>> Avaliando
Imagine: no lugar de uma prova uma nuvem de palavras. Peça para que seus alunos escrevam o que
aprenderam usando apenas PALAVRAS. É interessante observar a capacidade de
síntese, pois escolher as palavras realmente significantes de um determinado
conteúdo não é uma tarefa simples! A intervenção do professor aqui é
importantíssima para evitar que expressões desnecessárias poluam as nuvens.
>> Sentimentos e emoções
Uma atividade interessante para o final do ano é escrever sobre os sentimentos. Muitas vezes nossos
jovens alunos têm dificuldade em expressar suas emoções, então podem criar uma nuvem para descrever como se sentem e
customizá-la conforme seu gosto.
No final, as nuvens podem ser impressas e
agrupadas por semelhança ou diferença, verificando afinidades entre os colegas
e percebendo que os outros compartilham das mesmas emoções.
>> Cartão de despedida
Cada aluno pode criar uma nuvem de despedida, com desejos para os amigos, colegas e professores. E os cartões podem ser distribuídos digitalmente, por email ou redes sociais, além de serem impressos como antigamente (nostalgia de final de ano ;-)).
Sindy, você é fantástica! Adoro sua percepção ao enxergar possibilidades nas ferramentas. Analisá-las e torná-las pedagógicas. Já usei o Wordle com meus alunos do 1º ano. Eles observaram várias obras de arte de dois artistas e assistiram vídeos. Usaram a ferramenta para verbalizar o que mais chamou a atenção. Parabéns mais uma vez!
ResponderExcluirSindy, por meio do seu blog fiquei conhecendo o Wordle e gostei muito das possibilidades de trabalho que você apresentou.Maravilhosas as suas dicas! Você é muito criativa! Abraços
ResponderExcluir