Você conhece a história da Mina Minhoca? Obra da Helô Bacichette?
"Mina minhoca adora praticar exercícios físicos. Para manter a boa forma circula na superfície ou debaixo da terra, contando e cortando curvas.Abre caminhos na escuridão com muita energia e criatividade. E vai fundo, sem medo algum. Mina é uma minhoca sonhadora e faz muitos planos. Um deles, o maior de todos, poderá torná-la conhecida no mundo inteiro. Acompanhe seus movimentos e descubra aonde essa inquieta e habilidosa minhoca conseguirá chegar."
A partir da história, trabalhei com o 2º ano os pictogramas dos esportes que a minhoca praticou. E criamos nossos próprios pictogramas. Veja só:
sexta-feira, 24 de junho de 2016
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Trabalhando as emoções na escola - Parte 3
Além de ler o livro Amor, Amor da Helo Bacichette, assistir o filme Divertida Mente, e trabalhar com emoticons na aula de Informática, vamos criar QR Codes sobre as emoções. A atividade vai começar decifrando alguns códigos para formar palavras. Depois vamos escrever sobre algumas emoções e criar nossos próprios códigos.
Marcadores:
Atividades para a Escola,
QRCode,
Tecnomídias
Google Lit Trips
Já pensou em marcar as jornadas dos seus personagens preferidos? Basta criar um mapa e marcar os locais, adicionando informações. Inclusive há um recurso específico para isso: Trips Google Lit
Você pode acessar os mapas já existentes, ou criar suas próprias aventuras. Os estudantes do 5º ano já estão preparando a sua aventura a partir do livro O MUNDO EM SILÊNCIO.
Você pode acessar os mapas já existentes, ou criar suas próprias aventuras. Os estudantes do 5º ano já estão preparando a sua aventura a partir do livro O MUNDO EM SILÊNCIO.
Marcadores:
Incentivo a leitura,
Informática Educativa,
Internet na Educação,
Tecnomídias
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Mapa de Leitura - Lovereading.co.uk
Alguma vez você já quis visitar os locais de seus livros favoritos? O Google tem um mapa de livros! Quem criou foi o pessoal do Lovereading.co.uk para mostrar os seus livros favoritos.
PARA SABER MAIS:
https://electricliterature.com/a-google-map-of-all-your-favorite-books-17f9d393b9c8#.54estu902
http://www.eventmagazine.ca/2015/06/put-canlit-on-the-map-lovereading-co-uks-google-maps-book-mash-up/
![]() |
Clique sobre o mapa para ler |
PARA SABER MAIS:
https://electricliterature.com/a-google-map-of-all-your-favorite-books-17f9d393b9c8#.54estu902
http://www.eventmagazine.ca/2015/06/put-canlit-on-the-map-lovereading-co-uks-google-maps-book-mash-up/
Marcadores:
Incentivo a leitura,
Informática Educativa,
Internet na Educação,
Tecnomídias
terça-feira, 21 de junho de 2016
Nosso Mapa da Leitura
Depois de acessar e usufruir do MAPA DA LITERATURA BRASILEIRA, conhecendo obras e autores de diferentes regiões do Brasil, chegou a hora de construir nosso Mapa da Leitura.
Os pequenos dos 4º e 5º anos tiveram a liberdade de escolher suas obras preferidas. Cada aluno escolheu um livro para fazer uma breve apresentação. E pesquisar imagens na internet. Tentamos evitar o copiar e colar, escrevendo as apresentações e resumos com as nossas palavras, mas... tivemos alguns pequenos "deslizes".
Decidimos criar Nosso Mapa da Leitura porque alguns alunos escolheram obras estrangeiras como O Diário de um Banana e A Hora do Espanto. Por isso busquei outras ferramentas possíveis de serem usadas pelas crianças:
- Usamos o Google Maps, com os logins criados pela professora;
- Cada aluno localizou a cidade/estado/país de origem do seu livro com um marcador;
- Inseriu o título da obra na caixa correspondente ao marcador;
- Registrou a apresentação ou resumo do livro;
- Inseriu uma imagem da capa do livro.
Confira nosso trabalho, em constante construção, pois a ideia é atualizá-lo periodicamente, acrescentando novas obras:
Marcadores:
Incentivo a leitura,
Informática Educativa,
Internet na Educação,
Tecnomídias
domingo, 19 de junho de 2016
Assemblage - O mundo em silêncio
Estamos preparando assemblages com os alunos do 5º ano, partindo do livro O mundo em silêncio da escritora Helo Bacichette.
Assemblages são trabalhos artísticos de colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original.
Termo francês que significa "montagem", é composta de madeira, papel, tecido, pedaços de brinquedos e muitas outras coisas unidas com cola ou simplesmente por encaixe, a obra é uma forma de expressão do imaginário do autor.
Para aproximar a meninada do tema, vale levar para a sala de aula imagens de obras como as apresentadas na exposição pioneira The Art of Assemblage, organizada em 1961 no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, nos Estados Unidos. E de artistas como o italiano Alberto Bruni (1915-1995), os espanhóis Antonio Tapies e Pablo Picasso (1881-1973) e os brasileiros Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), Wesley Duke Lee (1931-2010), Nuno Ramos e Leda Catunda.
PARA SABER MAIS:
http://novaescola.org.br/fundamental-1/assemblage-arte-reunir-objetos-diversos-contar-historias-639039.shtml
Para aproximar a meninada do tema, vale levar para a sala de aula imagens de obras como as apresentadas na exposição pioneira The Art of Assemblage, organizada em 1961 no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, nos Estados Unidos. E de artistas como o italiano Alberto Bruni (1915-1995), os espanhóis Antonio Tapies e Pablo Picasso (1881-1973) e os brasileiros Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), Wesley Duke Lee (1931-2010), Nuno Ramos e Leda Catunda.
A inspiração vai partir do livro O Mundo em Silêncio que nasceu de uma experiência de escrita compartilhada. A seis mãos. Atentos ao poder que a palavra exerce nas sociedades, Helô, Ignacio e Marô convidam os leitores a embarcarem numa mágica aventura para (re) encontrarem o prazer do convívio com a palavra, para troca de ideias e de afetos. Este livro é também uma nova forma de aproximação entre os povos do nosso continente. E, nas vozes de Lila, Iara e Rafael, abre caminho para um diálogo necessário, cada vez mais amigo e irmão.
PARA SABER MAIS:
http://novaescola.org.br/fundamental-1/assemblage-arte-reunir-objetos-diversos-contar-historias-639039.shtml
Marcadores:
Incentivo a leitura,
Tecnomídias
sexta-feira, 17 de junho de 2016
As emoções em Divertida Mente
A animação Divertida Mente (Inside Out) abordou cinco emoções: Alegria, Medo, Raiva, Nojo e a Tristeza. Cada uma como um personagem que vive dentro da mente humana. No caso, no cérebro da menina Riley, as emoções se revezam no comando.
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Tecnomídias
Trabalhando as emoções na escola com emoticons - Parte 1
Com a intenção de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, estou preparando algumas atividades para os alunos do 3º ano. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento.
A abreviação de “emoção” (emotion, em inglês) + “ícone” (icon, em inglês) formou a palavra “emoticon“, que nada mais é que usar caracteres para expressar emoções. Existe uma lista enorme de todas as expressões que você pode construir usando caracteres, indo desde o simples sorriso : ) até coisas complexas como esse ¯_(ツ)_/¯, que é meio auto explicativo.
Confira a lista de emoticons aqui:
http://thesuperleozaum.blogspot.com.br/2011/03/emoticons-no-teclado.html
OUTRAS IDEIAS:
Caderno de Atividades Trabalhando com as emoções
https://psicologiaacessivel.net/caderno-de-atividades-trabalhando-as-emocoes/
Emoticon: Das palavras aos caracteres e agora aos stickers
http://www.midiatismo.com.br/emoticon-das-palavras-aos-caracteres-e-agora-aos-stickers
A abreviação de “emoção” (emotion, em inglês) + “ícone” (icon, em inglês) formou a palavra “emoticon“, que nada mais é que usar caracteres para expressar emoções. Existe uma lista enorme de todas as expressões que você pode construir usando caracteres, indo desde o simples sorriso : ) até coisas complexas como esse ¯_(ツ)_/¯, que é meio auto explicativo.
