Veja a atividade:
Objeto | Centímetros | Metros |
Classe | 60 cm | ............... m e ............... cm |
Cadeira | 40 cm | ............... m e ............... cm |
Porta | 210 cm | ............... m e ............... cm |
Quadro | 316 cm | ............... m e ............... cm |
Janela | 200 cm | ............... m e ............... cm |
Armário | 156 cm | ............... m e ............... cm |
Caderno | 20 cm | ............... m e ............... cm |
Estojo | 22 cm | ............... m e ............... cm |
Corredor | 2900 cm | ............... m e ............... cm |
1) Qual é o objeto do quadro que tem:
a) Menos de um metro?
b) Menos de meio metro?
c) Mais de um metro e menos do que dois metros?
d) Mais do que dois metros e menos do que três?
2) Responda a partir do quadro acima:
a) Qual é o menor objeto? Quanto ele mede?
b) Qual é o maior objeto? Quantos centímetros ele tem?
c) Quem é maior: a classe ou a cadeira? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:
d) Quem é menor: a porta ou o quadro? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:
e) Qual é a diferença entre o tamanho da janela é do armário? Calcular:
f) A nossa turma tem 11 alunos. Cada aluno tem um caderno que mede 20 cm. Se fizermos uma fila de cadernos, quanto ela vai medir?
g) A fila de cadernos tem mais ou menos do que um metro? Explique sua resposta:
h) Se um caderno mede 20 cm, quantos cadernos cabem dentro de 1 metro?
i) O corredor tem 2900 centímetros ou 29 metros? Explique sua resposta:
j) Qual é a medida da metade do corredor? Calcular:
l) Quantos metros a gente vai percorrer se for até o final do corredor e voltar? Desenhar e calcular:
Um momento muito importante da aula é a correção das atividades no quadro, permitindo que os alunos expliquem e representem suas hipóteses para os colegas.
Na sequência, na aula de Artes com a profe Lili, os alunos contruiram formas geométricas em papéis coloridos, a partir das medidas solicitadas pela professora. por exemplo, um quadrado de 4 cm, um retângulo de 4x6 cm, etc...
E para finalizar, dançamos a música do Quadrado. Não foi muito fácil as crianças acertarem os passos da dança!
Para conferir a aula completa, clique aqui:
Veja também:
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1
ola sou prof. silvane, adorei seu blog, gostaria de saber como faço para inserir esse bichinhos no blog. o da minha escola é muito serio, formal, gostaria de postar coisas meigas assim como o seu, sem falar nas atividades que vc tem é demais.
ResponderExcluiramei mesmo.
Olá Silvane
ResponderExcluirQue bom tê-la por aqui! Quantos aos bichinhos, há várias maneiras de inserí-los. Deixe seu email para que a gente possa conversar melhor, ok?
Bjks
Sintian