Pequem seu modelo na página:quarta-feira, 31 de outubro de 2007
::Origami de Tux::
Pequem seu modelo na página:sábado, 27 de outubro de 2007
::Second Life e Educação::
Second Life e Educação serão temas de Congresso: jogo no passado, hoje ambiente de ensino ======================================================
Colaboração: Carlos Valente
O "I CONGRESSO do SECOND LIFE na EDUCAÇÃO (http://www.sleducacao.com.br)"será realizado por três empresas especialistas em tecnologia, informação eeducação (ABCBranding, Dozen e Polivalente Tecnologia).
O Second Life embora conhecido por muitos, ainda é um mistério para boa partedos internautas e profissionais de ensino.O objetivo do evento é de apresentardesde informações mais básicas do Second Life, até aplicações mais sofisticadasdesse ambiente virtual. O Congresso acontecerá, inicialmente em São Paulo,no luxuoso auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em 1 de dezembro de 2007(sábado), das 14h00 as 18h00, na Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia.
Simultaneamente ao Congresso será lançado, até que se comprove ao contrário,o primeiro livro no mundo sobre o SECOND LIFE com a temática educacional. Olivro " SECOND LIFE e WEB 2.0 na EDUCAÇÃO" tem como diferencial toda a parteteórica a respeito, e também as vivências práticas dos autores João Mattare Carlos Valente dentro desses ambientes.
O Congresso é inovador, pois permite ao congressista continuar explorandoos temas depois do evento, através dos vários recursos interativos. Ou seja,o Congresso não terá início, meio e fim, mas terá o antes, durante e o depois.
Antes, através do BLOG em www.circulointerativo.com.br para acompanhar as últimas novidades do Congresso. Durante, com a infra-estrutura do Congressorica em recursos de multimídia e de interatividade. E depois, com um ambientede ensino virtual (e-learning), no ambiente Moodle, para acessar o conteúdoe o Fórum On-line das palestras apresentadas no evento. Adicionalmente seterá uma Central de Dúvidas dentro do Second Life, recursos de voz e vídeopossíveis de serem baixados num MP3 Player, e outras novidades.
Esse evento inovador está aberto para diversos públicos, não somente paraUniversidades Acadêmicas, como as próprias Universidades Corporativas. Ouseja, como o próprio Second Life é extremamente multidisciplinar, abordatópicos de interesse para os vários profissionais interessados.
Para mais informações acesse o site http://www.sleducacao.com.br ou faça reserva pelo telefone do Congresso: (011) 3711-7020.
::Notícias Linux::
Meus destaques do dia:
>> Como se pronuncia Ubuntu
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193360173.html
>> Energia para o OLPC com ajuda de vacas
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193361250.html
>> Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft
"A questão é: se você deseja falar bem ou mal, não interessa, mas faça isso sabendo o que está falando."
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193358890.html
>> Microsoft lança adições à sua máquina virtual para rodar Linux
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193276142.html
>> Software livre tem soluções para várias áreas
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1193273591.html
::Ubuntu Games::
"Ubuntu Games é fruto do esforço para criação de um lugar que contenha artigos, tutoriais,fotos de tela e dicas sobre jogos no Ubuntu.
Há quem não migrou de sistema operacional por causa de jogos que imaginam não haver para o Linux. Pelo bem dos usuários domésticos, tentarei convencer vocês de que existem muitos jogos bons no Linux "
Fonte: Dicas-L
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
::A Generosidade Compensa?::
Começo destacando o final do texto:
"A crença de que prosperidade e generosidade são conceitos opostos ainda é bastante comum nos tempos de hoje. Bem, talvez seja a hora de revermos nossos conceitos ...
(...)
Os tempos certamente mudaram. Para se conquistar o mundo não é mais necessária a mobilização de exércitos, massacres e destruição. Entretanto a conquista do mundo certamente envolve a dominação e a supressão de liberdades.
(...)
Com o outro movimento(referência ao software proprietário), do software livre, o que está em jogo é o desafio de solucionar problemas criativamente, a engenhosidade, ajudar o seu vizinho e, em última instância, o prazer puro e simples.
(...)
O software proprietário nos entrega programas de computadores que executam determinadas tarefas, porém não nos dizem como os computadores foram instruídos a fazer isto. Em caso de problemas os únicos que podem consertar o erro são os fabricantes. Nós, usuários, não podemos consertar nada. É o mesmo que comprar um carro em que o capô venha soldado. Em caso de problemas temos que mandar o carro para que a fábrica o conserte. Inconcebível, não? Pois então, com os programas de computador que você usa ocorre exatamente o mesmo. "
Vale a pena ler o artigo na íntegra. E os exemplos usados são maravilhosos.
Fonte: Dicas-L
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
::Frase do dia::
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
III SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
::Segredos do Google::

Comunidades de Software Livre
Virei fã de carteirinha da lista Dicas-L!!! Hoje vou destacar alguns trechos do que li por lá:

>> Comunidades de Software Livre
Por Rubens Queiroz de Almeida
... Quando eu comecei a usar a Internet e conhecer as comunidades de software livre, a primeira coisa que me impressionou foi a boa vontade extremada das pessoas, frequentemente no exterior, em ajudar os outros.
... O que caracterizava estas comunidades, e diversas outras que vim a conhecer com o tempo, era a paixão pelas idéias, por descobrir coisas e por compartilhar conhecimento.
... Fui convidado pelo Cláudio Ferreira Filho, coordenador do projeto BrOffice.org, a me juntar à lista eletrônica em que os voluntários brasileiros se reunem para discutir as ações de desenvolvimento do projeto nacional.
