A auto-correção é uma atividade valiosa para crianças que estão consolidando o processo de alfabetização, pois assim se tornam capazes de refletir sobre suas hipóteses de escrita. Para ela funcionar (vejo na minha prática) é necessário oportunizar que os alunos releiam seus textos e recebam a orientação do professor, que vai fazer as intervenções necessárias para que as crianças revejam suas hipóteses.
Algumas estratégias que costumo utilizar:
1) Reler o texto e reescrever as palavras ou trechos assinalados a lápis;
1) Reler o texto e reescrever as palavras ou trechos assinalados a lápis;
2) Uso do dicionário para encontrar a escrita correta das palavras;
3) Buscar a escrita correta em listagem de palavras em cartazes espalhados pela sala de aula;
4) Assinalar e numerar as palavras no texto para que os alunos busquem a grafia correta numa listagem numerada feita pela professora (normalmente em forma de cartaz);
5) Jogos com as palavras que as crianças tem mais dificuldade em escrever;
6) Leitura oral - para a professora individualmente ou para a turma, a fim de perceber as dificuldades com a concordância;
7) Auto-correção coletiva utilizando o retro-projetor ou o episcópio, excelente recurso para trabalhar com a pontuação e reescrever o texto;
8) Em duplas, tentar corrigir o texto do colega.
Se quiser ver um exemplo detalhado, visite a AULA 6, clicando aqui.
Se você utiliza outras estratégias com as crianças, registre aqui nos comentários que eu adiciono a esta lista!
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