quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Marcadores:
Esta sou eu,
Mensagens
domingo, 28 de agosto de 2011
Cultura Digital e a Escola
Em entrevista ao programa Salto para o Futuro o professor José Armando Valente fala sobre Cultura Digital e Escola. Sabemos que o avanço no desenvolvimento dos recursos digitais é muito rápido, mas a apropriação tecnológica destes nem sempre acontece na mesma velocidade. Diariamente nos deparamos com novidades, mas quais são os recursos realmente relevantes para a educação?
Apresento aqui um resumo das ideias que organizei para um curso de formação de professores:
Apresento aqui um resumo das ideias que organizei para um curso de formação de professores:
Marcadores:
Informática Educativa,
Internet na Educação
sábado, 30 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Ando assim...
137. Ah .. a memória…: "
Compartilhado via GReader
Direto daqui: http://claragavilan.com.br/blog/137-ah-a-memoria

Compartilhado via GReader
Direto daqui: http://claragavilan.com.br/blog/137-ah-a-memoria
Marcadores:
Esta sou eu
sábado, 9 de julho de 2011
Sukoku Online
Quem me conhece sabe que eu adoooro jogar Sudoku. É meu passatempo preferido: no computador, em revistinhas no verão, no celular, etc.Seguindo a Ana no Arquivinho encontrei mais uma versão, ÓTIMA para ser trabalhada na escola, o Jigsaw Sudoku. Ele tem muitas OPÇÕES: alterar o tamanho da grade de 4x4 até 9x9, o nível de dificuldade do fácil ao difícil, e os caracteres: números, letras ou símbolos.
Para conhecer e experimentar o Jigsaw Sudoku, clique aqui e divirta-se!
Para iniciar o jogo basta clicar em OPTIONS e escolher o tamanho da grade, a dificuldade e os caracteres. Depois é só clicar sobre a peça e arrastar até o lugar dela, respeitando as regras do jogo. Pura diversão!
Marcadores:
Informática Educativa,
Internet na Educação,
Jogos educativos
sábado, 2 de julho de 2011
Jogos online

Seguindo a Ana do Arquivinho encontrei diversos jogos online no site das Revistas Coquetel. Há jogos para os pequenos e os maiores: forca, caça-palavras, sudoku, memória, jogo dos erros, batalha naval, etc. São inúmeras opções de ótimos passatempos que estimulam o raciocínio lógico. Para não deixar a cabeça preguiçosa!
Eu me diverti muito com o Jogo da Forca e o Sudoku (meu vício). Vale a pena conhecer o site:
http://www.coquetel.com.br/
::DICA::
A Coquetel distribui suas revistas as escolas brasileiras. Esse programa foi aprovado pelo MEC e vem sendo utilizado por muitas instituições de ensino. As revistas doadas são carimbadas como cortesia do editor e as instituições podem solicitar até três (03) pedidos por ano. Os títulos são disponibilizados de acordo com o estoque.
Ficou interessado? Clique aqui para saber como receber as revistas:
Ficou interessado? Clique aqui para saber como receber as revistas:
Marcadores:
Informática Educativa,
Jogos educativos
quinta-feira, 30 de junho de 2011
As redes sociais na escola
Há tempos me preocupo com o que nossos alunos fazem nas redes sociais, começando pelo fato de que eles costumam mentir a idade para poder participar delas!
No Jornal Hoje do dia 30 de junho de 2011 assisti uma reportagem sobre o monitoramento de algumas escolas sobre o uso que seus alunos fazem das redes sociais. A especialista em direito eletrônico, Rubia Maria Ferrão, diz que "a escola está certa em fiscalizar os alunos". Temos que ter clareza que existem leis e que as pessoas "ofendidas" podem e devem procurar seus direitos, buscando reparação, punição e até indenização. É importante saber que se quem ofende é menor de idade, são os pais que respondem e pagam - isso se aplica aos nossos alunos do Ensino Fundamental.
A reportagem cita o exemplo de escolas que criaram grupos para monitorar o que seus alunos fazem na web, contratando ex-alunos para fazer o serviço. Acredito que nas escolas públicas, o professor que atua nos laboratórios de informática pode ajudar nesse processo, primeiramente, criando regras coletivas de uso da internet na escola, incentivando o uso adequado da web abordando os princípios de convivência no mundo virtual, tentando evitar que situações ofensivas ou constrangedoras aconteçam.
O que chamou minha atenção foi a fala de dois alunos. Uma menina que disse não se importar em retirar da web fotos que envolviam a escola, demonstrando que o diálogo é sempre o melhor caminho. E um menino que afirmou "se controlar" pois a mãe é muito braba, deixando claro o papel da família nesse processo.
Penso que o uso adequado da internet ainda é um grande desafio para as escolas, mas acredito que a educação é o melhor caminho!
Para ver a reportagem na íntegra, clique aqui.
Para ler mais sobre o assunto, acesse o texto A aplicabilidade das leis em TI.
A reportagem cita o exemplo de escolas que criaram grupos para monitorar o que seus alunos fazem na web, contratando ex-alunos para fazer o serviço. Acredito que nas escolas públicas, o professor que atua nos laboratórios de informática pode ajudar nesse processo, primeiramente, criando regras coletivas de uso da internet na escola, incentivando o uso adequado da web abordando os princípios de convivência no mundo virtual, tentando evitar que situações ofensivas ou constrangedoras aconteçam.
O que chamou minha atenção foi a fala de dois alunos. Uma menina que disse não se importar em retirar da web fotos que envolviam a escola, demonstrando que o diálogo é sempre o melhor caminho. E um menino que afirmou "se controlar" pois a mãe é muito braba, deixando claro o papel da família nesse processo.
Penso que o uso adequado da internet ainda é um grande desafio para as escolas, mas acredito que a educação é o melhor caminho!
Para ver a reportagem na íntegra, clique aqui.
Para ler mais sobre o assunto, acesse o texto A aplicabilidade das leis em TI.
Marcadores:
Informática Educativa,
Internet na Educação
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Voltando...
Depois de tudo o que aconteceu, já estou conseguindo reestabelecer as minhas atividades... beeeem devagar... Por isso escolhi meus personagens favoritos para voltar a blogar!!!
E vou descascar muita cebola! Para demonstrar o tamanho da minha insignificância perante o universo!Imagens em http://bichinhosdejardim.com
Marcadores:
Esta sou eu
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Atividades para o Dia das Mães 2011
O Dia das Mães está chegando e as escolas sempre organizam uma comemoração especial. Na minha é tradição oferecer um chá, com direito a desfile de modas e quitutes saborosos. Encontrei no Pra Gente Miúda uma ideia de cartão perfeita para a ocasião:


Dá para adaptar a ideia utilizando diversos materiais: fazer com folha de desenho e deixar as crianças enfeitarem; usar EVA; fazer flores de dobradura; etc.
Confira outras sugestões aqui:


Dá para adaptar a ideia utilizando diversos materiais: fazer com folha de desenho e deixar as crianças enfeitarem; usar EVA; fazer flores de dobradura; etc.Confira outras sugestões aqui:
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Datas comemorativas
Mensagem para o Dia das Mães
Preparei essa mensagem para o Dia das Mães usando o Wordle:

A ideia é simples e pode ser feita com os alunos pequenos no Laboratório de Informática da escola: liste palavras referentes ao tema (pode ser usado o nome de cada uma), digite no programa e formate o tipo da fonte, cor e direção do texto. Pronto!
Também é possível fazer isso em uma apresentação de slides (PowerPoint ou Impress). Digite as palavras em caixas de texto isoladas, formate cada uma e mexa na direção do texto para conseguir o mesmo efeito.
Esses eu fiz usando o Impress:

