Uma ótima dica de filme para os pequenos, que estão começando a duvidar do Papai Noel: Operação Presente.
"Como é que Papai Noel consegue
entregar todos os presentes
em uma única noite?"
Em um lugar escondido no Polo Norte, encontra-se a resposta. Em meio a chamada "operação presente", Arthur tem um missão muito especial que precisa ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal.
Além de assistir o filme com as crianças, é possível pensar em outras atividades:
1) Antes de ver o filme...
Assistir o trailler e criar um texto, usando os elementos do trailler, respondendo a pergunta: como é que o Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?
2) Criar jogos de palavras e frases a partir de cenas do filme:
5) Localizar no mapa os locais citados na história, refazendo o caminho do Papai Noel. Criar um mapa com o caminho que o Papai Noel faria até chegar na sua casa, saindo do Poló Norte:
Fiquei interessada na proposta do Bitsbox, um site onde as crianças aprendem a fazer programação para criar aplicativos reais, que funcionam em celulares e tablets. Funciona como a assinatura de uma revista, e a cada mês o assinante recebe uma surpresa com várias ideias de programas que as crianças podem aprender. A caixa disponibiliza livros de atividades com linhas de código para experimentar, cartas com linhas de código com exemplos de aplicações, tatuagens temporárias com conceitos e frases sobre a programação, algumas surpresas, entre outros produtos. Tudo isto, numa perspetiva de experimentar e utilizar depois diretamente nos dispositivos móveis.
Ela foi criada por dois ex-funcionários do Google, Scott Lininger e Aidan Chopra, que largaram seus empregos e lançaram a Bitsbox, que tem sede no Colorado, Estados Unidos. A dupla defende que saber programar não é coisa apenas de programadores, mas de todos que querem ser criativos.
“Nós não ensinamos nossos filhos a ler e escrever para que sejam escritores. Nós ensinamos essas habilidades para que eles possam ser felizes e bem-sucedidos no caminho que eles escolherem.”
Lininger
Minha ideia é criar uma caixa para os meus alunos, a partir dos programas que temos disponíveis na escola, com desafios para criar jogos e animações. Alguém interessado em cooperar? Para experimentar online, clique aqui:
Minha aluna Isabelle levou para a escola um DVD que ela ganhou do avô: o Vídeo SIMECS Ambiental, que tem o objetivo de servir para uma reflexão social a respeito da necessidade de preservamos o Meio Ambiente e garantir um futuro melhor às próximas gerações.
O vídeo tem aproximadamente seis minutos de duração, focando em três aspectos importantes de preservação do meio ambiente: a água, o lixo e a energia. O vídeo tem como atração o personagem de animação, "Sid-Sementinha" que faz o papel de apresentador das ações que visam a preservação ambiental.
Depois de assistir ao vídeo, nós conversamos sobre como podemos cuidar do meio ambiente e as crianças criaram animações no GCompris. Foi muita animação!!!
Meus alunos são muito jovens para andarem desacompanhados pelas redes sociais, mas são fascinados pelo assunto. Então encontrei uma alternativa pedagógica para o Facebook, especialmente para professores, como eu, que trabalha com crianças pequenas. O Fakebook permite criar perfis de personagens históricos, literários, etc. Com um pouco de criatividade, pode ser usado pedagogicamente em diversas situações.
O Fakebook é uma ferramenta criada por Russel Tarr, que permite aos usuários criar perfis irreais Facebook. Fakebook pode ser usado para traçar o enredo de um livro, o desenvolvimento de um personagem, uma série de acontecimentos históricos, os debates e as relações entre as pessoas, e assim por diante!
Para começar a usar Fakebook, você só precisa digitar um nome no topo da página, em seguida, avance para adicionar amigos, posts, comentários e informações de perfil. Você também pode salvar seu trabalho e editá-lo mais tarde.
Este ano eu decorei a Biblioteca junto com a minha colega Eloisa para o Halloween. Esta data é comemorada na escola em função do trabalho do professor de Inglês, e os pequenos entram na onda, até porque eles amam bruxas e monstros.
Eu separei a história ALGUNS MEDOS E SEUS SEGREDOS, da maravilhosa Ana Maria Machado. Com seu texto leve e muito bem escrito, as crianças se divertiram (e tremeram um pouco) com o conto COM LICENÇA SEU BICHO PAPÃO.
