Há
três meses atrás parecia tudo tão distante... agora estamos vivendo as cenas transmitidas pela televisão. Como medida de precaução vamos evitar aglomerações. Os jornais noticiam que "
o vírus da gripe A circula livremente em Caxias do Sul" (
clique para ler a notícia). Tudo ainda me parece meio assustador... ninguém sabe a real dimensão do problema.
Mas antes de nos afastarmos resolvi trabalhar com meus pequenos alunos sobre a
GRIPE, não apenas o tipo A, mas quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e na região em que moramos.
Como nem todos os meus alunos estão alfabetizados, pensei em atividades simples para atingir meu objetivo:
entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.
1) Leitura de imagens:Recortar de jornais e revistas imagens das reportagens sobre a Gripe A. Cada aluno vai escrever uma frase (escrita espontânea) e apresentar para a turma o que sua imagem representa. Durante a apresentação das frases e imagens, fazer intervenções fornecendo informações e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.
2) O que é gripe?Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:
>> O que é gripe?
>> Gripe é a mesma coisa que resfriado?
>> Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?
>> Quais os sintomas da gripe?
Assistir ao episódio do programa
De onde vem? da TV Escola, entitulado
De onde vem o espirro?
Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos. Veja só:
A partir dos dois vídeos, conversar com as crianças sobre O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR QUE A GRIPE SE ESPALHE?
3) Campanha contra a gripe:Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A). Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVINIR. Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:
1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.
3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .
4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.
4) Outras atividades:Considerando que essas atividades foram pensadas para crianças pequenas em fase de alfabetização, encontrei alguns vídeos no YouTube que podem ajudar a ampliar o debate e explorar outros aspectos da doença.
>>
O Grande EspirroA história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados.
A partir do desenho é possível elaborar questões de interpretação fazendo inferências sobre as situações apresentadas; registrar a história através de texto coletivo; formar frases explorando a escrita espontânea; além de debater sobre as formas de transmissão da gripe.
>> Epidemia de Gripe - ChavesPara quem gosta do Chaves (meus alunos adoram!) tem um episódio que fala sobre uma epidemia de gripe. Como ele é longo, vou deixá-lo para o final das atividades (como um bônus). O interessante é que ele mostra uma outra forma de transmissão da gripe.
5) Sugestões:Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:
>>
Educarede: Gripe suína no ambiente escolar>>
Ministério da Saúde: notícias atualizadas>>
Portal do Professor: planos de aula>>
Revista Nova Escola: planos de aula
>>
UOL - Especial Gripe Suína