A ideia é simples e pode ser feita com os alunos pequenos no Laboratório de Informática da escola: liste palavras referentes ao tema (pode ser usado o nome de cada uma), digite no programa e formate o tipo da fonte, cor e direção do texto. Pronto!
Também é possível fazer isso em uma apresentação de slides (PowerPoint ou Impress). Digite as palavras em caixas de texto isoladas, formate cada uma e mexa na direção do texto para conseguir o mesmo efeito.
Esses eu fiz usando o Impress:
Marcadores:
1º ano,
Atividades para a Escola,
Datas comemorativas
domingo, 24 de abril de 2011
Dicas Impress - Apresentação de Slides no Linux Educacional
O Impress é o programa de apresentação de slides, similar ao PowerPoint, e que está disponível no Linux Educacional. Ele oferece inúmeras ferramentas que podemos utilizar para favorecer o interesse e a curiosidade, possibilitando a criação de atividades desafiadoras capazes de mobilizar as capacidades cognitivas dos alunos.O software pode ser utilizado por professores na construção de material didático para uso com projetor multimídia, além de apresentações ricas em recursos como hyperlinks, animações, imagens 3D, áudio e vídeo. A sugestão, contudo, é que um aplicativo com tantas possibilidades não fique limitado a apenas um tipo de utilização.
A partir de um planejamento é possível propor aos alunos práticas pedagógicas diferenciadas que unam conteúdos a desafios interessantes, como jogos, passatempos, elaboração de histórias com imagens e animações, etc.
::ALGUMAS DICAS::
1) ANIMAÇÕES sobre assuntos diversos:
http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/resource/view.php?id=39
2) Site do Linux Educacional - Módulo 3: Impress
http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/resource/view.php?id=39
3) Tutorial Impress UFRGS
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/impress/
4) VÍDEO: Planejando sua apresentação
http://youtu.be/eTuRIaZyT3o
Vídeo em http://youtu.be/eTuRIaZyT3o
Marcadores:
Apresentação de Slides,
Informática Educativa
sábado, 23 de abril de 2011
Atividades do filme RIO

O filme RIO pode render uma série de atividades com os pequenos. A história da ararinha-azul (não é diminutivo, viu? é o nome popular) pode desencadear um estudo sobre os animais silvestres e o risco de extinção, assim como alerta para não se ter um animal de estimação silvestre.
Preparei alguns materiais que podem ajudar:
PARTE 1:
Depois de assistir o filme explore a história e os personagens. Veja as sugestões aqui.
PARTE 2:
Os principais personagens da história são aves. Quais são suas principais características? Organize uma pesquisa sobre AVES, veja algumas ideias aqui.
PARTE 3:
Que tal conhecer as espécies reais que originaram os personagens do filme? Veja o que podemos fazer na escola aqui.
PARTE 4:
A ararinha-azul, principal personagem da história, é um animal silvestre da fauna brasileira em extinção. Aproveite para tratar desse tema em aula. Aqui você vê o que pode fazer.
Marcadores:
Atividades para a Escola
Atividades do filme RIO - Parte 1

Você já levou sua turminha ao cinema para assistir o filme RIO? No YouTube é possível acessar um canal com cenas exclusivas e o trailer oficial. Veja aqui: http://www.youtube.com/rioofilme
1) Se vocês já assistiram o filme podem reconstruir a história coletivamente com os alunos pequenos (em fase de alfabetização) ou através de ilustrações.

Desenhos em
http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/Galeria/AArtecomasararas/Desenhos/tabid/290/Default.aspx
2) Se você ainda não viu, pode acessar o canal oficial do filme no YouTube (http://www.youtube.com/rioofilme) para ver o trailer oficial e cenas exclusivas. Depois tentem escrever a história, imaginando o que aconteceu com Blu, a ararinha-azul. Assim que o filme sair em DVD é possível comparar a versão criada com a original.
3) Os personagens da história são um show a parte. Muitas atividades podem ser realizadas com eles. No site oficial (http://www.rio-ofilme.com.br) há uma breve descrição de cada um.
a) Sorteie um personagem para cada aluno fazer sua descrição.
b) Construa fantoches de palitos para que os alunos apresentem os personagens, lendo a descrição feita ou descrevendo oralmente suas características - explore a oralidade com os pequenos.
c) Os alunos podem desenhar os personagens. recortar e colar nos palitos para confeccionarem seus próprios fantoches. Ou use imagens prontas com os menores.
4) Ainda com os personagens dá para criar atividades de alfabetização, recortando e colando o nome deles e frases sobre suas caraterísticas.
5) Também é possível crir quebra-cabeças com as imagens do filme. Eu uso o Dumpr Puzzle para isso. Essa atividade pode ser feita no Laboratório de Informática da escola.
Marcadores:
Atividades para a Escola
Atividades do filme RIO - Parte 2

