terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Meus dois amores...


Essa é a mais nova inquilina da casa e meu novo amor: a Princesa Pepê. P de peralta, preciosa, perfeita, parceira, saPeca, ... Ela também veio da rua, pelas mãos da querida Silvana, um anjo dos peludos.

Ah! E a Pepê veio para ser companheira do Dink. Olha que fofos...


Se você também gosta dos peludinhos e pensa em ter um (ou mais uns), ADOTE UM. Visite o blog http://amorviralatacaxias.blogspot.com/ e escolha o seu!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Twister Matemático

Você conhece o Twister, aquele jogo com círculos coloridos que a gente se contorce inteiro para brincar? Se quiser aprender a jogar, visite este post no Educandário, Explicando o Twister.

Pensei em uma adaptação para a matemática. Estou fazendo um tapete com TNT (2m x 2m) e pintando os círculos (10cm) numerados. No lugar da roleta, vou construir três dados: um numerado, outro com as cores e um com as partes do corpo que fazem parte da brincadeira (pé direito, pé esquerdo, mão direita, mão esquerda).

A ideia é dividir a turma em dois grupos: enquanto um joga os dados o outro brinca no tapete. A regra é simples: joga-se os dados e se faz o que eles mandam. Por exemplo: pé direito no circulo azul número 5; mão esquerda no circulo roxo número 2; seguindo até que as crianças desistam ou não consigam realizar o desafio proposto. Caso duas crianças sorteiem a mesma 'casa' terão que dividir o espaço.

É uma ótima opção para a Hora do Brinquedo, especialmente porque nem todas as crianças levam brinquedos para a escola (no meu caso). Além de trabalhar noções de cores, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, compreensão corporal, sequência numérica, ...

PS: Ainda não sei com que turmas irei trabalhar em 2009 (só dia 25/02), mas como entre as minhas opções estão os pequenos do 1º ano já estou buscando sugestões, pois é com eles que quero ficar! Me desejem sorte!!!

Confecção de brinquedos educativos

Nada como estar de férias e ter tempo para se divertir. Adoro trabalhos manuais, isso não é segredo. Por isso aproveito esse período para fazer o que não tenho tempo durante o ano... por exemplo, acordar assistindo a Ana Maria Braga. O programa Mais Você está trazendo uma série entitulada Fazendo Arte, com dicas de confeccção de brinquedos para os pequenos. Peças simples com material que temos em casa. Aproveito o espaço para deixar os links:

>> Diabolo
>> Tapete Maluco (tipo Twister)
>> Bilboquê
>> Vai e vem
>> Relógio
>> Cartola


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Portfólio Digital

A Escola de Férias chegou ao fim! E para organizar todo o material produzido resolvemos montar um portfólio digital. Não utilizamos o computador durante as aulas, mas todos os trabalhos serão digitalizados e organizados em uma apresentação de slides, junto com as fotografias, vídeos e áudios produzidos. Também será incluído um pequeno parecer de cada tarefa e o parecer geral de cada aluno, para que as professoras dos alunos possam ter subsídios na hora de reavaliar as crianças no início do ano letivo 2009.

A avaliação final foi feita individualmente, como se fosse uma entrevista com cada participante, alunos e professores, e gravada. Ela também será anexada ao portfólio.

A idéia é montar um CD com todo o material para que todos tenham acesso ao trabalho desenvolvido. Só não vou poder publicar por aqui porque não temos autorização para a veiculação das imagens das crianças!

Para conferir como foi o último dia de aula, clique aqui:

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ampliando imagens - Blockposters

Dica da Vanessa no Pirlim Pim Pim

Para quem gosta de fazer cartazes esta é uma dica fantástica!!! Eu lembro quando ficava horas ampliando desenhos a mão usando a técnica do quadriculado e da emoção em descobrir que poderia ampliar meus desenhos usando o retroprojetor. Como professor não tem muito $$$ para 'investir' em ampliações pagas, acabamos utilizando técnicas alternativas :>

Mas a dica da Vanessa iluminou meus olhos... agora posso ampliar imagens com 3 cliques do mouse!!! E depois só imprimir e montar meus cartazes!!! Achei o máximo!!!

O site http://www.blockposters.com/step1.aspx faz todo o serviço em 3 simples passos. Você seleciona a imagem, a configuração e baixa o arquivo pronto para impressão. Já ampliei o primeiro cartaz deste ano. Só falta imprimir e montar!!!Confira a dica original aqui.

Museu do Computador

O Museu do Computador precisa de ajuda!

O Museu já tem um novo galpão, mas ainda falta muito, precisam de doações de materiais de construção, equipamentos novos e antigos para o acervo, patrocinadores entre outras coisas.

Ajude e divulgue!

Para obter informações sobre como doar acesse o Blog do Curador do Museu, José Carlos, e também o site do Museu do Computador.
Você pode ajudar divulgando essa chamada, basta copiar este post em seu blog ou site, colabore!

Avaliação de matemática

Após duas semanas de aula, chegou a hora de avaliar o desempenho dos alunos analisando quais as habilidades que foram desenvolvidas durante o processo para a produção do seu parecer final.

A atividade de avaliação foi organizada a partir de todas as situações vivenciadas no decorrer do projeto no trabalho com medidas de comprimento, sequência numérica, formas geométricas, resolução de problemas e cálculos.

Para visualizar o instrumento de avaliação, clique aqui:


Para conhecer as atividades realizadas anteriormente, visite:

>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1

Trabalhando com música na escola

No curso Mídias na Educação - Ciclo Básico, que participei em 2008, trabalhamos com os recursos de áudio. No módulo Rádio escolhi fazer a produção de uma 'história sonora' - que acabei utilizando com meus alunos.

A partir daí, e com a inclusão da 'música' no currículo escolar pela Lei n.º 11.769 (leia mais sobre ela aqui), tenho tentado incluir "atividades sonoras" nas minhas aulas (veja exemplos na Escola de Férias).

Os arquivos de áudio disponíveis na internet são um ótimo recurso para quem deseja trabalhar com as mídias integradas. Podem ser utilizados em histórias sonoras, podcasts, produção de vídeos, ...

Aproveito para disponibilizar uma série de links para quem tiver interesse:

>> http://www.sounddogs.com

>> http://www.portalnet.net/midbrasil/voice/index.htm

>> http://204.19.128.12/tictac/gettransport.php?categorie=transport

>> http://www.stonewashed.net/sfx.html

>> http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/conteudo_sons/conteudo_sons.php?conteudo_sons=48

>> http://www.partnersinrhyme.com/pir/PIRsfx.shtml

>> http://www.wavsource.com/sfx/sfx.htm


Hoje, visitando alguns blogs, encontrei algumas dicas no BibliFilmes, Efeitos sonoros: 55 sítios para descarregar grátis. Ficam aqui as dicas:

>> http://www.hongkiat.com/blog/55-great-websites-to-download-free-sound-effects/

>> http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/02/msica-grtis.html

>> http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/07/mais-msica-para-usar-legalmente-num.html


Se você tiver alguma sugestão de atividade ou outro link interessante, compartilhe por aqui!

Novo acordo ortográfico


Para quem está a fim de trabalhar com as novas regras da nossa língua, alguns links que gostei com material útil para os professores:

>> Bingo (tem que corrigir umas coisinas antes de usar):
http://www.4shared.com/get/80004607/9794e786/Acordo_Ortografic_-_bingo.html

>> Crônica de Elida Kronig:
http://www.4shared.com/get/80004603/90f9239f/Acordo_Ortografico_-_Cronica_novas_regras.html


>> Tabela com resumo das regras
http://www.4shared.com/get/78075203/77a36cfd/Tabela_-_Novo_Acordo_Ortogrfico.html

>> Planilha com exemplos
http://www.4shared.com/get/53768389/cc40f78e/Novo_Acordo_Ortogrfico.html


Outros links, informativos:

>> Portal da Língua Portuguesa:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org

>> Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Ortogr%C3%A1fico_de_1990

>> Jornal Público:
http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/acordoOrtográfico.aspx

>> Academia Brasileira de Letras:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

>> Comissão de Língua Portuguesa:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9053

::IMPERDÍVEL::

>> Manual da Nova Ortografia - Editora Ática + Nova Escola

Disponível on-line ou para download. Clique aqui para conferir.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Prêmio Dardos


É sempre uma alegria receber um presente!!! Ainda mais de pessoas especiais... Um obrigada especial as queridas que me indicaram: Josete, Cybele, Denise, Elis , Vanessa, Veneza e Marli. E vamos entrar na brincadeira:

Sobre o Prêmio...

O Prêmio Dardos reconhece os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc., que em suma, demostram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, como uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valores à web.

O premiado deve seguir as seguintes instruções:

  • Deve exibir a imagem do selo em seu blog;
  • Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
  • Escolher outros 10 blogs a quem entregar o PRÊMIO DARDOS;
  • Avisar os escolhidos.

Meus indicados:

INFORMÁTICA EDUCATIVA apoiando Projetos Pedagógicos

http://jmzimmer.blog.uol.com.br – Josete

BAÚ DE IDÉIAS

http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ - Ivanise

ALFABETIZAÇÃO EM FOCO

http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com/ - Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda

EDUCAR JÁ

http://cybelemeyer.blogspot.com/ - Cybele

CIBERSPAÇO NA ESCOLA

http://ciberespaconaescola.blogspot.com/ - Vanessa

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

http://profadeniseinfo.blogspot.com/ - Denise

O PC E A CRIANÇA

http://melhorart.blogspot.com/ - Jenny

BLOGOSFERA MARLI

http://blogosferamarli.blogspot.com/ - Marli

LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA

http://leituraescola.blogspot.com/ - Fátima

MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES

http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/ - Leonor


Já cheguei aos 10 e faltam tantos... mas dedico este prêmio a todos que participam das minhas atividades virtuais. Sem vocês nada disso teria sentido!

+ umas indicações de última hora!!!

