segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Atividades com medidas de comprimento - Parte 4

O metro já está construído, mas é necessário saber usá-lo! Por isso, antes de fazer a medição dos objetos trabalhamos com a estimativa, enfatizando os conceitos de maior e menor.

Começamos comparando o que é 1 centímetro e o que é 1 metro. Selecionamos alguns objetos na escola e cada aluno teve que registrar sua opinião: tem mais ou menos do que um metro?

Depois, em duplas, os alunos foram medir os objetos e comparar com suas hipóteses. É interessante observar os resultados e as hipóteses que os alunos constroem, pois mesmo sem conseguir medir o objeto inteiro, como a altura da janela, eles criam estratégias a partir de estimativas.

Também é possível utilizar outras estratégias. Para medir o comprimento do corredor da escola, a profe Lili, sugeriu que medissemos uma lajota, contassemos quantas havia no corredor e multiplicássemos para encontrar o resultado.

Quando permitimos, as crianças dão respostas interessantes para as situações problema propostas.

A atividade completa está disponível na AULA 6, acesse clicando aqui.

Veja também:


>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1


Um comentário:

  1. As aulas são muito boas e dinâmicas, porém resumidas, deveriam ser mais bem detalhadas.
    Natália Duarte.

    ResponderExcluir