).
>> Fazer perguntas sobre a cena: o que está acontecendo, onde, que sentimentos ela desperta, etc...
>> Realizar exercícios de contagem. Por exemplo: quantos pássaros brancos? E pretos? Juntando os dois grupos?
>> Fazer um texto coletivo a partir da imagem. Construir um cartaz com a imagem e o texto da turma.
>> Criar um desenho inspirado nas obras de Escher. Organizar uma Galeria de Arte para expor os trabalhos.
Você tem outras idéias? Como trabalhar em outras turmas e níveis? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!
amei as dicas, eu estava procurando algo para meus alunos de 2º,3º,4º ano fiquei feliz quando vi que vc escreveu tudo que eu precisava!!agora so vou encaixar as dicas em meu projeto que visa ensinar artes e valores para essas crianças.
ResponderExcluirgostei muito achei bem interessante
ResponderExcluir