Na história, um grupo de primos está de férias no sítio e começa a falar sobre os seus medos: bruxa, dragão, lobo-mau, velho-com-saco e claro, o bicho-papão. E não é que os monstros aparecem na fogueira, bem na frente deles? E agora? É ouvir o que eles estão falando e descobrir que há uma coisa que assusta os monstros e faz eles fugirem rapidinho…
E para completar meu trabalho, o Jornal Pioneiro acabou fazendo uma reportagem sobre esta atividade! Leia mais e assista ao vídeo Espaço para imaginação na escola:
Para entrar no lima do Halloween meus alunos me apresentaram o Haunt the House, um divertido jogo onde você é um fantasminha e seu objetivo é expulsar algumas pessoas que decidiram fazer uma festa em seu antigo lar.
Os controles são bem fáceis: mova-se com as setas direcionais e pressione a barra de espaço para possuir algum objeto. Depois de possuir o objeto, pressione um direcional para executar algum truque e assustar os residentes da casa. No começo você poderá possuir alguns objetos pequenos e fazer travessuras simples, como movimentar bonecas e abrir torneiras, mas quanto mais assustadas as pessoas ficam, maiores os poderes que você ganha.
Para trabalhar com formas geométricas com o 1º ano eu escolhi a história do O Mundo Redondo de Olie, uma série de desenho animado infantil que já foi transmitido pela Tv Cultura e pelo Disney Junior. Olie, um robô-criança redondinho, vive aventuras mágicas com Spot, seu cachorro fiel, no planeta Rolie Polie. A trama gira em torno da família dele com Zowie, uma irmãzinha curiosa e insaciável; a Mamãe e o Papai, sempre ocupados; e seu avô-robô, Pappy.
Meus alunos, que adoram Minecraft, me apresentaram ao KoGaMa, um game online que traz um estilo sandbox, cujo o principal objetivo é construir cenários com blocos.
Em 2011, alguns dinamarqueses construíram uma plataforma em que podiam criar seus próprios games e os disponibilizaram online. Assim, o KoGaMa é um jogo online que roda diretamente no navegador, sem necessidade de registro.
Existem milhares de possibilidades de jogo, já que todos os projetos estão disponíveis online (alguns exigem registro): desde os clássicos de guerra entre times ou cada um por si até corridas e cenários nos quais o objetivo é coletar estrelas. Também há, da mesma forma que em Minecraft, criações que tentam imitar lugares no mundo real (Rio de Janeiro, por exemplo) ou fictícios (como a Vila do Chaves).
Também é possível criar jogos, mas na Semana das Crianças nosso objetivo foi diversão! Por isso os alunos puderam escolher seus games livremente. Conheça um pouco sobre o KoGaMa:
Meus alunos adoram STOP, e me apresentaram o Stopots, um site para jogar online com adversários do mundo todo. É possível jogar em uma sala pública ou criar uma sala privada, para jogar com seus amigos. O dono da sala pode escolher o número de jogadores, o número de rodadas, inserir uma senha para criar uma sala privada, escolher as categorias, determinar o tempo mínimo para o stop ser acionado etc. Quem cria a sala também pode banir um jogador.
Basicamente, para jogar STOP as pessoas se reúnem, determinam diferentes categorias como Nome, CEP (cidade, estado e país), Ator/Atriz, PHC (parte do corpo humano) etc, e sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar uma palavra que comece com a letra sorteada. Jogar é muito simples: basta completar as palavras no menor tempo possível e apertar STOP, impedindo que os outros concorrentes continuem a jogar.
A validade da resposta para cada tema é conferida, atribuindo-se 0 pontos para uma resposta inválida, 5 para uma resposta válida repetida e 10 para uma resposta válida única. O processo é repetido até atingir um número de rodadas específico.
Agar.io é um jogo online, de navegador, onde o jogador controla uma célula/bola que começa pequena e precisa engolir outras unidades para crescer, absorvendo até mesmo amigos no processo. Contudo, tem que ficar esperto e fugir das células maiores para evitar ser devorado!
A célula é controlada pelo mouse, e é preciso crescer para se tornar uma célula dominante na tela. Pode parecer fácil, mas não é simples controlar a célula. A vantagem é que quanto maior você fica, mas células você devora.
Para jogar basta acessar o site: http://agar.io/, inserir um apelido na caixa de entrada e escolher o servidor para jogar:
FFA: free-for-all
Teams: modo cooperativo
Experimental: para testar novas funcionalidades e mecânicas do jogo
Para comemorar o Dia das Crianças preparei algumas atividades especiais. Uma delas foi disponibilizar jogos no estilo do Kinect para jogar no PC apenas com uma webcam. Simples assim! Basta ter um computador com uma webcam, que vai capturar os movimentos e transformar as ações em comandos dos jogos.
Eu conectei o computador ao projetor e as crianças escolheram os jogos. Foi uma experiência muito divertida - que digam as colegas professoras que também brincaram!
