A professora Claudia Rodrigues comprovou que o uso de blogs melhorou o desempenho dos alunos nas aulas de redação, em sua pesquisa de mestrado. A notícia está no Jornal da Unicamp . Destaco aqui alguns trechos:
“As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais.”
"No blog os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno.”
"Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo."
“Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta.”
Para ler a notícia na integra, clique aqui.
Para ouvir uma entrevista com a autora da pesquisa, Claudia Rodrigues, a rádio CBN, clique aqui.
E para ler uma entrevista com ela, a Agência FAPESP, feita por Thiago Romero, clique aqui.
0 pessoas deixaram comentários!: