AS AULAS SERÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO EM NOSSO MUNICÍPIO EM VIRTUDE DA GRIPE A.
Há três meses atrás parecia tudo tão distante... agora estamos vivendo as cenas transmitidas pela televisão. Como medida de precaução vamos evitar aglomerações. Os jornais noticiam que "o vírus da gripe A circula livremente em Caxias do Sul" (clique para ler a notícia). Tudo ainda me parece meio assustador... ninguém sabe a real dimensão do problema.
Mas antes de nos afastarmos resolvi trabalhar com meus pequenos alunos sobre a GRIPE, não apenas o tipo A, mas quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e na região em que moramos.
Como nem todos os meus alunos estão alfabetizados, pensei em atividades simples para atingir meu objetivo: entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.
1) Leitura de imagens:
2) O que é gripe?
Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:
>> O que é gripe?
>> Gripe é a mesma coisa que resfriado?
>> Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?
>> Quais os sintomas da gripe?
Assistir ao episódio do programa De onde vem? da TV Escola, entitulado De onde vem o espirro?
Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos. Veja só:
A partir dos dois vídeos, conversar com as crianças sobre O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR QUE A GRIPE SE ESPALHE?
3) Campanha contra a gripe:
Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A). Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVINIR. Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:
1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.
3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .
4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.
4) Outras atividades:
Considerando que essas atividades foram pensadas para crianças pequenas em fase de alfabetização, encontrei alguns vídeos no YouTube que podem ajudar a ampliar o debate e explorar outros aspectos da doença.
>> O Grande Espirro
A história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados.
A partir do desenho é possível elaborar questões de interpretação fazendo inferências sobre as situações apresentadas; registrar a história através de texto coletivo; formar frases explorando a escrita espontânea; além de debater sobre as formas de transmissão da gripe.
>> Epidemia de Gripe - Chaves
Para quem gosta do Chaves (meus alunos adoram!) tem um episódio que fala sobre uma epidemia de gripe. Como ele é longo, vou deixá-lo para o final das atividades (como um bônus). O interessante é que ele mostra uma outra forma de transmissão da gripe.
5) Sugestões:
Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:
>> Educarede: Gripe suína no ambiente escolar
>> Ministério da Saúde: notícias atualizadas
>> Portal do Professor: planos de aula
>> Revista Nova Escola: planos de aula
>> UOL - Especial Gripe Suína
Mas antes de nos afastarmos resolvi trabalhar com meus pequenos alunos sobre a GRIPE, não apenas o tipo A, mas quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e na região em que moramos.
Como nem todos os meus alunos estão alfabetizados, pensei em atividades simples para atingir meu objetivo: entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.
1) Leitura de imagens:
Recortar de jornais e revistas imagens das reportagens sobre a Gripe A. Cada aluno vai escrever uma frase (escrita espontânea) e apresentar para a turma o que sua imagem representa. Durante a apresentação das frases e imagens, fazer intervenções fornecendo informações e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.
2) O que é gripe?
Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:
>> O que é gripe?
>> Gripe é a mesma coisa que resfriado?
>> Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?
>> Quais os sintomas da gripe?
Assistir ao episódio do programa De onde vem? da TV Escola, entitulado De onde vem o espirro?
Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos. Veja só:
3) Campanha contra a gripe:
Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A). Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVINIR. Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:
1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.
3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .
4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.
4) Outras atividades:
Considerando que essas atividades foram pensadas para crianças pequenas em fase de alfabetização, encontrei alguns vídeos no YouTube que podem ajudar a ampliar o debate e explorar outros aspectos da doença.
>> O Grande Espirro
A história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados.
>> Epidemia de Gripe - Chaves
Para quem gosta do Chaves (meus alunos adoram!) tem um episódio que fala sobre uma epidemia de gripe. Como ele é longo, vou deixá-lo para o final das atividades (como um bônus). O interessante é que ele mostra uma outra forma de transmissão da gripe.
5) Sugestões:
Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:
>> Educarede: Gripe suína no ambiente escolar
>> Ministério da Saúde: notícias atualizadas
>> Portal do Professor: planos de aula
>> Revista Nova Escola: planos de aula
>> UOL - Especial Gripe Suína
3 pessoas deixaram comentários!:
Muito bom!
Estou em recesso escolar, mas o trabalho pedagogico não para.
Qdo voltar as aulas, a Gripe A, será um tema que desenvolverei nas aulas de Informática Educativa.
Vou aproveitar suas dicas.
Obrigado!
Olá Rosana
Que bom que as dicas serão úteis! Trabalhei com meus pequenos antes do recesso e espero que eles estejam se cuidando!
Bjks
Sintian
olá adorei. agora sei como vou explicar aos meus alunos sobre a gripe A.
as dicas sao ótimas.
bjssss