Confira a lista de emoticons aqui:
http://thesuperleozaum.blogspot.com.br/2011/03/emoticons-no-teclado.html
O que podemos fazer com os emoticons na escola? Inspire-se:
OU
Caderno de Atividades Trabalhando com as emoções
https://psicologiaacessivel.net/caderno-de-atividades-trabalhando-as-emocoes/
Emoticon: Das palavras aos caracteres e agora aos stickers
http://www.midiatismo.com.br/emoticon-das-palavras-aos-caracteres-e-agora-aos-stickers
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Tecnomídias
Trabalhando as emoções na escola com emoticons - Parte 2
Depois de ler o livro Amor, Amor da Helo Bacichette e assistir o filme Divertida Mente, os alunos vão trabalhar com as emoções na Informática:
1) ENQUETE:
Para mapear o uso que as crianças fazem da internet, preparei duas perguntas:
2) RECONHECENDO EMOTICONS:
Identificar quais são os emoticons mais populares entre as crianças, desenhando-os com formas geométricas.
3) MAPA DAS EMOÇÕES:
Inspirados pelo poema ENDEREÇOS, da Helo Bacichette, e pela história de Riley, do filme DivertidaMente, os alunos vão reconhecer seus sentimentos, localizando os emoticons que criaram sobre o corpo humano:
1) ENQUETE:
Para mapear o uso que as crianças fazem da internet, preparei duas perguntas:
- Quem usa emoticons?
- Onde costuma usar?
2) RECONHECENDO EMOTICONS:
Identificar quais são os emoticons mais populares entre as crianças, desenhando-os com formas geométricas.
Inspirados pelo poema ENDEREÇOS, da Helo Bacichette, e pela história de Riley, do filme DivertidaMente, os alunos vão reconhecer seus sentimentos, localizando os emoticons que criaram sobre o corpo humano:
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Tecnomídias
segunda-feira, 13 de junho de 2016
Projeto Trânsito - Parte 1
Para começar a tratar deste tema, fiz um MAPA CONCEITUAL coletivo, usando o GoConqr:
Depois, assistimos o vídeo a seguir, para comparar o que já sabemos e o que ainda precisamos aprender:
Depois, assistimos o vídeo a seguir, para comparar o que já sabemos e o que ainda precisamos aprender:
E na sequência os alunos listaram suas dúvidas e perguntas sobre o trânsito, que irão orientar as suas pesquisas:
Continua...
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Tecnomídias,
Trânsito,
Vídeos educativos
sábado, 11 de junho de 2016
Cartazes para a Festa Junina
Inspiração para criar cartazes para a Festa Junina. Vou usar um editor de imagens para construir os cartazes com as crianças. Quem sabe até o Wordle.
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Datas comemorativas
sexta-feira, 10 de junho de 2016
HYPATIAMAT - Aplicativos para Matemática
Eles construíram um site com muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 5.º ao 9.º ano, que queremos testar em diversas escolas e condições de aprendizagem.
A maioria dos jogos também está disponível no GooglePlay, então não é necessário de cadastrar no site para jogar. Dê uma espiada:
x
x
Marcadores:
Aplicativos para educação,
Matemática,
Tecnomídias
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Atividade sobre o Meio Ambiente - Reciclando o celular
A maioria dos meus alunos possuem celular, por isso preparei esta atividade para os do 5º ano. A ideia é começar lendo e debatendo sobre o assunto:
2. Você usa celular? O que costuma fazer com ele?
3. O que seus pais pensam sobre o uso do celular por crianças?
4. Você conhece alguém que não usa celular? Por que ela não usa?
5. O que significa OBSOLETO?
6. Por que o celular pode se tornar um "vilão poluidor"?
7. Qual é a maneira correta de descartar um celular obsoleto?
ACESSE O INFOGRÁFICO:
MATEMÁTICA:
1. Digite no Google 1 TONELADA e descubra ao que ela equivale:
2. Converta as quantidades abaixo em quilos:
300 toneladas de prata; 29 toneladas de outro; 11 toneladas de paládio; 11.000 toneladas de cobre.