Os principais personagens do filme RIO são AVES. Aproveite o filme para iniciar um projeto de estudos sobre esses animas.
1) Liste as dúvidas e certezas da turminha em um cartaz. Eu costumo fazer isso coletivamente com os alunos em fase de alfabetização, mas os alunos maiores podem fazer a pesquisa divididos em grupos.
2) Organize a pesquisa para encontrar as respostas para as dúvidas e curiosidades que os alunos apontaram. Durante o trabalho sempre encontramos novas informações que geram novas perguntas. Use a biblioteca da escola e a internet. Alguns links para ajudar:
4) Existem algumas webquests prontas que podem ser adaptadas para ajudar na pesquisa:
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-2/2-9/index.htm
http://agrupamento-fajoes.pt/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=94&id_pagina=2
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2142&id_pagina=1
http://www.astrobyte.com.br/animais.html
1) Liste as dúvidas e certezas da turminha em um cartaz. Eu costumo fazer isso coletivamente com os alunos em fase de alfabetização, mas os alunos maiores podem fazer a pesquisa divididos em grupos.
O QUE NÓS SABEMOS SOBRE AS AVES?
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER?
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER?
2) Organize a pesquisa para encontrar as respostas para as dúvidas e curiosidades que os alunos apontaram. Durante o trabalho sempre encontramos novas informações que geram novas perguntas. Use a biblioteca da escola e a internet. Alguns links para ajudar:
Especial sobre Aves - Smartkids
Mundo dos animais - Canal KidsAves – Wikipédia, a enciclopédia livre
Aves - Ciências - UOL Educação
Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil
3) Organize uma forma diferente de registrar as descobertas: cartazes, albuns, blogs, wikis, etc. Ouça as ideias das crianças e adapte a sua realidade.
4) Existem algumas webquests prontas que podem ser adaptadas para ajudar na pesquisa:
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-2/2-9/index.htm
http://agrupamento-fajoes.pt/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=94&id_pagina=2
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2142&id_pagina=1
http://www.astrobyte.com.br/animais.html
Marcadores:
Atividades para a Escola
Atividades do filme RIO - Parte 3

Os personagens do filme RIO foram inspirados em espécies que existem na fauna brasileira. Antes de criar os personagens, o diretor Carlos Saldanha viajou até o Rio de Janeiro para conhecer diferentes espécies no zoológico da cidade. Vamos conhecer também?
Depois de conhecer as aves do filme que tal observar as espécies que vivem próximas a escola ou da casa dos alunos? Elas podem ser fotografadas e dar origem a uma pesquisa sobre suas espécies, características, etc.
| FILME | NATUREZA |
|---|---|
![]() Jade e Blu (Foto: Divulgação) | ![]() Ararinha-azul ou Cyanopsitta spixii (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação) |
| Blu é maior do que Jade e seu azul é mais escuro, lembrando outra espécie diferente da ararinha-azul: a arara-azul-de-lear. Saldanha diz que o personagem é um “híbrido” das espécies, recurso necessário para diferenciar macho e fêmea no filme. São originários da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e têm patas com dois dedos virados para frente e um para trás. Usa bico para escalar e subir em galhos. | Existia até 2000 em uma área reduzida de Caatinga perto do município de Curaça, na Bahia. Até pesquisadores têm dificuldade para diferenciar macho e fêmea sem analisar o indivíduo de perto. Na natureza, pertencem à família dos psitacídeos, que têm patas com dois dedos virados para frente e dois para trás. Alimenta-se de sementes e frutas. Usa o bico para escalar e subir em galhos. |
![]() Raphael (Foto: Divulgação) | ![]() Tucanuçu ou Ramphastos toco (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação) |
| Vive na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e a personagem fêmea, companheira de Rafael, é mais colorida do que ele. Pratica voos rasantes e tenta ensinar Blu a voar. | Ocorre no Pantanal e é alvo do tráfico de animais. Na natureza, macho e fêmea são idênticos. Faz voos curtos de uma árvore a outra, sem capacidade para longas distâncias. |
![]() Pedro (Foto: Divulgação) | ![]() Cardeal ou Paroaria coronata (Foto: Adriano Becker/ Save Brasil/ Divulgação) |
| Vive na cidade do Rio de Janeiro e tem crista vermelha. | Tem distribuição ampla no Brasil, se alimenta de sementes, tem crista vermelha e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto. |
![]() Nico (Foto: Divulgação) | ![]() Canário-da-terra ou Sicalis flaveola. (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação) |
| Vive na cidade do Rio de Janeiro. | Tem distribuição ampla e vive sobretudo em áreas abertas. Se alimenta de sementes e insetos e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto. |
![]() Nigel (Foto: Divulgação) | ![]() Cacatua-da-crista-amarela ou Cacatua sulphurea (Foto: photokai/ Flickr Creative Commons) |
| Agressivo, Nigel é o vilão do filme e ajuda traficantes ilegais de animais silvestres. | Originária da Austrália, existe no Brasil em cativeiro e não é agressiva nem predadora. |
Depois de conhecer as aves do filme que tal observar as espécies que vivem próximas a escola ou da casa dos alunos? Elas podem ser fotografadas e dar origem a uma pesquisa sobre suas espécies, características, etc.
Marcadores:
Atividades para a Escola
Atividades do filme RIO - Parte 4: Extinção dos animais silvestre

O filme RIO trata, explicitamente, do grave problema do tráfico de animais silvestres. Segundo Jaqueline Goerck, diretora da Save Brasil, representante da Bird Life International em São Paulo:
A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii),o Blu no filme, ave da família Psittacidae é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no município de Curaçá-BA, e outros 60 em cativeiro espalhados pelo mundo.
Para trabalhar o tema na escola deixo alguns links:
>> Projeto Ararinha Azul
http://www.ararinha-azul.vilabol.uol.com.br/index2.htm
>> A verdade sobre a ararinha-azul
http://scienceblogs.com.br/xisxis/2011/04/a_verdade_sobre_a_ararinha-azu.php
>> Aves - Miriam Salles
http://miriamsalles.info/wp/?p=1659
>> Tráfico de animais silvestres
http://www.natureba.com.br/trafico-animais-silvestres.htm
e
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/trafico_de_animais_silvestres/trafico_de_animais_silvestres.html
>> Globo Natureza
http://g1.globo.com/natureza/
E para ilustrar o caso, segue um vídeo do Globo Natureza:
“Mostra como os indivíduos [bichos] são acondicionados de forma precária pelos traficantes. O mercado ilegal de animais silvestres é muito forte no Brasil e só fica atrás do mercado de armas e de drogas. De cada dez aves capturadas na natureza, só uma sobrevive”.A SAVE Brasil aproveitou a deixa do filme para divulgar uma série de tristes números relacionados ao tema. Segundo a instituição, o tráfico de animais já causou a extinção de 400 espécies de aves do mundo inteiro. O Brasil, exaltado no cinema, está entre os três - Colômbia e Peru também - países do mundo que mais possuem pássaros, são 1834 espécies catalogadas. E, o primeiro em número de aves ameaçadas de extinção: 124 espécies.
A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii),o Blu no filme, ave da família Psittacidae é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no município de Curaçá-BA, e outros 60 em cativeiro espalhados pelo mundo.
Para trabalhar o tema na escola deixo alguns links:
>> Projeto Ararinha Azul
http://www.ararinha-azul.vilabol.uol.com.br/index2.htm
>> A verdade sobre a ararinha-azul
http://scienceblogs.com.br/xisxis/2011/04/a_verdade_sobre_a_ararinha-azu.php
>> Aves - Miriam Salles
http://miriamsalles.info/wp/?p=1659
>> Tráfico de animais silvestres
http://www.natureba.com.br/trafico-animais-silvestres.htm
e
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/trafico_de_animais_silvestres/trafico_de_animais_silvestres.html
>> Globo Natureza
http://g1.globo.com/natureza/
E para ilustrar o caso, segue um vídeo do Globo Natureza:
Marcadores:
Atividades para a Escola
quinta-feira, 21 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
Eu quero barras de chocolate nessa páscoa!
Olha o que eu vi no Jornal Hoje:
Então eu prefiro ganhar
5 barras de chocolate nessa páscoa
do que um ovo de chocolate, ok?
Então eu prefiro ganhar
5 barras de chocolate nessa páscoa
do que um ovo de chocolate, ok?
Confira a reportagem na íntegra:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/ovos-de-pascoa-com-brindes-pesam-menos-e-custam-mais-caro.html
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/ovos-de-pascoa-com-brindes-pesam-menos-e-custam-mais-caro.html
Marcadores:
Esta sou eu
Dia do Livro: O Mundo do Sítio

