Uma ótima dica de filme para os pequenos, que estão começando a duvidar do Papai Noel: Operação Presente.
"Como é que Papai Noel consegue
entregar todos os presentes
em uma única noite?"
Em um lugar escondido no Polo Norte, encontra-se a resposta. Em meio a chamada "operação presente", Arthur tem um missão muito especial que precisa ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal.
Além de assistir o filme com as crianças, é possível pensar em outras atividades:
1) Antes de ver o filme...
Assistir o trailler e criar um texto, usando os elementos do trailler, respondendo a pergunta: como é que o Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?
2) Criar jogos de palavras e frases a partir de cenas do filme:
5) Localizar no mapa os locais citados na história, refazendo o caminho do Papai Noel. Criar um mapa com o caminho que o Papai Noel faria até chegar na sua casa, saindo do Poló Norte:
Fiquei interessada na proposta do Bitsbox, um site onde as crianças aprendem a fazer programação para criar aplicativos reais, que funcionam em celulares e tablets. Funciona como a assinatura de uma revista, e a cada mês o assinante recebe uma surpresa com várias ideias de programas que as crianças podem aprender. A caixa disponibiliza livros de atividades com linhas de código para experimentar, cartas com linhas de código com exemplos de aplicações, tatuagens temporárias com conceitos e frases sobre a programação, algumas surpresas, entre outros produtos. Tudo isto, numa perspetiva de experimentar e utilizar depois diretamente nos dispositivos móveis.
Ela foi criada por dois ex-funcionários do Google, Scott Lininger e Aidan Chopra, que largaram seus empregos e lançaram a Bitsbox, que tem sede no Colorado, Estados Unidos. A dupla defende que saber programar não é coisa apenas de programadores, mas de todos que querem ser criativos.
“Nós não ensinamos nossos filhos a ler e escrever para que sejam escritores. Nós ensinamos essas habilidades para que eles possam ser felizes e bem-sucedidos no caminho que eles escolherem.”
Lininger
Minha ideia é criar uma caixa para os meus alunos, a partir dos programas que temos disponíveis na escola, com desafios para criar jogos e animações. Alguém interessado em cooperar? Para experimentar online, clique aqui: