domingo, 27 de junho de 2010

Torcendo para o Brasil

Aproveitando o clima da Copa do Mundo criei uma bandeira personalizada com o meu nome para torcer pela nossa seleção durante os jogos.

Que tal criar uma com seus alunos também? Vai ser uma atividade bem divertida para fazer na escola!

1) Você pode criar ela online aqui (http://www.rappbrasil.com.br/bandeira/).
[foi o que eu fiz]

2) Ou pode improvisar criando a bandeira em um editor de imagem (como o Paint ou o Tux), explorando os diferentes tons das cores.

3) Mas também dá para criar a bandeira no papel, utilizando diferentes recursos: lápis de cor, giz de cera, canetinha, etc...
[é o que vou fazer com meus alunos :>]


Depois me conte como ficou o resultado desse trabalho com os seus alunos. E se quiser outras ideias para trabalhar com a Copa do Mundo, visite as outras postagens aqui no Bloguinfo.

OBS: Esse post nasceu da dica original que veio do Arquivinho, conheça ele aqui.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Futebol de Bichos

Como meus alunos do 1º ano ainda não entenderam bem a Copa do Mundo estamos trabalhando a partir das dúvidas e certezas deles. Um dos principais interesses das crianças é FUTEBOL. Nós já desenhamos um campo de futebol, jogamos na aula de Educação Física, escrevemos sobre as suas regras e brincamos com futebol de botão.

Para complementar o trabalho trabalhamos com o livro FUTEBOL DE BICHOS, do escritor Rodnei Badra. Clique aqui para conhecer o livro.


Depois da leitura nós exploramos os personagens. Além de imitar cada um deles e dramatizar a história com os fantoches da profe Lilian, nós fizemos atividades com o nome dos animais enfatizando a letra inicial e o número de letras. Para fazer download da atividade, clique aqui.

Com os desenhos dos animais que pintamos na atividade anterior nós brincamos de classificar as imagens e montar os times do leão e do elefante. Cada aluno organizou seus times e montou seu campo.

Essa seleção de ferinhas é campeã!!!

Veja outras ideias para trabalhar com seus alunos aqui:

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/atividades-para-copa-do-mundo-2010.html

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/copa-do-mundo-2010-campeonato-de.html

Copa do Mundo 2010 - Campeonato de Pênaltis

Para trabalhar com a contagem organizamos um Campeonato de Pênaltis. Primeiro organizamos um cartaz com nossos nomes.

Depois fomos até o pátio para jogar. Cada aluno experimentou todas as funções: jogador, goleiro, juiz, torcida, responsável pelo placar. Depois de chutar no gol, cada um deveria registrar no cartaz/placar o resultado.



Na sala de aula fizemos o registro do resultado final. Cada um anotou o número de gols feito. Fizemos grupos a partir do número de gols: 1, 2, 3,... Anotamos o nome dos colegas ao lado do número de gols correspondente.


Amanhã o campeonato continua. Jogaremos com nossos amigos da turma 12 e do pré. Quem será o campeão?

ESSA SELEÇÃO É CAMPEÃ!!!


Veja outras ideias para trabalhar com seus alunos aqui:

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/atividades-para-copa-do-mundo-2010.html

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/copa-do-mundo-2010-futebol-de-bichos.html

domingo, 20 de junho de 2010

Atividades para a Copa do Mundo 2010


A Copa do Mundo de Futebol já começou e as escolas estão a mil realizando atividades com as crianças. Com meus pequenos alunos do primeiro ano estou trabalhando noções básicas como o que é futebol, o que é uma copa, quem joga na copa, etc.

Começamos a semana confeccionando um CAMPO DE FUTEBOL. Observamos a quadra da escola e algumas imagens de jornal e revistas de campos de futebol. Conversamos sobre o que tem em um campo: linhas, goleira, marca do penalti, etc. Depois, cada um desenhou seu campo em uma folha de desenho e colou dentro da tampa de uma caixa de camisa (que usamos para guardar nosso material dentro do armário da escola). Em duplas, as crianças jogaram futebol nos seus 'campinhos', utilizando o material que escolheram: os dedos viraram jogadores; botões, bolinhas de gude, pecinhas de jogo viraram bola; foi pura diversão.


Depois a turminha elaborou um TEXTO COLETIVO com as REGRAS DO FUTEBOL. Eu fui a escriba e registrei as ideias em uma matriz. Levei um mimeográfo* para a sala de aula e distribui uma cópia para cada aluno. Fizemos a leitura coletiva e algumas atividades com as palavras-chave: FUTEBOL e BOLA.

* O mimeógrafo pode parecer uma tecnologia ultrapassada, mas nós sabemos o quanto ele ainda é utilizado nas escolas. Além disso, é uma ferramenta muito útil, prática e barata para reproduzirmos material em sala de aula. E uma forma rápida de redimensionar o texto escrito em aula: meus alunos ficaram encantados de receber, imediatamente, o texto que havíamos produzido.

Nós também jogamos FUTEBOL DE BOTÃO. Foi muito divertido tentar colocar em prática as regras que havíamos elaborado anteriormente.


Depois disso iniciamos um trabalho com o livro FUTEBOL DE BICHOS. Conheça a história aqui. Para ver as atividades aqui no blog, clique aqui.

E aproveito para compartilhar outras ideias agrupadas pelo Google Reader. Clique aqui para visualizar todas ou veja algumas abaixo:



Compartilhe