O Canal Futura, no programa Sala de Notícias Debate da terça-feira dia 26 de junho, discutiu com especialistas e o público sobre a utilização das novas tecnologias na educação. Maria da Graça Moreira da Silva da PUC/SP, Ricardo Lima do SEnAI/BA e a estudandte Suelen Gricy de Araújo deram algumas contribuições para essa conversa.
O que eu achei mais relevante nesse debate...
- Os estudantes e a sociedade em geral ainda associam o uso das tecnologias ao entretenimento. Um adolescente, na sua fala, aponta a internet como uma "tendência mundial" e um lugar de diversão. Então me questiono: qual o tamanho do nosso desafio na escola para dar um caráter educativo a esse universo de informações?
- É muito forte a associação do uso da internet na escola e as redes sociais. Fica parecendo que elas são o único recurso disponível na web para uso pedagógico. Ainda há uma certa confusão conceitual entre redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (alguns bons exemplos foram citados durante o debate).
- Ainda existe aquela velha ideia de que o aluno melhora o comportamento quando o professor inclui recursos tecnológicos nas suas aulas. Mas a aprendizagem? Ela aumenta ou melhora? Gostaria de resultados concretos, não apenas empíricos...
- Outro ponto apresentado pelo mediador é que a tecnologia torna a escola mais atrativa. Novamente caímos no aspecto motivacional... Por que a tecnologia não pode promover uma educação de qualidade? Favorecendo o acesso a informações e contribuindo na construção do conhecimento? Mas não porque ela é interessante e atrativa para o aluno, e sim porque ela tem conteúdo de qualidade!
- Fala-se muito na necessidade de integrar as tecnologias ao currículo. Mas como? A formação de professores é um caminho. Gostei da observação da professora Maria da Graça:
>> O professor precisa aprender a usar individualmente e como usar na sala de aula
>> O aluno precisa saber como usar a tecnologia para aprender - A mediação do professor no processo de aprendizagem é essencial. É a ponte entre a informação e o conhecimento, já que ele trabalha com um universo de possibilidades tecnológicas e não mais uma, como por exemplo, somente o livro didático.
- O professor Ricardo enfatizou a necessidade de construção de redes. Precisamos nos conectar e ampliar nosso universo tecnológico...
- Dispositivos móveis são a perspectiva para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário