Ah! E a Pepê veio para ser companheira do Dink. Olha que fofos...
Se você também gosta dos peludinhos e pensa em ter um (ou mais uns), ADOTE UM. Visite o blog http://amorviralatacaxias.blogspot.com/ e escolha o seu!
Você conhece o Twister, aquele jogo com círculos coloridos que a gente se contorce inteiro para brincar? Se quiser aprender a jogar, visite este post no Educandário, Explicando o Twister.
Pensei em uma adaptação para a matemática. Estou fazendo um tapete com TNT (2m x 2m) e pintando os círculos (10cm) numerados. No lugar da roleta, vou construir três dados: um numerado, outro com as cores e um com as partes do corpo que fazem parte da brincadeira (pé direito, pé esquerdo, mão direita, mão esquerda).
A ideia é dividir a turma em dois grupos: enquanto um joga os dados o outro brinca no tapete. A regra é simples: joga-se os dados e se faz o que eles mandam. Por exemplo: pé direito no circulo azul número 5; mão esquerda no circulo roxo número 2; seguindo até que as crianças desistam ou não consigam realizar o desafio proposto. Caso duas crianças sorteiem a mesma 'casa' terão que dividir o espaço.
É uma ótima opção para a Hora do Brinquedo, especialmente porque nem todas as crianças levam brinquedos para a escola (no meu caso). Além de trabalhar noções de cores, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, compreensão corporal, sequência numérica, ...
PS: Ainda não sei com que turmas irei trabalhar em 2009 (só dia 25/02), mas como entre as minhas opções estão os pequenos do 1º ano já estou buscando sugestões, pois é com eles que quero ficar! Me desejem sorte!!!
>> http://www.portalnet.net/midbrasil/voice/index.htm
>> http://204.19.128.12/tictac/gettransport.php?categorie=transport
>> http://www.stonewashed.net/sfx.html
>> http://www.partnersinrhyme.com/pir/PIRsfx.shtml
>> http://www.wavsource.com/sfx/sfx.htm
>> http://www.hongkiat.com/blog/55-great-websites-to-download-free-sound-effects/
>> http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/02/msica-grtis.html
>> http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/07/mais-msica-para-usar-legalmente-num.html
>> Portal da Língua Portuguesa:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org
>> Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Ortogr%C3%A1fico_de_1990
>> Jornal Público:
http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/acordoOrtográfico.aspx
>> Academia Brasileira de Letras:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
É sempre uma alegria receber um presente!!! Ainda mais de pessoas especiais... Um obrigada especial as queridas que me indicaram: Josete, Cybele, Denise, Elis , Vanessa, Veneza e Marli. E vamos entrar na brincadeira:
Sobre o Prêmio...
O Prêmio Dardos reconhece os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc., que em suma, demostram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, como uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valores à web.
O premiado deve seguir as seguintes instruções:
Meus indicados:
INFORMÁTICA EDUCATIVA apoiando Projetos Pedagógicos
http://jmzimmer.blog.uol.com.br – Josete
BAÚ DE IDÉIAS
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ - Ivanise
ALFABETIZAÇÃO EM FOCO
http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com/ - Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda
EDUCAR JÁ
http://cybelemeyer.blogspot.com/ - Cybele
CIBERSPAÇO NA ESCOLA
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/ - Vanessa
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
http://profadeniseinfo.blogspot.com/ - Denise
O PC E A CRIANÇA
http://melhorart.blogspot.com/ - Jenny
BLOGOSFERA MARLI
http://blogosferamarli.blogspot.com/ - Marli
LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
http://leituraescola.blogspot.com/ - Fátima
MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES
http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/ - Leonor
Já cheguei aos 10 e faltam tantos... mas dedico este prêmio a todos que participam das minhas atividades virtuais. Sem vocês nada disso teria sentido!
+ umas indicações de última hora!!!
SOBRE EDUCAÇÃO
http://sobreeducacao.blogspot.com/ - Elis
DIÁRIO DE UMA PROFESSORA
“As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais.”
"No blog os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno.”
"Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo."
“Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta.”