O QUE PODEMOS FAZER NA ESCOLA?
1) Segundo os seus interesses, os alunos podem escolher um dos locais e encontrá-lo no Google Maps. Aproveite para explorar as coordenadas geográficas e dê uma bela aula sobre o assunto.
2) Deixe que os alunos pesquisem mais sobre a região escolhida: as características do relevo, vegetação, clima da região, dados demográficos, etc...
3) Use um recurso online para registrar as pesquisas: blogs, wikis, glogster, prezi, etc.
4) Organize a apresentação dessas informações através de painéis, seminários, mostras, etc. O importante é os alunos compartilharem suas descobertas.
ESCOLHA UMA CURIOSIDADE:
1) O S.S. Jassim é uma balsa de carga boliviana que encalhou e afundou em 2003, no Recife Wingate, ao largo da costa do Sudão.
2) A maior floresta no sul da África forma um inesperado caminho verde em Moçambique, no Monte Mabu.
3) Em Parma foram descobertos o pátio de uma antiga vila romana e os vestígios de um rio.
4) Áreas minadas no Camboja e em Angola.
5) Sítios rupestres com esqueletos de quase 2 milhões de ano. Foram descobertas cerca de 600 cavernas na África do Sul.
6) A cratera de Kamil, no Egito, é uma das mais bem-preservadas áreas atingidas pelo impacto de um meteoro no mundo.
7) Relíquia: uma estrutura de 260 metros criada no século XI para capturar peixes. Onde ela estará localizada?
8) Sítios arqueológicos foram vasculhados e pesquisadores descobriram milhares de tumbas e locais nunca antes registrados - que podem ter até 9 mil anos
9) Montes estranhos, em formato triangular, foram descobertos no Egito - o que motivou novas pesquisas em busca de pirâmides desconhecidas.
10) O Hippocampus bargibanti, conhecido como cavalo-marinho pigmeu, foi descoberto nas águas da Austrália - local em que até então não se sabia que eles viviam. O animal foi encontrado através da ferramenta Street View, que incluiu recentemente imagens de recifes de coral ao seu banco de dados.
11) O Parque Nacional do Tantauco no Chile é visto como um enorme espaço verde, não sendo possível observá-lo com zoom. O motivo é a preservação da fauna, já que a área possui animais em extinção.
12) Ilha em forma de coração, situada no mar Adriático ao largo da costa da Croácia e está atualmente desabitada. Possui 130 mil metros quadrados de área e foi nomeada de Galesnjak.
13) LOCAIS CENSURADOS PELO GOOGLE: Há locais que não conseguimos visualizar com o Google maps pelos motivos mais diversos. Confira no link abaixo:
http://www.vocesabia.net/fotos/conheca-10-lugares-censurados-pelo-google-maps/
14) DESCOBERTAS INCRÍVEIS: Há outras curiosidades não tão didáticas, mas bem interessantes. Veja aqui: http://mundolouco.net/10-descobertas-incriveis-do-google-earth/
Minha querida amiga virtual, vejo que você voltou com a "corda toda". Tenho acompanhado suas postagens e fico muito feliz em saber que está de alta. Amo seu trabalho, sua dedicação, criatividade, disposição....
ResponderExcluirMe interessei muito por esta postagem. Utilizo o google maps com meus alunos. Como faço para ver as imagens relatadas na postagem.
Oi Ana
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, sempre!!!
Para achar as imagens é preciso pesquisar, por isso pensei nessa atividade ;-) Os alunos passaram um bom tempo procurando pelas coordenadas certas!
Bjs
Sintian