quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: dia e noite - Parte 04

É importante lembrar que a noção de tempo é uma das mais abstratas e de difícil compreensão para a criança: após passar pelo estágio sensório-motor e pelo tempo intuitivo, a criança só atinge a noção operatória de tempo por volta dos 9 ou 10 anos. Por isso o professor não deve exigir soluções ou respostas que estejam além de que seus alunos possam dar.

Continuando as sugestões de atividades, trago o livro "A Noite e o Dia" de Eunice Braido. A história representa bem a passagem do tempo, bem como o movimento de rotação da terra.

  • Aproveite para trabalhar com o fuso horário, para entender a diferença das horas entre os países dependendo da sua localização. Pode parecer difícil, mas as crianças gostam muito desse assunto e constroem hipóteses bem interessantes.
::PARA SABER MAIS::

Entenda um pouco mais sobre a construção da noção de tempo:

>> Quando o aluno ajusta os ponteiros e descobre o tempo
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/quando-aluno-ajusta-ponteiros-497827.shtml

>> A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO
http://peadportfolio156757.blogspot.com.br/2008/07/criana-e-construo-da-noo-de-espao-e.html


>> O conceito de tempo

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