quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lembracinha para o Dia dos Pais

Provavelmente não comemorarei o Dia dos Pais com meus pequenos alunos este ano (por causa da Gripe A), mas inspirada por este mimo do ScrapBlog tive uma ideia!!! Adaptei um marcador de página feito de papel e o confeccionei com EVA - mais fácil de trabalhar com as crianças.

Depois é só usar a imaginação:

>> As crianças podem pintar as letras ou decorar utilizando outras técnicas - colando purpurina (brilhocola) e pequenos objetos do seu interesse.

>> Na área em "branco" pode-se escrever uma mensagem ou fazer um desenho - se usar EVA como base dê preferência as canetas permanentes para escrever.

>> Para dar um toque especial, pode-se usar fitinhas mimosas, retalhinhos de tecido ou ráfia na ponta.

PS: Eu usei um retalho de EVA que imita cortiça, mas as crianças podem escolher a cor preferida do papai!

Clique na imagem para ampliar.

Para ver a ideia original, clique aqui.

Garimpando meus arquivos no Google Reader, encontrei alguns links interessantes que compartilho aqui:

>> Baú de Ideias da Ivanise
Não podia faltar né!!! Sempre cheinho de ideias geniais!

>> Cartões e lembrancinhas do Cantinho Alternativo

>> Pra Gente Miúda
Como sempre, a Mari disponibilizou centenas de coisas fofas...

>> Amor em Ensinar

>> Aprender
Tem musiquinhas, mensagens, poemas,...

>> Painel Criativo

>> Espaço da Criança

>> Educar já
Adorei essa ideia...
>> Bala de Goma

E se quiser ver mais dicas nos blogs que eu acompanho pelo Google Reader, clique aqui.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Combate à Pedofilia na Internet

"Vamos alertar pais e filhos que no mundo virtual a pedofilia é real!"

Sou uma grande entusiasta do uso da internet na educação e acredito que ela seja um rico recurso para promover a aprendizagem, mas também sei dos perigos que ela oferece. Como costumo publicar por aqui sugestões de atividades que envolvam o uso de recursos digitais, acho adequado também falar um pouco sobre a segurança dos nossos jovens alunos.

Muitas vezes, na escola, nos preocupamos em ensinar como se usa o computador para fins pedagógicos, mas também temos a obrigação de conversar e alertar os alunos sobre os perigos da internet. Quando trabalho com adolescentes na informática não costumo proibir, mas conversar (MUITO) sobre a postura que devemos ter, o que devemos evitar e quais as conseqüências dos nossos atos (no mundo virtual ou não).

O programa CQC da Band, apresentou algumas matérias que eu acredito serem de grande utilidade pública, especialmente para os pais e professores. Elas mostram como, de fato, a pedofilia é real e está ao alcance de um clique.

No dia 13 de julho, o CQC apresentou uma matéria sobre Pedofilia na Internet mostrando como jovens e crianças são vulneráveis ao assédio de pessoas mau intensionadas (veja aqui o vídeo).

Nesta segunda, dia 27 de julho, foi apresentada uma nova matéria, desmistificando alguns fatos e mostrando que tanto meninos quanto meninas correm os mesmos riscos. Gostei muito das palavras do Marcelo Tas que tratou com seriedade este tema que tanto preocupa os adultos responsáveis por jovens que navegam livremente, fazendo um alerta para o risco da pedofilia na internet. Vale a pena assistir (especialmente o final) e ver até onde as coisas podem chegar:

Se quiser assistir o começo da matéria, clique aqui: parte 1

Para saber mais sobre o assunto, indico aos pais, professores e interessados, alguns sites que tratam sobre o assunto:

>> Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

>> SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

>> Cartilha: Navegar co segurança

Uma dica valiosa para proteger nossas crianças:

"Aprenda mais sobre a Internet. Peça para a criança ensinar a você o que sabe e navegue de vez em quando."

domingo, 26 de julho de 2009

Projeto Brinquedos e Brincadeiras - 3

Seguindo a dica da Elis no Sobre Educação, descobri o Glogster, uma ferramenta multimídia que possibilita a criação de posters virtuais, integrando texto, imagem, vídeo e som de uma forma bem simples. O que achei interessante foi a área específica para a educação (Glogster Edu) que pode servir como uma plataforma de EAD para jovens (vou explorar mais essa possibilidade).

Resolvi fazer um teste com um tema que estou trabalhando com as crianças: brincadeiras. Gostei do resultado, mas ainda não descobri todas as possibilidades que o Glogster oferece. Então, vou continuar explorando!

Veja o resultado da minha primeira aventura:



*O vídeo roda dentro do poster, é só clicar nele >>

Atividades com Glogster


Como eu disse no post acima, o Glogster é uma ferramenta multimídia que possibilita a criação de posters virtuais, integrando texto, imagem, vídeo e som de uma forma bem simples. Tão simples que os alunos podem fazer seus próprios trabalhos.

Pensei em algumas possibilidades:

1) REGISTRO DE UM PROJETO:

Os posters podem servir para o registro das DESCOBERTAS feitas durante a execução de um projeto. Os alunos podem registrar a síntese de uma pesquisa, incluindo links, imagens e vídeos sobre o assunto. No final do projeto todos os posters podem ser linkados - mais simples do que criar uma página HTML ou um blog.

