quinta-feira, 1 de março de 2012

ATIVIDADES COM O ALFABETO NA PAREDE

ATIVIDADES COM O ALFABETO NA PAREDE
Nós sabemos o quanto o alfabeto é importante nas nossas classes de alfabetização. A Revista Nova Escola diz que ele pode ser um suporte para as dúvidas das crianças quanto a grafia das letras.

#DICA 1Deixe as letras do alfabeto no campo de visão dos alunos, por exemplo, sobre o quadro da sala de aula. Há muitos modelos por aí, mas os mais indicados para o início da alfabetização são aqueles com letra de imprensa maiúscula.




#DICA 2
Além de memorizar a sequência das letras e conseguir identificá-las isoladamente, é fundamental usar o cartaz com o alfabeto em atividades de escrita, onde a criança tenha que recorrer a esse suporte. Por exemplo:

Profe, qual é o G?
Vamos recitar o alfabeto (olhando para a faixa) até chegar nele?

#DICA 3
Realizar atividades em que a utilidade da ordem das letras fique clara, como a agenda telefônica ou o uso do dicionário. Uma experiência interessante é visitar uma farmácia (próxima à escola) para observar como os remédios são organizados.



#DICA 4
Trocar os cartazes com as letras do alfabeto diversas vezes no ano, dependendo da sua proposta de trabalho e do nível da turminha. E eu sempre faço isso junto das crianças que acabam ganhando uma faixa em miniatura para levar para casa e pendurar onde quiserem.

1) ALFABETO MAIÚSCULO DE IMPRENSA: Com os menores, eu começo com a letra de imprensa maiúscula (conhecida como ‘bastão’).



2) ALFABETO MAIÚSCULO E MINÚSCULO DE IMPRENSA: eu adoro construir, coletivamente, cartazes com letras recortadas de jornais e revistas, assim os alunos já percebem que elas têm uma função social.



3) ALFABETO COM ILUSTRAÇÕES: Depois que as crianças já identificam as letras eu as associo a imagens, sem esquecer as diferentes grafias das letras.




4) ALFABETO MANUSCRITO: Cartazes apresentando os 4 tipos de letra maiúsculas e minúsculas, de imprensa e cursiva, com OU sem ilustração.



Eu não sigo essa ordem. Tudo depende de cada turma, do nível que as crianças se encontram e das intervenções necessárias para que eles possam avançar nas suas hipóteses.

# INSPIRAÇÃO para essa postagem
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/ele-nao-pode-faltar-427752.shtml?page=2

#MAIS IDEIAS no blog da Mari:
http://www.pragentemiuda.org/2011/01/volta-as-aulas-alfabetos.html

# Imagens retiradas de http://www.google.com.br


Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Guilherme da Luz disse...

Olá Sintian,

Parabéns pelo conteúdo do blog. Temos uma amiga em comum, a Marli do blogosfera da Marli e por isso cheguei até você. Excelentes dicas você está dando para a educação infantil. Tenho dois sites voltados a educacao: faculdade.net e educacao.co, vamos trocar links e divlguar os nossos trabalhos?

Um abraço,


Guilherme
www.faculdade.net
www.educacao.co

Unknown disse...

Olá!! Adorei teu blog, já estou seguindo vc..
abs, Indi