3. Descubra quantos celulares foram vendidos em 2015:
no Brasil:
no mundo:
4. Pesquise imagens de:
prata, ouro, paládio, cobre, lítio, cobalto
INFORMÁTICA:
Criar um infográfico sobre o descarte correto do celular.
Ícone da modernidade, o celular tem múltiplas funções no nosso dia a dia. Nele, quase tudo pode ser visto, acessado, jogado. Dá até para telefonar! No Brasil, quase todos têm um... que vai ficar obsoleto e - descartado de maneira imprópria - pode se transformar em um vilão poluidor. No infográfico a seguir, saiba como o aparelho é produzido, de onde vêm suas matérias primas e os danos que seus resíduos podem causar na nossa saúde e na natureza se forem mal reciclados ou jogados nos lixões.
1. Quais são as principais funções de um celular?
2. Você usa celular? O que costuma fazer com ele?
3. O que seus pais pensam sobre o uso do celular por crianças?
4. Você conhece alguém que não usa celular? Por que ela não usa?
5. O que significa OBSOLETO?
6. Por que o celular pode se tornar um "vilão poluidor"?
7. Qual é a maneira correta de descartar um celular obsoleto?
ACESSE O INFOGRÁFICO:
MATEMÁTICA:
Na reciclagem do celular, um tesouroDe acordo com o relatório From Waste to Resources, do programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep), 1 tonelada de celulares sem as baterias rende 3,5 quilos de prata; 340 gramas de ouro; 140 gramas de paládio; 130 quilos de cobre;
No 1,2 bilhão de celulares vendidos no mundo em 2007 foram usadas 300 toneladas de prata; 29 toneladas de outro; 11 toneladas de paládio; 11.000 toneladas de cobre.Nas baterias de lítio (20 gramas), foram usadas 4.500 toneladas de cobalto.
1. Digite no Google 1 TONELADA e descubra ao que ela equivale:
2. Converta as quantidades abaixo em quilos:
300 toneladas de prata; 29 toneladas de outro; 11 toneladas de paládio; 11.000 toneladas de cobre.
3. Descubra quantos celulares foram vendidos em 2015:
no Brasil:
no mundo:
4. Pesquise imagens de:
prata, ouro, paládio, cobre, lítio, cobalto
INFORMÁTICA:
Criar um infográfico sobre o descarte correto do celular.
Marcadores:
5º ano,
Atividades para a Escola,
Meio Ambiente,
Tecnomídias
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Atividade sobre Meio Ambiente - 1º ano
Essa atividade vai para os pequenos do 1º ano, da profª Margarete:
Vamos juntos amiguinhos
Cuidar do meio ambiente
Devemos sempre lembrar
Do planeta da gente
Vamos logo amiguinhos
O nosso planeta cuidar
Ele está dodoizinho
Só nós podemos cuidar
(melodia Samba Lelê)
Marcadores:
1º ano,
Atividades para a Escola,
Meio Ambiente,
Tecnomídias,
Vídeos educativos
Atividades sobre o Meio Ambiente - Filme Wall-E
SINOPSE: Wall-E (2008)
Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.
ALGUMAS IDEIAS:
- A responsabilidade que cada um deveria ter em relação aos resíduos que produz;
- A mania que temos de responsabilizar os outros pelo encaminhamento de nossos resíduos;
- Refletir, a partir do filme, qual a atitude mais coerente: um consumo mais responsável, ou permanecer no mesmo ritmo de consumo, encaminhando o lixo para reciclagem? (Sugestão de leitura adicional: “Três erres”);
- Quão real o filme pode ser em relação ao futuro da Terra e da humanidade;
- Os problemas do sedentarismo;
- Até que ponto as inovações tecnológicas podem ser vantajosas, e a partir de que ponto se torna um malefício; - O problema da “preguiça de pensar”;
- Como impedir que algo parecido aconteça com o nosso planeta;
- Conceito de desenvolvimento sustentável.
VAMOS JOGAR?
TORRE DE LIXO
COLORINDO WALL-E
QUEBRA-CABEÇA
TIRO À SUCATA
PINBALL DO WALL-E
PLÁSTICO BOLHA
REFERÊNCIAS:
Marcadores:
Atividades para a Escola,
Meio Ambiente,
Tecnomídias
Assinar:
Postagens (Atom)