Começamos comparando o que é 1 centímetro e o que é 1 metro. Selecionamos alguns objetos na escola e cada aluno teve que registrar sua opinião: tem mais ou menos do que um metro?
Depois, em duplas, os alunos foram medir os objetos e comparar com suas hipóteses. É interessante observar os resultados e as hipóteses que os alunos constroem, pois mesmo sem conseguir medir o objeto inteiro, como a altura da janela, eles criam estratégias a partir de estimativas.
Também é possível utilizar outras estratégias. Para medir o comprimento do corredor da escola, a profe Lili, sugeriu que medissemos uma lajota, contassemos quantas havia no corredor e multiplicássemos para encontrar o resultado.
Quando permitimos, as crianças dão respostas interessantes para as situações problema propostas.
A atividade completa está disponível na AULA 6, acesse clicando aqui.
Veja também:
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1
Também é possível utilizar outras estratégias. Para medir o comprimento do corredor da escola, a profe Lili, sugeriu que medissemos uma lajota, contassemos quantas havia no corredor e multiplicássemos para encontrar o resultado.
Quando permitimos, as crianças dão respostas interessantes para as situações problema propostas.
A atividade completa está disponível na AULA 6, acesse clicando aqui.
Veja também:
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1
As aulas são muito boas e dinâmicas, porém resumidas, deveriam ser mais bem detalhadas.
ResponderExcluirNatália Duarte.