domingo, 18 de janeiro de 2009

Blogs melhoram o desempenho escolar

A notícia é antiga (2008), mas só agora consegui comentar! Claro que já sabiamos isso, mas é bom ter uma pesquisa referendando nosso ponto de vista!

A professora Claudia Rodrigues comprovou que o uso de blogs melhorou o desempenho dos alunos nas aulas de redação, em sua pesquisa de mestrado. A notícia está no Jornal da Unicamp . Destaco aqui alguns trechos:

“As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais.”

"No blog os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno.”

"Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo."

“Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta.”

Para ler a notícia na integra, clique aqui.

Para ouvir uma entrevista com a autora da pesquisa, Claudia Rodrigues, a rádio CBN, clique aqui.

E para ler uma entrevista com ela, a Agência FAPESP, feita por Thiago Romero, clique aqui.

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: