"Se tenho um problema e não sei o que fazer,
eu penso, penso, penso e penso até eu resolver".
Pink Dink Doo é um desenho animado criado por Jim Jinkins e transmitido pela televisão paga, no Brasil pelo Discovery Kids (parece que a TV Cultura também transmite, mas não tenho certeza). O desenho conta a história de Pinky, uma menina de sete anos, que vive na Cidade Bem Grande, junto com seus pais (Papai Dinky Doo e Mamãe Dinky Doo) e Tyler, seu irmão de quatro anos, para quem conta as estórias inventadas e um pequeno porco da Índia, chamado Sr. Porquinho da Índia. Sempre que alguém tem um problema, Pinky ajuda a achar a solução, inventando estórias dentro de sua Caixa Cheia de Estórias.
Pink Dink Doo oferece as crianças a oportunidade de explorar os conceitos básicos do mundo da leitura, por meio de historinhas e brincadeiras interativas.
::SUGESTÕES DE ATIVIDADES::
Além de assistir os episódios gravados com os alunos, muitas atividade podem ser realizadas, algumas inspiradas no próprio desenho:
>> O jogo das palavras incríveis
As crianças deverão ver imagens e, se combinar, dizer a palavra em destaque da estória inventada.
IDÉIA: Substituir as imagens por palavras escritas em tiras de papel.
>> O que é isso?
Dentro das suas estórias, Pink usa palavras pouco comuns. Nestes momentos, o Sr. Porquinho da Índia sempre toca uma corneta antes de alguém dizer uma palavra "super hiper incrível" (como por exemplo calamidade, gigantesco, apetitoso, etc). Essas palavras são geralmente não muito comuns e Tyler sempre explica seus significados.
IDÉIAS: Antes de Tyler explicar o significado, pode-se dar um pause na história para que as crianças digam suas hipóteses sobre os possíveis significados ou pesquisar no dicionário.
Quem sabe, pode-se criar o Dicionário da Pink Dink Doo.
>> Quem disse isso?
Aparecerão três personagens da estória inventada. Eles dirão uma frase; o objetivo é adivinhar quem falou esta frase.
IDÉIA: Substituir as imagens por frases escritas em tiras de papel.
>> Onde está Pinky e Quem é você?
Aparece um grande queijo, e buracos irão aparecer. O objetivo é adivinhar o local que Pinky Dinky Doo está ou reconhecer o personagem oculto.
>> Que som é esse?
Aparecerão três rádios que tocam três diferentes sons. O objetivo é indentificar um som que apareceu na estória inventada.
IDÉIA: Os alunos podem reproduzir sons usados na história. Quem sabe até gravar os sons com o rádio em uma fita cassete (elas ainda existem).
>> O que vem primeiro
O objetivo é ordenar a seqüência de acontecimentos da estória inventada.
IDÉIA: Cada aluno poderá desenhar uma parte da história que depois deverá ser colocada em ordem.
>> Comer ou usar
Aparecem várias figuras e o objetivo é identificar se elas são de comer ou para usar.
IDÉIA: Pode-se criar outras classificações com outros grupos de imagens: brinquedos, roupas, cenários, etc...
>> Qual é o nome da minha estória?
Pinky sugere três nomes de estórias e o objetivo é escolher um que combine melhor com o que aconteceu na estória inventada e Pinky diz qual é a certa.
>> Caixa Cheia de Estórias
Construir uma Caixa para as crianças contarem as suas histórias, que poderão ser registradas no quadro, em um cartaz ou no caderno dos alunos.
>> Cantando com Pink
Os episódios são recheados de canções, que podem ser cantadas pelos alunos em aula.
IDÉIA: Criar paródias sobre situações vividas na sala de aula.
Estas são algumas atividades que podem ser realizadas. Se você tem outras sugestões, deixe-as registradas aqui nos COMENTÁRIOS.
+ DICAS: a Fátima Campilho deixou uma idéia no comentários. Copio e colo um trecho aqui:
"Minha sugestão de atividade é contar histórias que estão nos livros com o mesmo tema, isto é, o uso da palavra. Por exemplo: Mania de Explicação da Adriana Falcão."