No dia 18 de abril comemoramos o Dia do Livro desde a década de 50. Em janeiro de 2002 a lei 10.402 instituiu o Dia Nacional do Livro Infantil. Esse dia foi escolhido por ser a data de nascimento do grande Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira.
Informações a parte, para comemorar a data, resolvi conhecer o novo lançamento da Globo.com, o Mundo do Sítio. O site possui uma área aberta (e restrita) e a possibilidade de assinar o conteúdo na íntegra, por um preçinho camarada - o que costumamos pagar por uma revista
infantil.Para acessar o conteúdo livre é preciso fazer um cadastro e criar um avatar - esse ao lado é o meu! Depois é só se divertir!!! Tem a Casa da Árvore, o Frutemática, Plic Ploc Plac, ... E dá para bater um papo com outros jogadores que estiverem online (com cuidado, né?)
Eu me diverti muito com as brincadeiras disponíveis enquanto os jogos carregam. Tem um no estilo como-come com o Rabicó que é viciante para quem é fã do PacMan :-)
Conheça o site: http://www.mundodositio.com.br/
Marcadores:
Informática Educativa,
Internet na Educação,
Jogos educativos
Atividades para o Dia do Livro
Confira minha seleção de atividades via Google Reader:
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Datas comemorativas
Dia do Livro: Poeminha do contra
Seguindo a Miriam Salles, reencontrei essa animação que pode ser utilizada nesse dia:
A partir do vídeo várias questões podem ser lançadas, especialmente, conhecer a obra do meu poeta preferido, Mário Quintana.
>> O SmartKids tem um especial sobre o poeta. Confira aqui.
>> Conheça o livro Pé de Pilão
>> Leia alguns poemas:
http://www.eurooscar.com/poesoutros/mario_quintana1.htm
http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm
>> E aproveite o Batalhão das Letras com as crianças em fase de alfabetização. Confira o livro aqui.
A partir do vídeo várias questões podem ser lançadas, especialmente, conhecer a obra do meu poeta preferido, Mário Quintana.
>> O SmartKids tem um especial sobre o poeta. Confira aqui.
>> Conheça o livro Pé de Pilão
![]() | ![]() | ![]() |
http://www.eurooscar.com/poesoutros/mario_quintana1.htm
http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm
>> E aproveite o Batalhão das Letras com as crianças em fase de alfabetização. Confira o livro aqui.
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Datas comemorativas,
Vídeos educativos
Assinar:
Comentários (Atom)































