segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Wordle nas aulas de Português - Parte 2

O que podemos fazer com o Wordle nas aulas de Língua Portuguesa ou Estrangeira na escola?  Já que ele é uma ferramenta que 'brinca' com as palavras acredito que sejam inúmeras as possibilidades.

Eu já falei sobre o Wordle aqui no Bloguinfo. É aquela ferramenta que permite a construção de nuvens de palavras através de um processo simples: digitar uma lista de palavras que poderão ser organizadas em diferentes layouts, ajustando cores, fontes, sentido do texto,...  No final elas podem ser salvas ou impressas, você escolhe!

::ALGUMAS IDEIAS::


::Turma de Alfabetização::

Os pequenos vão adorar utilizar esse recurso! As crianças em fase de alfabetização podem fazer listas dos mais diversos assuntos, como livros, projetos, datas comemorativas, uma única letra, que comecem com ...   Depois de escrever deixe eles se divertindo com o layout das suas nuvens.

É interessante, com os pequenos, imprimir as nuvens e fixar pela sala de aula para que eles possam ler e revisitar suas listas.

::Ditado Digital::

Sim! Ainda acredito que o ditado tenha seu lugar na escola. E agora com uma cara mais moderna e divertida! Mas não como uma atividade de fixação, mas de reflexão sobre a escrita correta das palavras.

Dite uma lista de palavras para seus alunos e deixe que eles se divirtam organizando-as na sua nuvem. Enquanto isso, o professor pode/deve ir passando em cada computador e orientando a autocorreção das palavras com ajuda de um dicionário (físico ou online).

:: Ortografia::

É possível construir nuvens a partir de uma única dificuldade ortográfica, listando palavras com RR ou Ç, por exemplo. Ou selecionar palavras difíceis de escrever como exceção, ressuscitar, etc. Ou ainda aquelas que provocam maior dificuldade na turma. Repito, é necessário fazer uma reflexão sobre a escrita correta das palavras, pois só listá-las não vai constribuir com a aprendizagem.

::Ideia principal::

Depois de ler um texto, um livro ou estudar um determinado conteúdo, peça para que seus alunos façam uma LISTA a partir do tema apresentado, destacando as IDEIAS PRINCIPAIS.

Os alunos podem fazer suas nuvens individualmente e depois construir uma única da turma, juntando todas as listas. A segunda nuvem representará de formar muito clara os aspectos mais relevantes do assunto tratado para a turma.

O professor pode avaliar se as palavras listadas realmente fazem sentido e tem relação com o tema.

::Produção de texto::

Vamos inverter os papéis? O professor constrói uma nuvem com uma lista de palavras que os alunos devem utilizar para produzir um texto. O melhor é que qualquer assunto pode ser apresentado!

O inverso também vale: o professor dá um texto e os alunos constroem suas nuvens com as palavras mais importantes e representativas.

::Língua estrangeira::

As nuvens são uma boa alternativa para explorar o VOCABULÁRIO nas aulas de língua estrangeira. Escolha um tema e peça para os alunos criarem suas nuvens sozinhos e depois uma só da turma. Vai ficar claro quais são as palavras mais ‘populares’ e o professor pode observar as que ficaram esquecidas, trabalhando-as nas próximas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário