De acordo com Sean Hampton-Cole, especialista em integração tecnológica na Crawford College Lonehill, a proposta de gamificação na educação implica em trazer características e elementos dos jogos para os contextos de ensino-aprendizagem, de modo a engajar os estudantes em suas atividades e processos de aprendizagem, alavancando também a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a independência na resolução de problemas.
Ele publicou publicou em seu blog uma lista com 10 Ideias Específicas para Gamificar a Sala de Aula, confira:
- Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação;
- Permitir segundas chances. E terceiras;
- Prover feedback imediato;
- Tornar o progresso visível;
- Criar desafios ou missões;
- Dar aos estudantes voz e escolha;
- Oferecer badges e recompensas individuais;
- Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas;
- Implementar tecnologia educacional;
- Acolher os erros; enfatizar a prática.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/02/21/confira-cinco-dicas-para-deixar-a-aula-tao-legal-quanto-um-game.htm
Referência:
http://opusphere.com/10-ideias-especificas-para-gamificar-sala-de-aula/
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