sábado, 22 de janeiro de 2011

Atividades de escrita

No Cantinho Alternativo da Greice eu conheci esse site (Twisty Noodle) para criar atividades com palavras pontilhadas, ótimo para trabalhar com as crianças na fase inicial da alfabetização, quando estão descobrindo as letras.

Além de criar atividades com as palavras dá para fazer atividades diferentes para decorar as imagens. Por exemplo: pintar com a casca da fruta (ex: casca da uva); fazer bolinhas de papel crepom para cobrir o abacaxi; papel rasgadinho na maçã; etc.

Há diversos temas no site: animais, pessoas, escola, datas comemorativas, etc. E é possível escrever frases com até 30 caracteres. Veja o resultado:

No blog da Greice há um tutorial para aprender a usar o site. Clique aqui para conferir.

Para acessar o site Twisty Noodle
e começar a criar suas atividades, clique aqui.

Criar calendário 2011

Adorei a ideia da Ivanise no Baú de Informática e já fui criar meus calendários para 2011. Dá para criar o calendário da turma e imprimir numa folha A3 para deixar exposto na sala de aula durante todo o ano ou criar calendários individuais para presentear cada aluno - ou até fazer com eles no laboratório de informática da escola.

No site Foto Molduras (http://www.fotomolduras.com/molduras_Calendarios-2011.htm) é possível escolher entre diversas molduras e inserir uma foto para personalisar o calendário.

Esse eu vou dar de presente para minha turminha do ano passado, super fã do Patati Patata:

E vou criar outros para presentear as crianças do 1º ano na primeira semana de aula:


domingo, 9 de janeiro de 2011

Volta às aulas 2011

Estou separando algumas ideias para voltarmos as aulas em 2011 com toda a alegria e alto-astral!
Veja aqui algumas sugestões:




O caminho da escola - noção de espaço


Uma boa ideia para trabalhar com as crianças a noção do espaço é O caminho da escola. E esse ônibus feito com caixa de ovo é um ótimo ponto de partida. Cada aluno pode fazer o seu ou a turminha pode trabalhar em pequenos grupos.

Depois de pintar a caixa e fazer o detalhes das janelas e rodas, as crianças podem desenhar os colegas que elas gostariam de levar no seu ônibus. Ou ainda colar a fotografia dos companheiros. Depois dá para registrar o nome dos colegas e desenhar o caminho que o ônibus pode fazer para chegar a casa de cada um.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1607/imagens/caminho_casa_escola.jpg



Atividade com o nome

Adoro fazer trabalhos manuais com as crianças. E amei essa ideia que encontrei no Scribbit. Excelente para fazer durante os primeiros dias de aula, quando estamos trabalhando com o nome dos alunos. Além de trabalhar as noções de letramento estimulamos a motricidade fina.

Separe algumas contas coloridas e outras com letrinhas. Cada aluno pode montar o seu nome enfeitando como quiser. Depois dá para criar várias atividades: contar o número de letras do nome do colega, com que letra começa, misturar todos os broches e entregar para os colegas, etc.

Dá até para montar o cartaz da turma a partir dessa atividade, colocando os nomes em ordem alfabética antes de registrar.

Se você tiver mais alguma sugestão, deixe registrada aqui nos comentários que eu acrescento a esse post!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Atividades sobre a mochila escolar

Eu acho muito importante trabalhar sobre a mochila com as crianças. Procuro abordar esse assunto ainda na primeira semana de aula.

É possível criar diversas atividades para todas as idades. Com os pequenos é legal criar listas:

O QUE TEM DENTRO DA MOCHILA?

Imagens em http://homeschooling.about.com/od/holidays/ss/schoolprint_7.htm

A partir da lista é possível explorar a letra inicial das palavras, o número de letras, a ordem alfabética, etc...
Veja algumas sugestões no Picasa:


Outras sugestões:

1º) Pesar as mochilas
2º) Criar um ranking com os resultados
3º) Construir gráficos com os resultados: mochilas mais pesadas, diferenças entre meninos e meninas, etc.
4º) Analisar o que as crianças costumam levar na mochila e verificar o peso dos principais materiais (livros, cadernos, estojos,...)
5º) Calcular o peso que cada aluno pode carregar na sua mochila (10% do seu peso)

Para saber mais:



Porta lápis para a volta às aulas

Seguindo a Mari do Pra Gente Miúda encontrei essa ideia super original para guardar os lápis da criançada. Veja que graça e bem fácil de fazer com os pequenos:




Confira o passo a passo no site original aqui: http://crafts.preschoolrock.com/index.php/crafts/back-to-school-pencil-box-preschool-craft

E veja essas outras ideias:


Compartilhe