... O projeto BrOffice.org já realizou coisas admiráveis, mas ainda existe muito a ser feito. Você pode colaborar escrevendo dicas, juntando-se aos amigos do BrOffice, enviando para o projeto uma idéia genial (ou não) para ajudar a financiar o projeto. Se nenhuma das alternativas anteriores lhe agradar, você pode colaborar muito para o projeto simplesmente usando a suíte (download) e contando para os amigos.
... Qual o segredo para a criação de uma comunidade tão produtiva e amiga?
Para saber a resposta, clique aqui, e leia o artigo na íntegra!
::Grupos de Usuários do BrOffice.org::
Segundo o GNU, "O Software Livre é uma questão de liberdade: as pessoas devem ser livres para usar o software de todas as maneiras que sejam socialmente úteis." Mas será que você consegue fazer isso com o BrOffice.org?
Software livre não é apenas um modelo de software, ele é também uma forma de expressão e de vida de muitas pessoas e empresas. O modelo de Software Livre é tão bom que hoje é estimado que o OpenOffice.org (BrOffice.org) possue mais de 30 milhões de pessoas usando (http://stats.openoffice.org/) mas como fazer para participar?
Com tantas pessoas usando e querendo melhorar ainda mais o BrOffice.org a ONG resolveu criar um modelo de comunidade, já apelidado por Roberto Salomon, de GUBRO (Grupo de Usuários Broffice.org). O modelo é baseado na descentralização dos grupos por estado para que, através de um representante estadual possam canalizar todos os anseios e tendências do futuro do BrOffice.org.
Se a sua resposta for SIM, clique aqui, e saiba como colaborar!
sábado, 6 de outubro de 2007
::Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana::
A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, RITLA, é um organismo internacional, de caráter intergovernamental, destinado a contribuir, por meio da cooperação regional, ao desenvolvimento científico e tecnológico dos países da América Latina.A RITLA produziu o estudo “Lápis, Borracha e Teclado – Tecnologia da Informação na Educação – Brasil e América Latina”, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisas do Instituto Sangari, que utiliza as informações existentes sobre a situação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil, na América Latina e no mundo, para dimensionar as diversas brechas digitais entre os que têm e os que não têm acesso ao mundo da informática e da internet, especialmente no campo da educação.
Para ler a notícia, clique aqui.
Para acessar o relatório na íntegra : Clique aqui = Lápis Borracha Teclado (5.84 Mb).
Fonte: RITLA
::Índice mede discriminação digital no Brasil ::
A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), em parceria com o Instituto Sangari e o Ministério da Educação, divulgou no último dia 7, o Índice de Discriminação Digital (IDD), que aponta a situação das regiões e dos estados brasileiros no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O índice está apresentado na publicação Mapa das Desigualdades Digitais, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.O trabalho, que tem como base dados recentes do IBGE, oferece um quadro abrangente da situação da exclusão digital no Brasil e apresenta um conjunto de considerações e recomendações sobre essa situação.
O índice considera três dimensões – as desigualdades em função das diferenças entre as diversas regiões do país, as desigualdades socioeconômicas entre os indivíduos e as estratégias de superação dessas desigualdades, como centros gratuitos de acesso à Internet e escolas – e seis indicadores, todos relativos a desigualdades, como no uso de internet em casa, no uso da rede em geral, de situação econômica, de situação social, de acesso gratuito e de acesso na escola. O índice contempla também a relação entre categorias como de população branca e negra e rica e pobre.
O estudo aborda a suficiência e o sentido dos avanços dos últimos anos. Aponta que as desigualdades digitais reproduzem e reforçam as desigualdades existentes na sociedade. Nos dois indicadores utilizados – Internet domiciliar e uso de Internet – nota-se uma distribuição territorial desigual: 14,7% da população brasileira de 10 anos de idade e mais morava, no ano de 2005, em domicílios com acesso à Internet.
Acesse aqui o Mapa das Desigualdades Digitais 1.80 Mb
Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.
Fonte: RITLA
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
::Dr. Geo - software geométrico interativo::
Colaboração: Tiago Eugenio de Melo
Dr. Geo é um software que representa graficamente dados geométricos, como pontos, linhas e polígonos. O mais interessante é que ele permite que o usuário manipule visualmente os objetos, mantendo as propriedades matemáticas dos dados.
O programa permite ao aluno explorar, de maneira interativa, noções como óptica, cinemática e relações trigonométricas.
A ferramenta permite fazer cálculo de ângulos, interseção e equações de retas. A sua interface é bastante simples e intuitiva, facilitando a aprendizagem. Existe ainda a opção de escrever programas de macro para gravar as seqüências e exibi-las posteriormente.
É possível encontrar diversos vídeos sobre o uso da ferramenta em http://documentation.ofset.org/drgeo/videos.
O software, licenciado pela GPL, está na versão 1.1 e foi desenvolvido em GTK. Os usuários da distribuição Debian podem instalar o programa através do comando apt-get install drgeo drgeo-doc.
Os usuários de outras distribuições podem baixar o arquivo em http://ofset.sourceforge.net.
No endereço http://www.ofset.org, é possível encontrar diversos exemplos de aulas que usam o Dr. Geo como suporte.
Fonte: Dicas-L
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
::[Dicas-L] Edulinks::
Entre as dicas de hoje, encontrei duas que vale a pena divulgar:
>> Edulinks
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Coleção de links educacionais para o ensino fundamental, com a seção Edulinks, em um site sobre aprendizado. São cerca de 400 links, muito bem escolhidos :-)
>> Ferramentas para Publicação Web
Colaboração: Elisabeth Zolcsak
Divulgando o site http://www.ae.bio.br/ . No site WebAE estão disponíveis algumas ferramentas para Internet, scripts com distribuição livre, adaptados e traduzidos para português brasileiro, que possibilitam a a construção de websites, publicação de conteúdos, colaboração em projetos e atividades educativas.
Fonte: Dicas-L

