sábado, 24 de novembro de 2007

HIPERTEXTUS - Revista Digital

A Hipertextus é uma revista digital, com dezena de artigos e ensaios científicos escritos por vários pesquisadores do Brasil que têm focado suas investigações para os temas hipertexto e as novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à aprendizagem.

Foram reunidas na 1ª edição interessantes reflexões teóricas, bem como ricos relatos de experiências realizadas por professores em salas de aula presencial e/ou à distância, os quais utilizaram as tecnologias digitais como suporte para suas práticas pedagógicas.

Veja a seguir o conteúdo da revista:

• Aline Guedes, Dayse dos Santos e Nadiana Lima
Hipertexto em sala de aula: um caminho para a interdisciplinaridade?

• André Padilha
Edubuntu: um linux voltado à educação digital

• Aguinaldo Gomes de Souza e Eduardo Monteiro de Carvalho
Uma Noção de suporte

• Alexandre Maia
A Festa romance hipertextual

• Antônio Carlos Xavier
As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI

• Bárbara Santos Ornellas
A internet e a formação de professores na Educação Física: as ciber influências no mundo acadêmico

• Benedito Bezerra
Gêneros introdutórios mediados pela web: o caso da homepage

• Boni Guimarães Costa e Andréa Karla Ferreira Nunes
Educação a distância em Cristinápolis: a aprendizagem no pré-vestibular

• Camila Santana
Redes sociais na internet: potencializando interações sociais

• Eduardo Loureiro Jr.
Videoformação e ead: a avaliação como um hipertexto

• Emanuel do Rosário Santos Nonato
Hiperleitura e educação

• Ermelinda Maria Araújo Ferreira
Motivos medievais em molduras hipertextuais

• Flávia Brocchetto Ramos
Educação à distância: o (entre)lugar do professor no processo educativo

• José Carlos Leandro
A leitura hipertextual na bíblia

• Luciano Lima
O hipertexto literário na internet: apenas o poema em tela ou uma nova arte verbal cibernética?

• Madson Gois

Do folheto de cordel para o cordel virtual: interfaces hipertextuais da cultura popular

• Nelly Carvalho
A revolução tecnológica na linguagem: do ensino à publicidade

• Núbia Poliane Cardoso Teixeira e Alberto Einstein Pereira de Araujo
Informática e educação: uma reflexão sobre novas metodologias

• Silvana Arend & Flávia Brocchetto Ramos
Leitura de narrativa literária virtual pela criança

• Taciana de Lima Burgos
Internet, hipertexto e aprendizagem: a leitura e navegação no sítio virtual.

• Valéria Maria Cavalcanti Tavares
O ensino de leitura do hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades e instrucionais em inglês e português em escolas de fortaleza

• Valéria Pinto Freire & Ronaldo Nunes Linhares
Conhecimento, Cultura e Sociedade: Enquanto Sustentação na Construção Coletiva do Conhecimento


Fonte:
http://www.ufpe.br/nehte/revista/SITE/volumes.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: