domingo, 11 de janeiro de 2009

Reflexões Pedagógicas - Escola de Férias

Decidi publicar todo o meu percurso no projeto Escola de Férias não só para compartilhar as atividades que estou produzindo, mas, especialmente, para demonstrar que o trabalho com o desenvolvimento de habilidades (ou capacidades como estão sendo classificadas agora) pode contribuir na aprendizagem das crianças.


Sei que não vamos fazer milagres em 12 dias de aula, mas tenho certeza que neste período podemos ajudar os pequenos a superarem algumas das suas dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados durante o ano letivo.


Eu e a querida profe Lili (uma colega maravilhosa que recebi de presente) estamos trabalhando para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura, melhorem suas hipóteses na resolução de problemas, além de trabalhar muito com a atenção e concentração, especialmente com a audição – saber ouvir.


Outra preocupação que temos é contextualizar as atividades, para atender nossos objetivos a partir dos interesses das crianças. Queremos que esta seja uma experiência prazerosa e que possa deixar boas lembranças. Por isso tentamos organizar situações lúdicas e divertidas.


No final da primeira semana de aulas tivemos um retorno positivo de dois pais que perceberam algumas mudanças visíveis em seus filhos, como estar gostando de ir a aula, estar lendo em casa, apresentar-se mais interessado e participativo nas atividades escolares. Também observamos uma mudança de postura nas crianças, algumas extremamente envolvidas em seu processo de aprendizagem, tentando superar suas dificuldades e criando estratégias ‘fabulosas’ para resolver seus problemas.


Quando trabalhávamos com o sistema de medidas e estávamos utilizando diferentes formas de medir (palmos, pés, polegadas) perguntei a um menino:


- Quantos pés você tem?


Referindo-me a sua altura medida em pés. E ele prontamente respondeu, com a cara mais perplexa do mundo:


- Dois, né professora?


Acho que quem está precisando de aulas de reforço é a professora, hehehe...


(As reflexões seguem no decorrer do período)


Outros posts sobre o assunto:



4 pessoas deixaram comentários!:

Tati Martins disse...

Seu blog faz parte do meu Google Reader. Eu sempre leio suas postagens de lá. Hoje passei aqui para lhe dizer que gosto muito do que escreve.
Parabéns pelo blog!

Tati Martins disse...

Seu blog faz parte do meu Google Reader. Eu sempre leio suas postagens de lá. Hoje passei aqui para lhe dizer que gosto muito do que escreve.
Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Oi Sintian,
Sou Bruna, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Parabéns pelo blog, traz ótimas indicações e dicas para os leitores.
Ví que você é professora e quero te apresentar o site da Zahar www.zahar.com.br, você já conhece? Lá você pode encontrar novidades, conhecer os lançamentos da editora, ler sinopse dos livros e ainda fazer um cadastro exclusivo para professores, que dá desconto na compra de livros e facilidades na entrega.
Você vai gostar!
Visitarei o Bloguinfo mais vezes!
Abraços!

Sindy disse...

Olá Tati
Bom saber que o que eu escrevo é útil para alguém!!! São tantas visitas e tão poucos comentários... hehehe
E Bruna, vou lá conhecer o site da Editora!
Bjks