Para comemorar o Dia das Crianças preparei algumas atividades especiais. Uma delas foi criar um canal no YouTube com as músicas preferidas dos meus alunos - eles selecionaram as músicas. Depois jogamos o Just Dance no computador. Quer saber como? Leia mais:
Meus alunos me apresentaram ao Gartic, site que junta a capacidade de imaginação e de desenho dos participantes.
Gartic é um jogo de adivinhação de desenhos, parecido com o Imagem e Ação. Os participantes se revezam para desenhar palavras sugeridas pelo game, enquanto os demais adivinham o que é. É proibido escrever dicas no desenho, e os jogadores podem ser denunciados e perder os pontos da rodada caso isso ocorra.
Você pode entrar na página do jogo, escolher um apelido ou se cadastrar para participar do Rank. Ao fazer isso, você escolhe uma sala de acordo com o assunto de sua preferência. Dentre elas, há animais, objetos, caricatura, e muitas outras.
Os meus alunos do 4º ano estão trabalhando com geolocalização. Eles passearam pelos pontos turísticos do nosso município, pesquisaram imagens online e tiveram que localizar no mapa de Caxias do Sul os locais que mais gostaram.
Para isso usaram o UMAPPER, site que permite personalizar mapas. Foi um projeto trabalhoso, mas está aqui o belo resultado! Passeie pelo município conosco:
Os alunos passearam pelos pontos turísticos do nosso município, pesquisaram imagens online e tiveram que localizar no mapa de Caxias do Sul os locais que mais gostaram. Foram muitas produções dos alunos, pois eles trabalharam em duplas. Então compartilho aqui os links de todos:
O UMapper é um site usado para criar mapas on-line. Mas isso já não existe? Sim, mas ele permite a customização dos principais sites de geolocalização como o Google Maps,Bing Maps, Microsoft Virtual Earth ou OpenStreet. E isso é bom, pois nem todos os
sites são compatíveis com os recursos que temos nos Laboratórios de
Informática.
No mapa você poderá adicionar marcadores, linhas, polígonos, círculos e retângulos para demarcar as áreas do seu interesse;
Os marcadores são customizáveis e também podem incluir clipes de áudio e suas próprias fotos ao mapa;
Os mapas poderão ser públicos ou restritos a logins específicos do UMapper, e poderão ser alterados colaborativamente entre estes logins ou usuários anônimos;
Após criar seu mapa, você poderá obter o código correspondente para inserí-lo no seu site ou blog;
Meus alunos adoram criar formas com as mãos na frente da luz, especialmente quando eu esqueço o datashow ligado. Por isso eu decidi explorar o mundo das sombras com as crianças. Aproveitei o Projeto Animais do Mundinho para trabalhar com as sombras dos animais com a turma do 2º ano:
1. Assistimos um vídeo com sombras.
2. Aprendemos a criar sombras de animais com as mãos.
3. Brincamos de fazer sombras na tela branca.
4. Criamos e fotografamos uma história com as sombras que aprendemos.
O podcast é um recurso que nos ajuda a disseminar o conhecimento na web através de produções de áudio. Que tal incentivar os alunos a fazer entrevistas ou gravar suas próprias falas sobre o conteúdo escolar?
Utilizando um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, podemos trabalhar com os alunos na própria sala de aula, sem a necessidade do uso de computadores. A principal funcionalidade do aplicativo para a educação é justamente sua praticidade, sendo a edição dos arquivos de áudio facilitada. Dessa forma, cortar, arrastar e mixar partes de diferentes gravações se torna uma tarefa mais visual e interativa.
Separei alguns aplicativos para testar com os alunos:
Há várias possibilidades de uso de podcast na educação, pois essa é uma ideia que foge do tradicional esquema de sala de aula, lousa e giz, trabalho em grupo e cartazes, e serve de estímulo ao envolvimento em atividades propostas. Depende de cada educador ver como é melhor aplicado no seu caso. Produzir podcasts até parece uma tarefa difícil, mas não é. Com um gravador simples você pode incentivar alunos de qualquer idade a gravar uma entrevista, narrar uma história e, por que não, contar uma piada. Feito isso, é hora de publicar!
O 2º ano está trabalhando com animais, e nas aulas de informática estamos explorando o tema. Começamos com a história OS ANIMAIS DO MUNDINHO, da escritora Ingrid Biessemeyer. Neste mundinho, todo animal tem um habitat natural, alguns vivem nas águas, outros nas cidades e nas matas ... Alguns tem penas, outros escamas, outros nadam, correm e, o mais importante, é que todos eles moram em nosso planeta!
