terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Atividades com medidas de comprimento - Parte 5

Depois de brincar muito com o metro, chegou a hora de aplicar os conhecimentos construídos. A atividade de hoje é resolver, em duplas, algumas situações problema, envolvendo os dados coletados nas aulas anteriores.

Veja a atividade:

Objeto

Centímetros

Metros

Classe

60 cm

............... m e ............... cm

Cadeira

40 cm

............... m e ............... cm

Porta

210 cm

............... m e ............... cm

Quadro

316 cm

............... m e ............... cm

Janela

200 cm

............... m e ............... cm

Armário

156 cm

............... m e ............... cm

Caderno

20 cm

............... m e ............... cm

Estojo

22 cm

............... m e ............... cm

Corredor

2900 cm

............... m e ............... cm

1) Qual é o objeto do quadro que tem:

a) Menos de um metro?

b) Menos de meio metro?

c) Mais de um metro e menos do que dois metros?

d) Mais do que dois metros e menos do que três?

e) Mais do que três metros?

2) Responda a partir do quadro acima:

a) Qual é o menor objeto? Quanto ele mede?

b) Qual é o maior objeto? Quantos centímetros ele tem?

c) Quem é maior: a classe ou a cadeira? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:

d) Quem é menor: a porta ou o quadro? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:

e) Qual é a diferença entre o tamanho da janela é do armário? Calcular:

f) A nossa turma tem 11 alunos. Cada aluno tem um caderno que mede 20 cm. Se fizermos uma fila de cadernos, quanto ela vai medir?

g) A fila de cadernos tem mais ou menos do que um metro? Explique sua resposta:

h) Se um caderno mede 20 cm, quantos cadernos cabem dentro de 1 metro?

i) O corredor tem 2900 centímetros ou 29 metros? Explique sua resposta:

j) Qual é a medida da metade do corredor? Calcular:

l) Quantos metros a gente vai percorrer se for até o final do corredor e voltar? Desenhar e calcular:

Um momento muito importante da aula é a correção das atividades no quadro, permitindo que os alunos expliquem e representem suas hipóteses para os colegas.

Na sequência, na aula de Artes com a profe Lili, os alunos contruiram formas geométricas em papéis coloridos, a partir das medidas solicitadas pela professora. por exemplo, um quadrado de 4 cm, um retângulo de 4x6 cm, etc...

E para finalizar, dançamos a música do Quadrado. Não foi muito fácil as crianças acertarem os passos da dança!

Para conferir a aula completa, clique aqui:


Veja também:

>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Anônimo disse...

ola sou prof. silvane, adorei seu blog, gostaria de saber como faço para inserir esse bichinhos no blog. o da minha escola é muito serio, formal, gostaria de postar coisas meigas assim como o seu, sem falar nas atividades que vc tem é demais.


amei mesmo.

Sindy disse...

Olá Silvane
Que bom tê-la por aqui! Quantos aos bichinhos, há várias maneiras de inserí-los. Deixe seu email para que a gente possa conversar melhor, ok?
Bjks
Sintian