sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Teatro na escola: Florzinho do Campo


Uma das propostas na Escola de Férias é trabalhar com diversas linguagens, incentivando a leitura (principal defasagem na aprendizagem das crianças). A partir do interesse demonstrado pelas crianças no início do projeto, propomos a criação de uma peça teatral.

Escolhemos a história Florzinha do Campo, da escritora Berenisse Petry, por ter diversos personagens (e cada aluno ter um papel) e pelos temas que ela aborda: a diversidade - como lidamos com ela, ética, convivência, amizade.


Cada aluno escolheu o personagem que gostaria de representar após a contação da história; confeccionou uma máscara utilizando o material disponibilizado e fizemos a passagem do texto, enfatizando a importância da entonação na leitura, o papel dos sinais de pontuação, a pronúncia correta das palavras.

Na próxima semana serão realizados novos ensaios, até que a peça seja apresentada. Planejamos filmar a atividade para que ela seja reproduzida no início do ano letivo para os alunos que não participaram do projeto.

Se você quer conhecer a história da Florzinha do Campo, clique aqui. O texto foi adaptado para fins pedagógicos.

Para visualizar a aula completa, clique aqui:


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: