A Copa do Mundo de Futebol já começou e as escolas estão a mil realizando atividades com as crianças. Com meus pequenos alunos do primeiro ano estou trabalhando noções básicas como o que é futebol, o que é uma copa, quem joga na copa, etc.
Começamos a semana confeccionando um CAMPO DE FUTEBOL. Observamos a quadra da escola e algumas imagens de jornal e revistas de campos de futebol. Conversamos sobre o que tem em um campo: linhas, goleira, marca do penalti, etc. Depois, cada um desenhou seu campo em uma folha de desenho e colou dentro da tampa de uma caixa de camisa (que usamos para guardar nosso material dentro do armário da escola). Em duplas, as crianças jogaram futebol nos seus 'campinhos', utilizando o material que escolheram: os dedos viraram jogadores; botões, bolinhas de gude, pecinhas de jogo viraram bola; foi pura diversão.
Depois a turminha elaborou um TEXTO COLETIVO com as REGRAS DO FUTEBOL. Eu fui a escriba e registrei as ideias em uma matriz. Levei um mimeográfo* para a sala de aula e distribui uma cópia para cada aluno. Fizemos a leitura coletiva e algumas atividades com as palavras-chave: FUTEBOL e BOLA.
Nós também jogamos FUTEBOL DE BOTÃO. Foi muito divertido tentar colocar em prática as regras que havíamos elaborado anteriormente.
Depois disso iniciamos um trabalho com o livro FUTEBOL DE BICHOS. Conheça a história aqui. Para ver as atividades aqui no blog, clique aqui.
E aproveito para compartilhar outras ideias agrupadas pelo Google Reader. Clique aqui para visualizar todas ou veja algumas abaixo:
Começamos a semana confeccionando um CAMPO DE FUTEBOL. Observamos a quadra da escola e algumas imagens de jornal e revistas de campos de futebol. Conversamos sobre o que tem em um campo: linhas, goleira, marca do penalti, etc. Depois, cada um desenhou seu campo em uma folha de desenho e colou dentro da tampa de uma caixa de camisa (que usamos para guardar nosso material dentro do armário da escola). Em duplas, as crianças jogaram futebol nos seus 'campinhos', utilizando o material que escolheram: os dedos viraram jogadores; botões, bolinhas de gude, pecinhas de jogo viraram bola; foi pura diversão.
Depois a turminha elaborou um TEXTO COLETIVO com as REGRAS DO FUTEBOL. Eu fui a escriba e registrei as ideias em uma matriz. Levei um mimeográfo* para a sala de aula e distribui uma cópia para cada aluno. Fizemos a leitura coletiva e algumas atividades com as palavras-chave: FUTEBOL e BOLA.
* O mimeógrafo pode parecer uma tecnologia ultrapassada, mas nós sabemos o quanto ele ainda é utilizado nas escolas. Além disso, é uma ferramenta muito útil, prática e barata para reproduzirmos material em sala de aula. E uma forma rápida de redimensionar o texto escrito em aula: meus alunos ficaram encantados de receber, imediatamente, o texto que havíamos produzido.
Nós também jogamos FUTEBOL DE BOTÃO. Foi muito divertido tentar colocar em prática as regras que havíamos elaborado anteriormente.
Depois disso iniciamos um trabalho com o livro FUTEBOL DE BICHOS. Conheça a história aqui. Para ver as atividades aqui no blog, clique aqui.
E aproveito para compartilhar outras ideias agrupadas pelo Google Reader. Clique aqui para visualizar todas ou veja algumas abaixo:
Olá, como podemos entrar em contato com você por email? Gostariamos de enviar informações sobre um site sobre reciclagem e educação ambiental voltado para crianças de até 13 anos. Obrigado.
ResponderExcluirMeuPlanetaMinhaCasa
meuplanetaminhacasa@gmail.com