2) CONCLUSÃO DE UM PROJETO:

Um poster pode ser feito no final de um projeto para registrar as principais ideias, incluindo os recursos multimídias para ilustrar as aprendizagens.

3) BIOGRAFIAS:


Podem ser feitos posters com a biografia de personagens famosos da nossa história ou de personalidades marcantes dos nossos dias. As estrelas também podem ser os próprios alunos, montando um poster com suas preferências (musicais, gastronômicas, ...)

4) TEMAS ESPECÍFICOS:

Os alunos podem construir posters a partir de temas e conteúdos específicos: meio ambiente, fauna, flora, solo, água, etc. O material produzido pode ser publicado no blog/site da escola ou do projeto em andamento e depois compartilhado com todos. Como é possível inserir vídeos produzidos pelos alunos, podem ser feitas apresentações "virtuais" com explicações orais.

5) WIKIS:

No site do Glogster Edu há vários links para wikis feitas por alunos sobre diversos temas, incluindo os posters criados no site. Vale a pena visitar (clique aqui).

sábado, 18 de julho de 2009

Atividades sobre a Gripe A

AS AULAS SERÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO EM NOSSO MUNICÍPIO EM VIRTUDE DA GRIPE A.

três meses atrás parecia tudo tão distante... agora estamos vivendo as cenas transmitidas pela televisão. Como medida de precaução vamos evitar aglomerações. Os jornais noticiam que "o vírus da gripe A circula livremente em Caxias do Sul" (clique para ler a notícia). Tudo ainda me parece meio assustador... ninguém sabe a real dimensão do problema.

Mas antes de nos afastarmos resolvi trabalhar com meus pequenos alunos sobre a GRIPE, não apenas o tipo A, mas quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e na região em que moramos.

Como nem todos os meus alunos estão alfabetizados, pensei em atividades simples para atingir meu objetivo: entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.

1) Leitura de imagens:
Recortar de jornais e revistas imagens das reportagens sobre a Gripe A. Cada aluno vai escrever uma frase (escrita espontânea) e apresentar para a turma o que sua imagem representa. Durante a apresentação das frases e imagens, fazer intervenções fornecendo informações e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.

2) O que é gripe?

Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:

>> O que é gripe?
>> Gripe é a mesma coisa que resfriado?
>> Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?
>> Quais os sintomas da gripe?

Assistir ao episódio do programa De onde vem? da TV Escola, entitulado De onde vem o espirro?



Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos. Veja só:



A partir dos dois vídeos, conversar com as crianças sobre O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR QUE A GRIPE SE ESPALHE?

3) Campanha contra a gripe:

Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A). Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVINIR. Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:

1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.
3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .
4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.

4) Outras atividades:

Considerando que essas atividades foram pensadas para crianças pequenas em fase de alfabetização, encontrei alguns vídeos no YouTube que podem ajudar a ampliar o debate e explorar outros aspectos da doença.

>> O Grande Espirro

A história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados.



A partir do desenho é possível elaborar questões de interpretação fazendo inferências sobre as situações apresentadas; registrar a história através de texto coletivo; formar frases explorando a escrita espontânea; além de debater sobre as formas de transmissão da gripe.

>> Epidemia de Gripe - Chaves

Para quem gosta do Chaves (meus alunos adoram!) tem um episódio que fala sobre uma epidemia de gripe. Como ele é longo, vou deixá-lo para o final das atividades (como um bônus). O interessante é que ele mostra uma outra forma de transmissão da gripe.



5) Sugestões:

Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:

>> Educarede: Gripe suína no ambiente escolar

>> Ministério da Saúde: notícias atualizadas

>> Portal do Professor: planos de aula

>> Revista Nova Escola: planos de aula

>> UOL - Especial Gripe Suína


Atividades sobre a Gripe A

A Direção Geral da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal (http://www.dgs.pt/) publicou uma série de cartazes e panfletos muito úteis no seu blog sobre a Gripe (clique aqui para conhecer). No link Gripe A(H1N1), em Informações para o público, há recomendações, folhetos e cartazes esclarecendo nossas dúvidas sobre a gripe.

Destaco o informativo INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO. É um completo material com tudo que as escolas devem saber sobre o vírus A(H1N1).



Para visualizar o material completo, clique aqui.

Jogo da memória da Gripe A

Aproveitando o material disponibilizado pela Direção Geral da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal (http://www.dgs.pt/), criei duas versões para um jogo de memória sobre COMO EVITAR A GRIPE. Clique sobre a imagem para visualizá-la em um tamanho maior:



Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jogos matemáticos online

Acabei de conhecer o Neopets, site infantil com muitos jogos super divertidos! A garotada vai adorar e ainda aprender um pouco.

Hoje experimentei o Pesadelo de Matemática - calma, parece assustador, mas o jogo é uma gracinha! O objetivo é resolver os cálculos matemáticos para não acordar Imiya. Ele exige muita atenção e habilidades matemáticas, pois o tempo passa rápido. É possível escolher entre cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, ou todos juntos, e ainda o nível de dificuldade.

Não perca tempo! Conheça o jogo e vá se divertir com seus alunos.

Compartilhe