O livro abre a possibilidade de trabalharmos em diversas perspectivas, mas meus alunos quiseram construir os animais como na história: usando peças de TANGRAM. Eu separei o site da Turma do COC, o qual mais gostei por ser colorido e acessível:
O Tangram é um puzzle chinês, conhecido por todo o mundo e feito em diferentes materiais.
Ele contribui no desenvolvimento da noção de espaço, estimula a criatividade e o raciocínio lógico-matemático, além de trabalhar com as formas geométricas. Com ele podemos construir diferentes e diversas figuras sempre com o mesmo número de peças. Mas suas aplicações não se restringem
somente ao estudo das formas geométricas, pois pode ser utilizado como um jogo de
construção e fixação de diversos conteúdos em todos os níveis de ensino.
Separei alguns sites com jogos de Tangram para trabalhar com meus alunos:
Estou explorando o Kahoot, um serviço online que permite criar questionários e jogos do tipo Quis, online. Kahoot funciona como o Socrative e o Infuse Learning. Permite a inclusão de imagens e videos nas questões e produz todo o trabalho de análise dos resultados no final. Simples de usar em qualquer dispositivo com web browser.
O cadastro é rápido de ser feito, e é necessário para criar jogos. Os alunos não precisam ter uma conta no Kahoot para participar das atividades, basta acessar o site https://kahoot.it/#/ e digitar o código PIN que o professor distribuirá.
É possível acompanhar as jogadas dos alunos e seu rendimento no jogo. E criar jogos divertidos desde a introdução de um assunto novo até a avaliação. Use sua imaginação, crie seu jogo:
Numa atividade de reagrupamento, trabalhei junto a minha colega Lisandra*, com os alunos no nível silábico. Nós organizamos atividades para serem realizadas no Laboratório de Informática, começando com uma contação de história:
Estou procurando aplicativos para usar com meus alunos para criar vídeos de Stop Motion usando tablets. Testei alguns e os que mais gostei foram:
1) Lapse It Lapse It é um aplicativo com diversas funcionalidades para capturar magníficos vídeos em formato time lapse e stop motion no seu dispositivo Android. Ele é simples, rápido e intuitivo, de verdade. Pode facilmente ser utilizado com as crianças.
2) Motion Motion é um aplicativo muito simples de usar, na verdade, o mais simples entre os que eu testei. Mas os vídeos com ele ficam bons e podem ser feitos pelas crianças.
Pesquisando algumas técnicas de vídeo descobri o quanto é fácil criar um Time Lapse na escola. Esta técnica pose ser usada para condensar um evento grande em um curto intervalo de tempo. Ou podemos condensar 1 ou 2 horas, duração de um por do sol, por exemplo, em poucos segundos. Ou horas de duração do desabrochar de uma flor, em 1 minuto.
Então nós podemos criar um vídeo a partir de:
1) diversas fotos;
2) um longo vídeo.
Eu estou usando o Lapse It no tablet para trabalhar com as crianças. É simples e intuitivo. E a melhor parte é que fica salvo na Galeria do aparelho, o que facilita na hora de localizar e descarregar o arquivo. Para conhecer o aplicativo, clique aqui.
Imagem em https://imgnzn-a.akamaized.net/2014/06/16/16115728081407.jpg?w=1040
Todo mundo já brincou disso pelo menos uma vez na vida. O Flipbook é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando a impressão de movimento, criando uma sequência animada.
Estas histórias em movimento já divertem as pessoas há mais de um século. Antes do atual cinema, "animações" eram criadas com desenhos sequenciais que eram montados na forma de um livrinho que podia ser folheado.
Para se ter a ilusão de movimento um Flipbook deve ser folheado numa certa velocidade. Se as páginas forem passadas muito rápido as imagens serão perdidas por nossos olhos e se forem passadas muito lentamente veremos apenas uma sequencia de imagens paradas.
Isso é possível pois as imagens que vemos ficam “gravadas” em nossos olhos por uma pequena fração de segundos aproximadamente 1/25 segundos. Dessa forma, se vermos 25 imagens por segundo nosso cérebro terá a impressão movimento mesmo se tais imagens forem desenhos parados.
COMO FAZER UM FLIPBOOK?
A primeira coisa a se fazer é pensar em uma historinha. Ter a ideia já em mente é fundamental para fazer um bom Flipbook.
Cada desenho deve ter uma pequena diferença do desenho anterior. Os movimentos desejados devem ser sutis, se você fizer desenhos muito diferentes seu Flipbook ficará “piscando” e não terá uma aparência legal. O ideal é usar o desenho anterior como base para se fazer o desenho seguinte. Na prática, quanto mais desenhos forem feitos melhor será o resultado final.