AH! Você ficou curioso com o desenho? No You Tube podemos encontrar alguns episódios. Eu vou deixar aqui a abertura:
Se você procura jogos online com a personagem e desenho para colorir, clique aqui.
Fontes de pesquisa:
Wikipédia
Discovery Kids
NickJr
----------------------------------------------------------------------------------
OBS: Estou participando do curso Mídias na Educação e uma das tarefas era criar atividades a partir de um vídeo educativo. Tenho muitas outras sugestões, mas resolvi publicar por aqui as idéias que eu tive a partir da proposta da colega Silvana De Negri, que usou este desenho com seus alunos.
12 pessoas deixaram comentários!:
Oi Sintian,
Adorei essa dica! Comecei a fazer o curso Mídias e Educadação na seana passada, depois de muita batalha por uma vaga e agora estou correndo atrás do tempo perdido..hehehe.
Seu blog tá ainda mais fofo, adorei.
Bjus
Gládis
Que bom Gládis, poderemos trocar muitas idéias!!!!
Ainda estamos no primeiro módulo e eu estou na terceira etapa. Esse período de férias foi lento...
Eu criei uma página para publicar meus trabalhos, dá uma olhada
http://sintians.googlepages.com/
Bjaum
Adivinhe o que eu estou fazendo agora?
Acertou!?
Assistindo a um episódio de Sindy no canal 45 da Net. A palavra que acabei de ouvir é frustrada! Uma graça!
A dica é sua porque eu não conhecia o desenho.
Minha sugestão de atividade é contar histórias que estão nos livros com o mesmo tema, istoé, o uso da palavra. Por exemplo: Mania de Explicação da Adriana Falcão.
Abraços.
Fátima
Adorei sua idéia!!! Se você autorizar, vou publicar lá no Fórum do curso, pode ser? Com os devidos créditos, lógico!
E o desenho é uma graça, não? Quantas coisas passam na televisão e a gente ignora!!! Para quem trabalha com crianças pequenas, canais como o Discovery Kids são escelentes. Também gosto muito da programação do NatGeo e Eu, tem desenhos fantásticos.
Bjaum
Claro! Nem precisava pedir. É apenas uma sugestão de quem admira histórias bem contadas e entende que, sempre que possível,todo trabalho com mídia deve incluir a leitura de um livro.
Abraços.
Fátima!!! Sabe que deu uma vontade de escrever sobre a integração da leitura com as mídias!!! Mas vou ter que guardar a idéia, pois tenho que terminar as atividades do curso. Quem sabe você registra lá no Blogstórias Digitais? Eu contribuo!!!
Grande abraço
Sintian
Olá gostei muito do seu trabalho, estou fazendo um portifolio sobre este desenho.
Se puder me mandar algum material eu agradeço.
Um beijão
Ana
Olá Ana
O que eu tenho sobre o desenho está aqui no blog!
Mas deixe um email de contato para trocarmos algumas idéias, certo?
Abçs
OLá Sindy
Meu nome é Ana Paula
Estou fazendo um portifólio sobre este desenho , será que pode me mandar algum material?
Estou um poco perdida.
Beijao
Oi é Ana Paula
Esqueci de colocar o E-mail
rsrs,
E mail framppa@ig.com.br
bjs
Olá, Sindy! Há muito tempo não vejo um blog tão interessante! Nem sabia bem aonde eu comentaria, pois tantas postagens de qualidade tens! Eu também sou da área de Educação. Estou me formando em Letras. Obrigado pela linda troca de experiências e pelas dicas!
Oi Sindy tudo bem?
estou fazendo curso de Pedagogia e trabalhando c/ o Projeto Interdisciplinar, preciso muito de sua ajuda! e dicas p/ por no Portifólio sobre o desenho da Pinky
tendo um olhar pedagógico e explicar detalhadamente o que passa p/ a criança?
Desde já agradecida!