SOBRE EDUCAÇÃO

http://sobreeducacao.blogspot.com/ - Elis

DIÁRIO DE UMA PROFESSORA

http://diariodaprofessora.blogspot.com/ - Veneza

Alguns blogs que você tem que conhecer


Durante as férias gosto de navegar pela blogosfera sem compromisso, me permitindo encontrar blogs inusitados e criar novas redes, além da educação.

Na reportagem da Revista Época, os 80 blogs que você não pode perder, descobri uma listagem interessante de blogs que falam sobre o que eu não costumo ler, mas estou com uma vontade enorme de conhecer!

Segundo a revista, depois de 10 anos de atividades blogueiras, hoje temos mais 133 milhões de blogs no mundo, com uma média de 900 mil novas postagens por dia. Como saber o que vale a pena nessa imensidão de informações???

Começo conferindo a listagem completa. Se você também quiser se aventurar, clique aqui.

DO QUE EU GOSTEI?
(alguns já conhecidos entraram na lista)

>> bichinhosdejardim.com
>> lablogatorios.com.br/brontossauros
>> www.contraditorium.com
>> www.contraditorium.com
>> www.eucapricho.com
>> www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte
>> hipopotamozine.blogspot.com
>> www.irmaosbrain.com
>> www.kibeloco.com.br
>> bloglaemcasa.com.br
>> www.lilianpacce.com.br
>> marcelotas.blog.uol.com.br
>> oficinadeestilo.com.br

Vê se tira um tempinho para se divertir também!!!

Atividades de Artes com papel

Visitando o blog Cultura na Rede, no post Mouse a obra!, tive uma idéia para uma série de posts sobre o assunto (obrigado Luiz!).

Ele apresenta a técnica chamada Paper Toy Art, usada para criação de personagens com cola e papel. Visite o post Mouse a obra! para conferir as dicas dele.

A minha é garimpar o Picasaweb. Tenho usado muito este recurso pesquisando material para minhas aulas e sempre encontro 'artes em papel'. Com um pouco de paciência é possível encontrar modelos de diversos personagens, além de móveis e outros objetos que podem ser úteis na criação de cenários, por exemplo.

Deixo hoje a dica da minha galeria pública de imagens: http://picasaweb.google.com.br/sintians

E alguns links para quem já brincou muito com bonecas de papel:

>> http://picasaweb.google.com.br/tessituras/BonecasDePapel#
>> http://picasaweb.google.com.br/jujufofete/BonecasDePapel#
>> http://picasaweb.google.com.br/ttianeu/BonecasDePapelHugoLescargot#
>> http://picasaweb.google.com.br/aidemim/BONECASDEPAPEL02#

(Eu tinha essa!!!)

Revista Época na Educação


A Revista Época tem um espaço dedicado a educação. É um projeto voltado para o ensino médio que permite a utilização "dos fascículos produzidos todos os meses para desenvolver atividades com os alunos. Com as informações disponíveis, as escolas podem construir projetos multidisciplinares para a elaboração de jornais, revistas, filmes e até uma rádio na web."

O material é muito interessante e pode ser adaptado para as séries finais do ensino fundamental. O melhor é que os fascículos estão disponíveis online.

Não deixe de conferir: http://epoca.globo.com/educacao/

Blogs melhoram o desempenho escolar

A notícia é antiga (2008), mas só agora consegui comentar! Claro que já sabiamos isso, mas é bom ter uma pesquisa referendando nosso ponto de vista!

A professora Claudia Rodrigues comprovou que o uso de blogs melhorou o desempenho dos alunos nas aulas de redação, em sua pesquisa de mestrado. A notícia está no Jornal da Unicamp . Destaco aqui alguns trechos:

“As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais.”

"No blog os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno.”

"Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo."

“Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta.”

Para ler a notícia na integra, clique aqui.

Para ouvir uma entrevista com a autora da pesquisa, Claudia Rodrigues, a rádio CBN, clique aqui.

E para ler uma entrevista com ela, a Agência FAPESP, feita por Thiago Romero, clique aqui.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Teatro na escola: Florzinho do Campo


Uma das propostas na Escola de Férias é trabalhar com diversas linguagens, incentivando a leitura (principal defasagem na aprendizagem das crianças). A partir do interesse demonstrado pelas crianças no início do projeto, propomos a criação de uma peça teatral.

Escolhemos a história Florzinha do Campo, da escritora Berenisse Petry, por ter diversos personagens (e cada aluno ter um papel) e pelos temas que ela aborda: a diversidade - como lidamos com ela, ética, convivência, amizade.


Cada aluno escolheu o personagem que gostaria de representar após a contação da história; confeccionou uma máscara utilizando o material disponibilizado e fizemos a passagem do texto, enfatizando a importância da entonação na leitura, o papel dos sinais de pontuação, a pronúncia correta das palavras.

Na próxima semana serão realizados novos ensaios, até que a peça seja apresentada. Planejamos filmar a atividade para que ela seja reproduzida no início do ano letivo para os alunos que não participaram do projeto.

Se você quer conhecer a história da Florzinha do Campo, clique aqui. O texto foi adaptado para fins pedagógicos.

Para visualizar a aula completa, clique aqui: