segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Auto-correção de textos

A auto-correção é uma atividade valiosa para crianças que estão consolidando o processo de alfabetização, pois assim se tornam capazes de refletir sobre suas hipóteses de escrita. Para ela funcionar (vejo na minha prática) é necessário oportunizar que os alunos releiam seus textos e recebam a orientação do professor, que vai fazer as intervenções necessárias para que as crianças revejam suas hipóteses.

Algumas estratégias que costumo utilizar:


1) Reler o texto e reescrever as palavras ou trechos assinalados a lápis;

2) Uso do dicionário para encontrar a escrita correta das palavras;

3) Buscar a escrita correta em listagem de palavras em cartazes espalhados pela sala de aula;

4) Assinalar e numerar as palavras no texto para que os alunos busquem a grafia correta numa listagem numerada feita pela professora (normalmente em forma de cartaz);

5) Jogos com as palavras que as crianças tem mais dificuldade em escrever;

6) Leitura oral - para a professora individualmente ou para a turma, a fim de perceber as dificuldades com a concordância;

7) Auto-correção coletiva utilizando o retro-projetor ou o episcópio, excelente recurso para trabalhar com a pontuação e reescrever o texto;

8) Em duplas, tentar corrigir o texto do colega.


Se quiser ver um exemplo detalhado, visite a AULA 6, clicando aqui.

Se você utiliza outras estratégias com as crianças, registre aqui nos comentários que eu adiciono a esta lista!


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: